sábado, 4 de julho de 2009

PENTECOSTES



"de repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (At 2,2-4)
O Pentecostes acontece cinquenta dias após a Páscoa. No antigo testamento, vemos que este, foi uma alegre festa rural de oferta a Javé dos primeiros frutos da colheita; posteriormente tornou-se uma jubilosa festa em memória da aliança de Deus com seu povo libertado da escravidão do Egito. No novo testamento, o Pentecostes esta relatado no livro dos Atos dos Apóstolos (2,1-13):Como era de costume, os discípulos juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos, para a celebração do Pentecostes; de repente ouviu-se um ruído, "como se soprasse um vento impetuoso". "Línguas de fogo" pousaram sobre eles e todos ficaram repletos do Espírito Santo..., (o "vento impetuoso", simboliza a força trnsformadora do Espírito, "linguas de fogo", é o anúncio da palavra de Deus e símbolo do Espírito Santo, amor que aquece os corações e luz que ilumina as mentes).
Sua presença santifica e transforma as pessoas, realizando nossa comunhão com a Trindade e entre nós. Ele age, fazendo-nos sentir o sabor das verdades da Fé (dom da Sabedoria); inspira-nos o discernimento espiritual e moral (dom da Inteligência); ilumina nossas mentes (dom da Ciência); vem em socorro de nossa fraqueza humana (dom da Fortaleza); orienta-nos em nossas decisões (dom do Conselho); conduz-nos à experiência de Deus como Pai (dom da Piedade); desperta-nos para a submissão filial com Deus (dom do Temor).
Ele foi enviado pelo Cristo como Paráclito (Defensor) para completar sua obra, para ser a memória dos seus ensinamentos.
O Espírito Santo suscita o otimismo em oposição a todo tipo de derrotismo e fatalismo. Ele está fora de nosso alcance, ninguém o pode trancar, é como um vento. É o que Jesus dizia a Nicodemos: "tu ouves o vento, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai".
O Espírito, assim como o vento, não sopra unicamente na igreja de Cristo, mas também nos corações de todas as pessoas de boa vontade que procuram a verdade. Não seja Ele o grande desconhecido ou esquecido de nossas vidas. Sem Ele somos frágeis. Dele precisamos. Vamos invocá-lo todos os dias.

PAZ E BEM!