sábado, 3 de dezembro de 2011

REFLEXÕES - "Juventude e justiça sócio-ambiental - Quanto vale esse progre$$o?"(3)

Hoje é sábado! Geralmente o blog frei Leão não publica nada nos fins de semana, mas nesse abriremos uma exceção, tendo em vista as discussões e reflexões que estamos desenvolvendo nos últimos dias por ocasião da 2ª Jornada Nacional Franciscana pelo Direito Humanos, tendo como tema "Juventude e justiça sócio-ambiental - Quanto vale esse progre$$o?"
Neste sábado nos reteremos a alguns dados levantados em torno da destruição da floresta Amazônica, seguida de um vídeo que tem como trilha sonora a musica "Amazônia" de Roberto Carlos.
Boa reflexão e bom fim de semana!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação e DHJUPIC

AS 7 PRAGAS DA AMAZÔNIA


1 FOGO
As queimadas causam perdas de 121 milhões de dólares por ano. Considerada a emissão de carbono, os prejuízos chegam a 5 bilhões de dólares.

2 MADEIREIRAS
Há mais de 3 000 empresas cortando árvores. Para cada unidade retirada, os madeireiros danificam pelo menos outras quinze árvores.

3 ESTRADAS
Mais de 80% das queimadas acontecem perto das rodovias. A colonização se dá ao longo de 100 000 quilômetros de estradas clandestinas.

4 GARIMPOS
Além de poluírem os rios e devastarem reservas ambientais, os garimpeiros foram responsáveis pela chegada da aids às aldeias indígenas.

5 PASTAGENS
A soja avança sobre pastos antigos e capitaliza pecuaristas, que abrem novas áreas na mata. Cerca de 12% da Amazônia já virou pasto.

6 CORRUPÇÃO
Só a Operação Curupira, realizada em junho, prendeu 47 funcionários do Ibama envolvidos na exploração ilegal da floresta.

7 BUROCRACIA
De 539 milhões de reais em multas aplicadas em 2004, só 63 milhões de reais foram pagos e apenas 3 milhões de reais ficaram com o Ibama.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Humanismo: Imanência e Transcendência na visão Franciscana


Este blog tem a imensa alegria de publicar logo abaixo, o resumo do Trabalho de Conclusão de Curso de nosso grande amigo, frei João Antonio Bizerra, OFM, apresentada ao Instituto Agostiniano de Filosofia (IAF) de Franca no último dia 30 de novembro de 2011. Confira!


BIZERRA, João Antonio Veiga. Humanismo: Imanência e Transcendência na visão Franciscana. 2011. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Instituto Agostiniano de Filosofia.

Nosso Trabalho de Conclusão de Curso cujo tema é:  "Humanismo: Imanência e Transcendência na visão Franciscana", tem como objetivo analisar o ser humano, sob a perspectiva das dimensões Imanência e Transcendência, sendo estas  aplicadas à figura de São Francisco de Assis. Podemos encontrar no Santo de Assis, o modelo de integração perfeita e harmônica do homem. Inicialmente definimos o termo Humanismo e analisamos seu desdobramento em alguns períodos Históricos: Renascença, Modernidade, iluminismo e Contemporaneidade.

                     No segundo capítulo apresentamos o ser humano e suas várias dimensões: ser pluriversal e multidimensional. Ser pluriversal é o lugar do homem no espaço do Ser, que ao interpretar-se a si mesmo, irradia seus questionamentos à todas suas dimensões: metafísico, ético, social, natural, lógico, estético e fundamental; Ser multidimensional pois o homem é composto por muitas dimensões: somática, psíquica, racional, individual, social, econômica, política, sapiencial, erótica, estética, histórica, técnica, ética.
Conceituamos Imanência e Transcendência que significam respectivamente: “qualidade daquilo que está permanentemente presente em um ser”, “é a propriedade que tem um objeto de ultrapassar as fronteiras da própria classe ou do próprio âmbito”; e investigamos o modo como Leonardo Boff, em sua obra A águia e a galinha: Uma metáfora da condição humana, examinou no homem estas dimensões.
Por fim, encontramos o Humanismo Franciscano e seu “fundador” Francisco de Assis, percorrendo momentos fortes e marcantes de sua vida em busca da presença destas dimensões; e indagamos o pensamento de alguns filósofos Franciscanos: São Boaventura de Bagnoregio, Guilherme de Ockham e Frei Eduardo Chagas Nithack e o modo como eles viviam e refletiam sobre a essência humana.
Nosso objetivo proposto neste trabalho foi alcançado através da releitura do Carisma Franciscano, tendo como bússola as dimensões Imanência e Transcendência do homem. Concluímos que o Franciscanismo continua atual, podendo ser vivenciado nos dias de hoje por qualquer pessoa que almeje um autêntico processo de humanização.
                     
Por favor, leia novamente a frase destacada e que concluí o resumo da obra citada! 
Essa é a proposta de frei João: mostrar que o franciscanismo é uma forma atual de se viver no seguimento de Jesus Cristo, ainda que tenha sua origem a 800 anos atrás.
Penso que essa afirmação é quase que um testemunho de um jovem (se não me falha a memória, frei João tem 23 ou 24 anos), que abraçou radicalmente a proposta de São Francisco e que, de alguma forma teve suas dificuldades para definir teoricamente os termos "Imanência e Transcendência" mas que muito tempo já os vivia em seu cotidiano sem a necessidade de identificá-los.
Parabéns frei João!

Paz e bem!

Wendell Blois
subsecretario de formação


REFLEXÕES - "Juventude e justiça sócio-ambiental - Quanto vale esse progre$$o?"(2)

Para o 2º dia da Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos, destacamos as palavras de Sua Santidade Bento XVI sobre a urgência da discussão e prática de politicas efetivas de proteção e manutenção do meio ambiente. A exemplo de João Paulo II, nosso atual pontífice entende que muitos dos problemas sociais vividos ao redor do mundo, são decorrentes do desrespeito à Criação.
A pertinência dessa mensagem é tão grande que, nos dias que se seguiram à data de publicação da mesma (1º de janeiro de 2010), os representantes das principais potências politico-econômicas se reuniram em Copenhague para discutir o tema.
Ilustrando essa reflexão, anexamos algumas 'tirinhas' que de uma forma ou de outra, querem nos mobilizar em prol de ação concreta em torno do assunto.
Boas reflexões!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario local de formação e DHJUPIC

"Para este 43º Dia Mundial da Paz, escolhi o tema: Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação. O respeito pela criação reveste-se de grande importância, designadamente porque 'a criação é o princípio e o fundamento de todas as obras de Deus' e a sua salvaguarda torna-se hoje essencial para a convivência pacífica da humanidade. Com efeito, se são numerosos os perigos que ameaçam a paz e o autêntico desenvolvimento humano integral, devido à desumanidade do homem para com o seu semelhante – guerras, conflitos internacionais e regionais, atos terroristas e violações dos direitos humanos –, não são menos preocupantes os perigos que derivam do desleixo, se não mesmo do abuso, em relação à terra e aos bens naturais que Deus nos concedeu. Por isso, é indispensável que a humanidade renove e reforce 'aquela aliança entre ser humano e ambiente que deve ser espelho do amor criador de Deus, de Quem provimos e para Quem estamos a caminho'"




Gostou?
Quer ler a mensagem de Bento XVI na íntegra?
Clique aqui!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Arte e reflexão(8) - 2ªTEMPORADA

Encerramos hoje a 2ª temporada da coluna "Arte e reflexão", onde apresentamos as pinturas de frei Dito, OFM, legitimo representante do expressionismo, com seus traços dramáticos e cores fortes. Em breve retornaremos com mais novidades e, quem sabe, mais uma temporada desta coluna. Até lá!


“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, ele se assentará em seu trono glorioso.
Todas as nações da terra serão reunidas diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda.
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!
Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa;estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me’.
Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber?
Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos?
Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar? ’
Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes! ’
Depois, o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos.
Pois eu estava com fome, e não me destes de comer; com sede, e não me destes de beber;eu era forasteiro, e não me recebestes em casa; nu, e não me vestistes; doente e na prisão, e não fostes visitar-me.
E estes responderão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, forasteiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos? ’
Então, o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer! ’
E estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.
(Mateus 25, 31-45)

Francisco de Assis é exemplo daquele que viu em seu irmão mais pobre a imagem do Cristo que passa fome, sede, que é forasteiro e nú. E a Ele é dado o que de comer e beber, além de acolhida e roupas ... por isso o Seráfico Pai foi tão digno de receber a vida eterna!

REFLEXÕES - "Juventude e justiça sócio-ambiental - Quanto vale esse progre$$o?"

Afim de contribuirmos com a formação de nossos irmãos jufristas e também de todos aqueles que acompanham constantemente esse blog, de hoje até o próximo dia 10 de dezembro, acompanharemos uma série de reflexões relativas ao tema da 2ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos: "Juventude e justiça sócio-ambiental - Quanto vale esse progre$$o?"

Entendo que devemos partir de documentos já trabalhados anteriormente, por isso propomos para hoje uma reflexão em torno da "Mensagem de Sua Santidade João Paulo II para a celebração do 23º dia mundial da paz" datado de 1º de janeiro de 1990.Destacamos um trecho da introdução do texto que tem como titulo "PAZ COM DEUS CRIADOR, PAZ COM TODA A CRIAÇÃO", que já é por si próprio muito explicativo. Em seguida apresentamos um vídeo complementar ao texto.
Que possamos refletir seriamente, de modo a levarmos nossa meditação em torno deste assunto à práticas concretas!
Paz e bem!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario local de formação e DHJUPIC

"Observa-se nos nossos dias uma consciência crescente de que a paz mundial está ameaçada, não apenas pela corrida aos armamentos, pelos conflitos regionais e por causa das injustiças que ainda existem no seio dos povos e entre as nações, mas também pela falta do respeito devido à natureza, pela desordenada exploração dos seus recursos e pela progressiva deterioração da qualidade de vida. Semelhante situação gera um sentido de precariedade e de insegurança, que, por sua vez, favorece formas de egoísmo colectivo, de açambarcamento e de prevaricação.
Perante a difusa degradação do ambiente, a humanidade já se vai dando conta de que não se pode continuar a usar os bens da terra como no passado. A opinião pública e os responsáveis políticos estão preocupados com isso; e os estudiosos das mais diversas disciplinas debruçam-se sobre as causas do que sucede. Está assim a formar-se uma consciência ecológica, que não deve ser reprimida, mas antes favorecida, de maneira que se desenvolva e vá amadurecendo até encontrar expressão adequada em programas e iniciativas concretas.
Não poucos valores éticos, de importância fundamental para o progresso de uma sociedade pacífica, têm uma relação direta com a questão do ambiente. A interdependência dos muitos desafios, que o mundo de hoje tem de enfrentar, confirma a exigência de soluções coordenadas e baseadas numa coerente visão moral do mundo.
Para os cristãos, essa visão apoia-se nas convicções religiosas derivantes da Revelação. É por isso que, ao iniciar esta mensagem desejo aqui lembrar a narração bíblica da criação e gostaria que aqueles que não compartilham as nossas convicções de fé pudessem encontrar também eles nessa evocação elementos úteis para uma linha comum de reflexão e de empenhamento".




Gostou?
Quer ler a mensagem de João Paulo II na íntegra?
Clique aqui!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

JUFRA ENTREVISTA

O blog da fraternidade Frei Leão têm a imensa alegria de publicar nesta semana, a entrevista concedida por nosso amigo de longa data, frei Bruno, OFM. Ele nos conta um pouco de sua caminhada junto aos frades menores, nos descrevendo sua formação, desafios e curiosidades de um jovem que desde cedo optou pelo seguimento de Cristo, pelos passos de São Francisco de Assis. Confira abaixo um pequeno perfil do entrevistado.

Me chamo Frei Bruno Alexandre Scapolan, OFM. Sou natural de Barretos-SP, e tenho 29 anos. Entrei para a vida religiosa em 2002, em Franca, no período do Aspirantado, seguido do Postulantado no ano seguinte, em Olímpia. Em 2004 iniciei o período de Noviciado na casa interprovincial de Catalão (Goiás). Entre 2005 e 2007 retornei a Franca onde cursei a graduação em Filosofia. E desde 2008 moro em Marília, onde curso a graduação em teologia, da qual sou concluinte. Realizei minha profissão perpétua em 18 de setembro de 2009.

Blog Frei Leão - Você é um jovem que desde cedo testemunha a Cristo, seguindo os passos de São Francisco de Assis, e a algum tempo trabalha com os jovens, sejam os vocacionados à vida religiosa, membros de grupos de jovens, catequizandos ou irmãos jufristas. Nesse sentido, quais diferenças você destaca da vivência da sua juventude, considerando a última década, em relação à dos jovens de hoje?

Frei Bruno - A juventude de hoje se diferencia da juventude de uma década atrás. Há dez anos os jovens eram criativos, dinâmicos e com uma estabilidade maior nas suas buscas ou na opção fundamental. Hoje eu percebo jovens empreendedores e com uma autoconfiança incrível. Isso contribui para que eles se despertem mais facilmente para um direcionamento na vida. Porém, é preciso que o jovem tome consciência disso. Não sei até que ponto os avanços tecnológicos desta geração da "novidade" pode contribuir. Sem dúvidas o dado cultural da rápida transformação pode auxiliar os jovens a estarem mais "antenados" à realidade e possam responder da melhor maneira a ela. Porém, isto gera um descompromisso, pois o que é "bacana" hoje, pode se tornar chato em um curto período de tempo. Sendo assim, valores importantes e permanentes da vida podem se tornar obsoletos tais como um 'aparelho celular'. Então eu me questiono: como um jovem hoje definiria a sua opção fundamental, ou seja, aquela que vai nortear toda a sua vida. Nesta mentalidade moderna ela é possível?

Blog Frei Leão - Qual foi seu maior desafio, em relação à sua família, comunidade e amigos, ao pedir admissão à Ordem dos Frades Menores (OFM)?

Frei Bruno - No princípio a maior dificuldade foi falar para a minha família. Eu sou filho único e tinha a certeza dos vários projetos e sonhos que minha família tinha para mim. Principalmente aquele sonho de toda mãe de ser vovó. Mas eu procurei discernir primeiramente sozinho este desejo e depois quando tinha certeza da minha busca resolvi falar.
Na comunidade não foi muito difícil, pois foi com a ajuda dela que eu fui me despertando ao chamado de Deus. Partiram dela os questionamentos: "Você já pensou em ser padre?". A princípio a minha resposta era:"Deus que me livre!". Acredito que este era um mecanismo de defesa da minha consciência ao que realmente meu coração desejava. Mas o compromisso com a comunidade e as pastorais me ajudou muito neste discernimento, fazendo-me acreditar que é possível doar toda a vida a Deus, a Igreja e a Humanidade.
Com os amigos que não eram de Igreja também não foi fácil, pois eu sempre tinha receio das "piadinhas", e quando falei eles ficaram espantados, pois eu 'era' muito sapeca. E muitos não acreditavam na minha vocação dizendo que estava ficando louco. Porém, isto me fez perceber que para servir a Deus basta você ser quem é, sem se tornar outra pessoa ou usar uma máscara da piedade para isso.

Blog Frei Leão - Por que ser um frade menor hoje? Quais as motivações e os desafios envolvidos?
Diferentemente de uma tendência que vem desde os tempos dos companheiros de Francisco, onde os frades da OFM em sua maioria geralmente optam/aderem ao sacerdócio, você escolheu viver tão somente (o que não desvaloriza) sua profissão religiosa, tendo oportunidade maior de aprofundá-la. Nesse sentido, quais são seus anseios, planos, projetos a curto e médio prazo enquanto frade menor?

Frei Bruno - Ser um Frade Menor hoje é um modo radical de gritar ao mundo que o Evangelho está vivo e que é possível ser vivido. Não que não existam outras formas, mas como disse, um 'modo radical'. O desafio hoje é não deixar-se levar pelos modismos que enganam a juventude ou a sociedade num pseudo prazer e realização. Enquanto observantes da "regra e vida" evangélica a moda deve ser a do "jovem galileu" que muitas vezes é questionado e incompreendido e, não satisfeito e tranquilo, não aceitar tudo o que vem; não que neste caminho não se experimente a alegria, ela é possível mas aos moldes de São Francisco de Assis. Resumindo, o maior desafio é ser verdadeiramente testemunha evangélica.
Sobre a minha vocação de Irmão Leigo: A maioria das pessoas me questionam "-Mas só irmão?" como se faltasse algo para estar completo. Pelo contrário, ser Irmão Leigo me faz completo e realizado em minha vocação. Fico pensando como ao longo dos anos este ministério dentro da Igreja foi desvalorizado em vista de uma evangelização mais sacramentalista. No entanto, ser Irmão é viver a genuinidade do carisma franciscano, independente da opção laical ou presbiteral. São Francisco quis ser Irmão e nos deixou como herança esta riqueza. Não uma riqueza cultivada por ele mesmo, mas recebida do próprio Cristo que deixou sua majestade celeste para se fazer um de nós, experimentando nossas dores e alegrias, anseios e decepções. Se o próprio Cristo que nos deu a vida se fez irmão, e nosso pai Francisco que 'sacou' este imensurável amor, como resistir a este chamado tão especial de Deus? A vocação de irmão é a base para toda a nossa consagração religiosa, depois cada frade opta pelo seu ministério, seja leigo ou presbiteral como já disse.
Na minha opção laical, ou seja, Irmão Leigo eu procuro revelar o amor de nosso Senhor Jesus Cristo pela humanidade através primeiramente do meu testemunho de consagrado. Depois tenho os projetos que me propiciam este testemunho eficaz. A curto prazo estou me preparando para um curso master para formadores na Itália no próximo ano, no qual poderei ajudar na formação de novos frades, bem como na formação de trabalhos comunitários na Igreja.
A longo prazo penso em viver na itinerância franciscana através de missões populares, serviços com a FFB (Família Franciscana do Brasil), serviços em fraternidades inseridas, e também uma experiência de eremitério. Mas tudo vai de acordo com as necessidades dos tempos.

Blog Frei Leão - A Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus desenvolve junto às comunidades em que está inserida alguns trabalhos sociais, em sua maioria voltados á área educacional. Seguindo esse raciocínio, como você se pensa em relação ás mesmas? Como a sua vida religiosa até então pode servir a esses trabalhos?

Frei Bruno - Estes trabalhos são desafiadores, pois são uma contribuição social que damos enquanto Igreja na constituição de uma sociedade melhor no amanhã, uma vez que na sua maioria são trabalhos voltados para a educação infantil. O que me chama a atenção nestes trabalhos é a possibilidade concreta de se fazer algo pela Dignidade Humana. Não é simplesmente uma assistência, mas uma oportunidade de dar condições para que o ser humano construa o seu próprio caminho dentro de uma integridade moral.
Uma vez religioso e sendo chamado a servir em algum destes serviços, penso que o maior testemunho
é procurar o melhor para cada pessoa envolvida nestas obras, cultivando o mandamento de "amar o próximo como a mim mesmo".

Blog Frei Leão - Como um dos responsáveis pelo Serviço de Animação Vocacional (SAVOC) da Custodia, com certeza você já conheceu historias muito chamativas de jovens que procurando esse serviço, deram grande testemunho de vivência cristã e/ou franciscana. Você poderia destacar algum(s) exemplos?

Frei Bruno - Todas as experiências e histórias dos vocacionados para mim são uma riqueza, pois são experiências pessoais de Deus e que demonstram a bondade de Deus que age na história de cada um. No entanto existem histórias marcantes sim, tipo:
* Vocacionado que tem uma vida estável, com grande certeza de um futuro profissional promissor e que deixa tudo para seguir a Cristo na "incerteza" da vida religiosa. Digo isso, porque o religioso não tem estabilidades. Hoje estou aqui e amanhã podem me necessitar em um serviço totalmente diferente do que realizo.
* Há também vocacionados que passaram tempos sem participar da Igreja, ou que participavam mas sem muito engajamento, e de repente vão para um encontro de jovens ou acampamentos e começam a discernir o chamado forte de Deus num seguimento mais radical.
* Existem os que até tem namorada e que depois de conhecer o estilo dos frades e a vida franciscana, deixam tudo para ser exclusivamente de Cristo.
* Hoje tem nos procurado também algumas vocações adultas que mesmo com graduação e uma vida financeiramente tranquila, sentem que a vida ainda não está completa, e buscam no seguimento de Cristo, nos passos de Francisco de Assis, um verdadeiro valor para a vida.
* Há aqueles que tem uma vida comprometida na Igreja e percebem que Deus vai conduzindo naturalmente para esta consagração total de amor.
No entanto, cada experiência de chamamento de Deus é especial e me ajuda a refletir e revigorar o meu próprio chamado.

Blog Frei Leão - Ainda enquanto promotor vocacional, quais exemplos bíblicos de chamado de Deus você destacaria? Por que? Qual é o quer você mai se identifica? e qual modelo os jovens que você acompanha mais se identificam?

Frei Bruno - A bíblia é toda vocacional. Desde o princípio quando do barro, Deus chama o homem a vida, sem excluir é claro o chamamento de Deus para que todas as coisas existissem. No entanto a vocação de Abraão é fenomenal: "O Senhor disse a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei" (Gn 12, 1). Este chamado demonstra uma grande confiança e abandono em Deus. Outro chamado que me impressiona é o do profeta Jeremias: "Antes que Eu te formasse no ventre materno Eu te conheci e antes que saísses de tua mãe, eu te consagrei" (Jr 1,5). Aqui fica claro que é o próprio Deus que escolhe e envia antes mesmo de nascermos.Por fim, um chamado todo especial é do da Virgem Maria: "E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus." (Lc 1, 28-31). No chamado de Jeremias vimos que Deus escolhe, este critério é a Graça de Deus (agraciada), que indica que é um favor que não merecemos, ou seja, é preciso ter humildade.

Blog Frei Leão - Você é formado em Filosofia pelo Instituto Agostiniano de Filosofia (Franca-SP) e concluinte de teologia pela faculdade João Paulo II (Marília-SP). Quais aspectos você destaca nesse seu processo de aprendizado? Quais suas recordações? Dentre tudo o que você aprendeu e apreendeu, quais pontos merecem destaque para um jovem religioso?

Frei Bruno - Sim. Na filosofia aprendi que não existem respostas fechadas. Tudo parte de um questionamento, da busca do princípio, da origem, da verdade. Nesta busca o conhecimento se revela, para alguns de um modo, para outros de outro modo. O importante é considerar o ponto de vista de cada um. Pois eu posso enxergar uma realidade de uma maneira, e o outro ver por outro ângulo. As opiniões vão divergir, mas nenhuma das partes está equivocada, o importante é somar conhecimento para que a verdade do todo se mostre mais profundamente. Portanto, quem se compromete autenticamente na busca da verdade deve levar em consideração as opiniões dos outros e aos poucos ir aprofundando neste mistério.
Falando em verdade, a teologia ensina o caminho da grande Verdade, que é o próprio Cristo. Através do caminho da Revelação, da Sagrada Tradição e do Magistério da Igreja, percorremos o caminho da salvação. No princípio o Verbo, depois na boca e ação dos profetas, até a revelação plena: o Cristo na sua encarnação. Todo este mistério inesgotável parte da Revelação de Deus ao homem até a sua plenitude na encarnação do Filho. É neste fundamento que surgem a doutrina e os dogmas, a Sagrada Liturgia, a Moral Cristã, a doutrina social da Igreja. Enfim, tudo o que diz a vida do homem que busca o seu princípio e a sua verdade.

Blog Frei Leão - São Francisco no ensina "O que temer? Nada. A quem temer? Ninguém. Por que? Porque aqueles que se unem a Deus obtém três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez, sem vinho e vida sem morte". Você já vivenciou esses três privilégios? Qual sua experiencia em relação aos mesmos?

Frei Bruno - Estes privilégios acontecem em nossas vidas a partir do momento que optamos por Deus (independente da vocação), penso que é uma consequência da nossa adesão a Cristo, porém é também o termômetro desta adesão. Quanto mais próximo de Cristo e de sua proposta, menos poder almejarei, e buscarei servir sem medidas; mais embriagado no amor de Deus e mesmo morrendo a cada dia sentiremos a vida intensamente.
Eu penso que tenho recebido estes privilégios, não na sua plenitude, mas em pequenas porções que me acompanharão até o fim de minha vida. Como eu disse: elas acontecerão mais intensamente quanto mais intensa for a minha entrega a Deus. Porém a vida toda é um caminhar para o amor de Cristo, ou seja, o Amor Ágape, e estes privilégios são os meios ou a medida do quanto se tem buscado este amor.

Blog Frei Leão - Perguntas curtinhas (Elencamos alguns sentimentos/sensações e o entrevistado destaca um momento de sua vida)

a)Alegria: "Quando ingressei no noviciado em 2004 e recebi pela primeira vez o hábito franciscano"
b)Tristeza: "Quando fiz minha última visita ao meu avô Pedro no hospital, sabendo que seria a ultima vez que o veria com vida"
c)Emoção: "Quando fiz minha profissão perpétua no dia 18 de setembro de 2009"
d)Espanto: "Quando vejo as pessoas não se importarem umas com as outras e até mesmo com a criação"
e)Solidão: "Quando entro na minha cela, ou melhor, no meu quarto - solidão positiva, de encontro comigo mesmo e com Deus"
f)Esperança:"Vários momentos, um deles é quando participo de um encontro vocacional"
g)Desilusão: "Quando vejo cristãos, leigos, religiosos, sacerdotes, não testemunhando com coerência a proposta de Cristo"
h)Amor: "Quando consigo esquecer de mim mesmo visando o bem do outro"
i)Fraternidade: "Quando percebo que as virtudes e limitações dos meus irmãos contribuem para o crescimento de todos e não de um único".

Blog Frei Leão - Nos últimos meses você juntamente com seus confrades, especialmente frei Lucas Lisi, acompanham um grupo formado por jovens e que seguindo as pegadas do Seráfico Pai, pretendem se 'configurar' segundo à estrutura fraterna da Juventude Franciscana. O que você destaca nesse grupo, e como esse tipo de trabalho contribui na formação dos frades?

Frei Bruno - Na verdade quem acompanha mais de perto a fraternidade JUFRA Santa Clara é o Frei Lucas Lisi. Mas estou sempre em contato com os membros do grupo, porque alguns já estão na formação da OFS. Destaco o valor de viver o Evangelho a exemplo de Francisco de Assis.
O amor deles a São Francisco é imenso. Outro ponto positivo é a responsabilidade e espírito de fraternidade que eles cultivam, mesmo sendo tão diferentes. A contribuição para a vida dos frades acredito que seja a possibilidade de cultivar o carisma franciscano onde nós frades não conseguimos ou não podemos estar pela nossa opção de vida. É mostrar que viver o Evangelho ao modo de São Francisco não se limita a um único estilo de vida consagrada. E o mais importante de tudo é reforçar a pertença a uma família, que é a família franciscana, construindo juntos o Reino de Deus.

Blog Frei Leão - Por fim, qual sua mensagem aos jovens que acompanham esse blog?

Frei Bruno - Cara... não seja careta... por isso, seja cristão!!!! Viva com intensidade e radicalidade a moda Cristã! Pratique a bulimia daquilo que faz o seu brother sofrer. Seja "o" ou "a" modelo mais expressivo(a) na passarela do fashion Christ. E não dê a mancada de não curtir a paz e o bem no mundo.

Gostou?
Quer saber mais sobre o trabalho dos frades menores?
Clique aqui!

Arte e reflexão(7) - 2ªTEMPORADA

As linhas, as cores, os traços, os gestos, todo o estilo de frei Dito, OFM, traz para o nosso cotidiano a temática franciscana. E no quadro abaixo, mais especificamente, ele busca transmitir os sentimentos em torno de um dos abraços mais fraternos já pintados: o de Francisco e Clara de Assis!


"Eu, Frei Francisco, pequenino, quero seguir a vida e a pobreza do Altíssimo Senhor nosso Jesus Cristo e de sua santíssima Mãe, e nela perseverar até o fim;e vos rogo, senhoras minhas, e vos aconselho a que vivais sempre nessa santíssima vida e pobreza.
E guardai-vos bastante de vos afastardes dela de maneira alguma pelo ensinamento de quem quer que seja". (Última vontade de São Francisco a Santa Clara)

"Ouvi, pobrezinhas, pelo Senhor chamadas, que de muitas partes e províncias fostes congregadas:
Vivei sempre na verdade, para morrerdes na obediência.
Não olheis a vida de fora, porque a do espírito é melhor.
Eu vos rogo com grande amor, que tenhais discrição nas esmolas que vos dá o Senhor.
As que estão por doença agravadas e as outras que por elas estão fatigadas, umas e outras suportai-o em paz, pois havereis de vender bem caro essa fadiga, porque cada uma será rainha no céu coroada com a Virgem Maria". (Ouvi pobrezinhas!)

ESPECIAL: 2ª Jornada Franciscana Nacional pelo Direito Humanos

A partir de amanhã - 1º de dezembro - até o próximo dia 10, a Juventude Franciscana do Brasil desenvolve em seus mais diversos níveis de atuação a 2ª Jornada Franciscana Nacional pelo Direitos Humanos. Segundo a subsecretaria nacional de direitos humanos, justiça, paz e integridade da criação (DHJUPIC), a Jornada tem como objetivo principal "proporcionar a construção de estratégias de atuação, a partir dos desafios da realidade local, a fim de capacitar lideranças juvenis, estimulando o potencial criativo e multiplicador, visando provocar mudanças na realidade das comunidades locais, na perspectiva da Justiça Sócio-Ambiental".
Tendo tudo isso em vista, o blog Frei Leão publicará a partir de amanhã uma série de imagens que possam levar nosso leitor a uma reflexão sobre o tema proposto :"Juventude e justiça sócio-ambiental - Quanto vale esse progre$$o?"
Lembrando que, nossas reflexões, meditações e até mesmo orações acerca dessa proposta não devem se deter em si mesmas, mas render frutos de modo a partirmos, individualmente ou em fraternidade, para gestos concretos que possam contribuir de fato com a questão.
Por hora, pensemos nisso!
Até amanhã!
Paz e bem!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario local de formação e DHJUPIC

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Arte e reflexão(6) - 2ªTEMPORADA

Ainda sobre a série de pinturas de frei Dito, OFM, que alegorizam os sentimentos de São Francisco em seu período de crucifixão, propomos como reflexão de hoje um trecho da biografia escrita por São Boaventura em torno dos últimos momentos de vida do Seráfico Pai.


"Francisco, já pregado na cruz, tanto na carne como no espírito, não só ardia em amor seráfico por Deus, mas também, com o Cristo crucificado, tinha sede da multidão dos que se hão de salvar.
Por isso fazia com que carregassem seu corpo quase morto pelas cidades e castelos, pois não podia andar por causa da excrescência dos cravos nos pés, para animar os outros a carregarem a cruz de Cristo".
(Legenda Maior XIV 1, 1-2)

ESPECIAL - 29 de Novembro: Dia de todos os santos(as) franciscanos(as)

Não há dúvidas que a família franciscana é o seguimento da Igreja Católica que mais vezes viu um membro de suas ordens ou congregações ascenderem à honra dos altares, por meio de um exemplo de vida e santidade. Não importa se são frades, freiras ou irmãos seculares. Tampouco se deram seu exemplo com o testemunho de vida ou mesmo entregando sua vida como mártires. Os seguidores de São Francisco somam um grande pavilhão de homens e mulheres que testemunharam a Cristo, pelo modelo do Seráfico Pai.
Assim como os demais santos da Igreja, na lista dos santos franciscanos figuram nomes muitas vezes desconhecidos ao 'grande público' dos fiéis, devido à sua veneração regional ou esquecimento por alguma causa.
Abaixo elencamos uma 'pequena' lista com o nome de alguns homens e mulheres que, independentemente de seu estágio canônico (Santo, Beato, Bem-aventurado, etc), intercedem junto a Deus por nós. Procure aqueles que você conhece, e escolha alguns para que você possa pesquisar algo sobre sua vida.
São eles:

Bem-aventurada Angela de Foligno
Bem-aventurado Diogo José de Cádiz
Bem-aventurado Bernardo de Corleone
Bem-aventurado Odorico de Pordenone
São Bernardo e seus companheiros
Beato José Nascimbeni
Santa Estóquia Calefato
Santa Jacinta de Mariscotti
São João Bosco
São José de Leonissa
São Pedro Batista
São Paulo Miki e companheiros
Santa Coleta
Bem-aventurado Pio IX
Bem-aventurado Sebastião de Aparício
Santa Inês de Boêmia
São Luís Ibaraki
Bem-aventurada Ângela Salawa
São Conrado de Parzão
Bem-aventurado Egídio de Assis
São Fidelis de Sigmaringa
Bem-aventurado Luquésio
Santa Catarina de Bolonha
Santo Inácio de Láconi
São Leopoldo Mandic
Santa Margarida de Cortona
São Pascoal Bailão
São Félix de Cantalício
São Crispim de Viterbo
São Bernardino de Sena
Santa Maria Ana de Jesus Paredes
Bem-aventurada Batista Varano
Bem-aventurado Guido de Cortona
Santo Antonio de Pádua
Santo Tomás Moro
Bem-aventurado Raimundo Lulo
Santa Isabel de Portugal
Bem-aventurado Gregorio Grassi
São Nicolau Pick
São Vilaldo e companheiros
Santa Verônica de Giuliani
São João Jones e São João Wall
Bem-aventurada Angelina de Montegiove
São Francisco Solano
São Boaventura
São Lourenço de Bríndisi
Bem-aventurada Cunegundes
Bem-aventurada Luísa de Sabóia
Bem-aventurado Antonio Lucci
Bem-aventurada Maria Madalena Martinengo
Bem-aventurada Agatângelo e Cassiano
São Maximiliano Maria Kolbe
Santa Beatriz da Silva
São Luis de Tolosa
São Luís de França
Bem-aventurado Junípero Serra
Santa Rosa de Viterbo
São José de Copertino
São Francisco Maria de Camporosso
São Pio de Pietrelcina
Santo Elzeário de Sabran e Bem-aventurada Delfina
Bem-aventurado Bernardino de Feltre
São Benedito
Santa Maria Francisca das Cinco Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo
São Daniel e seus companheiros
Beatos João, Domingos, Miguel, Tomás e Paulo Tomaki
Beatos Luís, Francisco e Domingos Mihaki
Beato Francisco de São Boaventura
Beato Tomás Tzugi
São Pedro de Alcântara
Bem-aventurado Contardo Ferrini
Bem-aventurada Maria Angela Truszkowska
Beato Jacobo de Strepa
São João de Capistrano
Beata Josefina Leroux
Santo Antonio de Sant'Ana Galvão
Bem-aventurado Luis Baba
Bem-aventurado Rainiero do Santo Sepulcro
Bem-aventurado Tomás de Florência
Bem-aventurado Angelo de Acri
São Carlos Borromeu
Bem-aventurada Maria Cruxifixa Sátellico
Bem-aventurado João Duns Scotus
São Diogo de Alcalá
São Nicolau Tavelic e seus companheiros
Santa Isabel da Hungria
Bem-aventurada Salomé de Cracóvia
Santa Inês de Assis
São Leonardo de Porto Mauricio
São Francisco Antônio Fasani
São Tiago das Marcas
Bem-aventurado Rafael Chylinski
Beato Carlos de Blois
Beata Maria Encarnación
Beato Pedro de Siena
Beatos Tomás Bullaker, Enrique Heath, Arturo Bell, Juan Woodcock e Carlos Meean
Venerável Ana Maria Fiorelli Lapini
Beata Maria Josefa Roselló
Beata Maria Ângela Astorch
Beato Engelberto Kolland
Beato Hugolino Magalotti
Beato Antonio Chevrier
Beato Conrado de Ofida
Beato Bartolo de San Gemignano
Beata Maria Francisca Schevrier
Beato Honorato de Biala
Servo de Deus Lino de Parma
Beata Maria Catalina Troiani de S. Rosa
Serva de Deus Serafina de Jesus Farolfi
Venerável Ludovico Necchi
Santa Francisca Javier Cabrini
Beato Nicolas Factor
Serva de Deus Maria Teresa Lega
Beato Bentivoglio de Bonis
Beato Federico Ozanan
Serva de Deus Teresa Gardi
Beato Gerardo de Valenza
Beata Margarita de Colonna
ORAÇÃO - Deus eterno e todo-poderoso, que nos dignastes iluminar a vossa Igreja com o esplendor de todos os santos da Ordem Seráfica, fazei que, celebrando numa só festa a sua memória, possamos seguir na terra os seus exemplos, e alcançar no céu a coroa da justiça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.








Gostou?
Quer saber mais sobre a vida dos santos franciscanos?
Clique aqui!

Como trilhar o caminho da santidade?
Clique aqui!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

DESTAQUE DA SEMANA










É com essa tirinha do Cisco de Amor, personagem de autoria do desenhista Alceu Resende e de inspiração franciscana, que gostaria de iniciar essas poucas linhas.
As ruas e praças de nossas cidades, se já não estão todas enfeitadas com seus penduricalhos coloridos e luzes 'pisca-pisca', já devem estar se preparando para isso.
Pinheiros revestidos de bolas multicoloridas se multiplicam no comércio e em nossas casas. As lojas ficam repletas de consumidores vorazes por objetos decorativos.
Parece que estão preparando uma festa! Mas que festa?
Muitas vezes, em meio a uma tradição quase que mecânica ligada à decoração e troca de presentes, relacionada ao mês de dezembro, faz com que esqueçamos do motivo real dessa comemoração ou festa.
Não raro, os jornais fazem entrevistas junto aos consumidores nesse período do ano e, repetidas vezes se ouve como resposta à pergunta 'O que comemoramos em 25 de dezembro?' ou 'quem faz aniversário em 25 de dezembro?': 'PAPAI NOEL!'
Estamos no advento! Tempo de preparação para recebermos Aquele que nunca se apartou de nós!
Por isso, façamos a verdadeira preparação para uma das festas mais importantes da nossa fé, sem deixar que árvores, bolas, presentes, luzes artificias e velhinhos de barba branca ofusquem-na.

OPSS!
Por via das dúvidas é melhor que eu conte quem é o aniversariante em 25 de dezembro: Jesus, o Cristo!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação

Arte e reflexão(5) - 2ªTEMPORADA

Seguimos hoje a sequência de reflexões em torno da obra de frei Dito, OFM, mais particularmente, sobre a série de pinturas que representam a crucifixão de São Francisco, anexamos ainda, o trecho de Tomás de Celano "Sobre a devoção para com a cruz, e sobre um mistério oculto" .


"Finalmente, quem pode contar, quem pode entender como ele “não queria gloriar-se a não ser na cruz do Senhor?”
Só pode compreender quem pôde experimentar.
De fato, ainda que pudéssemos experimentar de alguma forma em nós mesmos essas coisas, nossas palavras não seriam capazes de expressar tantas maravilhas, maculadas que estão pelo uso vil de todos os dias.
Talvez seja por isso que o mistério teve que se manifestar em sua carne: com palavras não daria para explicar.
Que o silêncio fale onde a palavra falta, porque até as coisas significadas clamam quando falta um sinal à altura.
Anunciemos apenas aos ouvidos humanos esse mistério que até agora ainda não se sabe com clareza por que foi manifestado no santo. Pelo que ele revelou, só tem explicação e sentido no futuro.
Será tido por veraz e digno de fé quem tiver por testemunhas a natureza, a lei e a graça."
(2Celano 203, 1-7)

CAÇA PALAVRAS

Procure no quadro abaixo, as seguintes caracteristicas ou palavras relacionadas ao carisma franciscano:

FRATERNIDADE
ALEGRIA
PAZ
MINORISMO
EVANGELHO
OBEDIENCIA
ORAÇÃO
SIMPLICIDADE
AMOR
HUMILDADE


Elas estão dispostas na vertical, horizontal, diagonal, de cima para baixo, de baixo para cima e de trás para frente.
Será que você consegue encontrá-las?
Dúvido!
Não deixe de comentar, caso você consiga encontrá-las!

Boa diversão!