sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE: As mãos

Hoje concluo esta pequena contribuição sobre Nossa Senhora de Guadalupe, e encerro falando de algo que muito me admira na aparição de Guadalupe, que talvez seja muito simples, mas percebo muita profundidade na singeleza daquelas mãos. Olhemos a imagem.


Olhando as mãos de Nossa Senhora podemos perceber que as mãos tem características distintas uma da outra. Enquanto uma é menor e um pouco mais branca, a outra é mais robusta e um pouco mais morena. Respectivamente, representa os espanhóis e os indígenas, que não tinham um bom convívio na época. Um período de grande opressão espanhola no México, e a união destas mãos, une o povo pela fé, fé esta descrita em seus dedos.
Apenas quatro dedos aparecem, deles os dedos: indicador, médio e anelar, estão unidos e o dedo mínimo está sozinho.
A Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, que são três pessoas em um só Deus. Eis o mistério de fé que une os povos.
Todos nós sabemos das grandes guerras em nome de Deus que foram e que são travadas em vários lugares, mas no México, é a fé que une os povos e que modifica os rumos da história.

Diante de mensagem tão simples, mas ao mesmo tempo tão profunda, somos chamados a olhar o mistério sobre o qual fomos batizados e somos continuamente intimados a dar testemunho. É a fé da Santíssima Trindade, que une povos, línguas e nações. E não é a compreensão do mistério, mas sim a aceitação de sua bondade para conosco, que rompe qualquer barreira que se interponha a união de todas as pessoas em uma só fé.

Que contemplando a Virgem Maria de Guadalupe, possamos celebrar melhor este Natal. Chegando junto com ela ao presépio. E que ao celebrarmos o nascimento de Jesus na noite de Natal, possamos fazer com que ele nasça em nós, e tomemos as mesmas atitudes de Maria, que com humildade, se apresenta as povos, lhes anuncia a boa notícia de seu Filho de uma maneira que o povo possa entender, e com mãos que trabalham, - como fez a sua prima Isabel, dá grande testemunho de serviço. Peçamos de Deus a mesma coragem e ousadia de Maria, de dizer sim e ir a luta que constrói unidade e paz.

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós.


Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE: Vários símbolos

E quanto mais olhamos para a aparição da Virgem Maria no México, mais coisas inexplicáveis aos olhos humanos, nós encontramos naquele simples manto.
A data da aparição da Virgem é 12 de dezembro de 1531, dia do solstício de inverno, e o céu estrelado daquela terça-feira fora preservado de forma espetacular. Com precisão impecável, o manto da Virgem de Guadalupe trás estampado em si, as estrelas mais brilhantes daquela noite.
Esta foto é uma imagem das estrelas mais visíveis na madrugada de 12 de dezembro de 1531, no local onde a Virgem apareceu.


E esta é uma imagem onde está sobreposto o céu daquela noite, sobre o manto da Virgem.

Algumas constelações não aparecem estampadas, mas quando alinhadas, as que aparecem se colocam em lugares específicos, como a Coroa Boreal que está na cabeça da Virgem e a constelação de Leão que está no ventre da Virgem.

Os índios usavam muito os símbolos e sinais para se comunicarem, e a aparição da Virgem de Guadalupe traz em si vários sinais, que pertenciam ao vasto campo dos símbolos indígenas. A resposta a esta aparição tão próxima a realidade dos índios, se traduz na conversão em massa ao cristianismo, por parte dos índios e do povo mexicano.


Logo abaixo das mãos da Virgem, é possível ver um laço amarrado a cintura. Era um símbolo que as mulheres grávidas usavam, demonstrando sua gravidez. Outro símbolo que aparece um pouco abaixo deste laço é uma flor com quatro pétalas, que na cultura dos índios significa "o lugar onde habita Deus". Todas as outras flores se repetem no manto da Virgem, exceto essa, colocada sobre seu ventre. Estes dois símbolos representam que aquela mulher estava grávida e em seu ventre estava Deus. Mas que Deus era esse que estava no ventre daquela mulher. A resposta também está no manto, no colarinho da Virgem aparece uma pequena cruz, símbolo do cristianismo.

A virgem também aparece pisando uma lua negra, e a lua negra representa o mal. Logo, Maria é aquela que pisa sobre o mal.

Ao redor da figura de Maria, podem ser visto raios luminosos, representando Maria como mãe da luz.

Mas algo que muito me impressiona é a simples mensagem das mãos da Virgem de Guadalupe, mas sobre a qual falarei amanhã. E deixo um desafio, e para o qual não vale procurar na internet para responder, vou acreditar em vocês, hein. Mas que mensagem pode ser vista nas mãos da Virgem de Guadalupe?
Comente sua opinião!

Amanhã teremos a resposta!

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE: Os olhos

É unânime a ideia de que os olhos revelam muitas coisas, e que se pode penetrar profundamente o ser através de seus olhos. E se olharmos para a Virgem de Guadalupe, seus olhos nos revelarão coisas fascinantes. Vários cientistas, oftalmologistas e os mais variados seguimentos olharam e estudaram aquele pequenino olhar.

Os primeiros estudos, fotografaram os olhos da Virgem, e logo perceberam a imagem de um homem de barba, figura que se repete nas duas pupilas,e o que mais intriga os cientistas é que a imagem aparece triplamente refletida, como se fosse um olho humano.

Ampliando um pouco mais a fotografia dos olhos da Virgem, foi possível notar que não era somente um homem de barba, existiam outras figuras naquele pequenino olhar.
A imagem naqueles olhos representavam uma cena já conhecida, um índio desenrolando seu manto, um índio sentado, o bispo dom Juan de Zumarraga, e vários outros. Aquela cena, era a cena da aparição da Virgem no manto do índio.
É como se a própria Virgem Maria estivesse externa a cena e visse o que estava acontecendo.

Olho Esquerdo

Olho Direito

Tudo foi registrado nos olhos da Virgem e ninguém pode dizer que foi algum homem que desenhou estas imagens, visto que estamos num local que mede aproximadamente 8 milímetros, e que tem grande precisão entre uma imagem e outra, onde a unica diferença de tamanho esta no ângulo de visão que faz com que a imagem tenha um tamanho em cada olho, diferença essa que é feita pelo olho humano.

Estudos que ampliaram ainda mais os olhos da Virgem afirmam algo que surpreende ainda mais.
Dentro do olho da Virgem, no índio foi ampliada também os seus olhos e para completa surpresa lá estava representada a mesma cena, só que com outro ângulo de visão.
Todos estes estudos citados foram realizados por cientistas renomados, os quais não citei nomes para não delongar, mas que podem ser facilmente encontrado pela internet, uma indicação é o site

CLAP

Todos estes renomados cientistas, alguns até mesmo ateus, ficaram perplexos diante da Virgem de Guadalupe, pois por mais que se tente explicar a origem de tudo isso, não é possível conceber que isso tenha sido feito por mãos humanas. Um oftalmologista que examinou diretamente o manto verdadeiro onde apareceu a imagem, disse ficar intrigado, pois ao se analisar os olhos da Virgem, eles parecem o de uma pessoa viva.

Continua...

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

DESTAQUE DA SEMANA

Meus caros irmãos e amigos leitores, esta semana, o irmão Wendell que costumeiramente escreve esta coluna tirou um descanso, semana que vem ele está de volta. Eu já tinha decidido que contribuiria com o blog, mas de uma forma diferente, sem escrever as colunas costumeiras. Wendell havia me sugerido que escrevesse no destaque desta semana falando do Dia contra a Corrupção, -9 de dezembro e confesso que no momento não me empolguei com a ideia, porque não enxergava neste dia, nada além do que discursos e palavras cheias de hipocrisia. Uma ideologia que embora discutida entre todas as pessoas e denunciada através nos meios de comunicação continua a espreita do próximo golpe que termina impune.
Mas hoje algo me chamou a atenção, quando se olha pra alguém e se diz: 'Sim, é possível!'
Hoje recebi um link de um frei deputado do estado da Paraíba.
É ele frei Anastácio, vigário provincial da Província Franciscana de Santo Antônio, que abriu mão de seu salário de 12 mil reais, e o distribui de maneira integral entre várias instituições e movimentos. Além disso participa ao lado do povo, nas lutas sociais, como nos assentamentos dos Sem Terra e outras lutas sociais.
Não vou me delongar a falar sobre ele, peço que leiam estas linhas que falam deste homem, clicando no link abaixo.
frei Anastácio





Então dedico o destaque da semana a este homem, que contra os milhares que 'mamam' as custas do povo sem em nada retribuir ao povo que o elegeu, que é possível sim, um mundo sem corrupção.
Não quero defender aqui que todos os políticos abram mão de seu salário como fez frei Anastácio, muitos realmente fazem da política sua profissão, e dependem do salário que ganham. Mas que assumindo a função para a qual foi eleito pelo povo, não faça dela uma escada para subir na vida de forma desonesta.
Não sou contra o salário dos políticos, sou contra os políticos que são contra o salário do povo.

Que Deus nos ajude a vencer esta chaga, que se cura em alguns lugares, mas se abre em outros.

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE: O manto

Como todos sabem, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, apareceu estampada no manto do índio Juan Diego no México. E nada surpreenderia se aquele fosse um tecido preparado para tal ou algo do tipo, mas o manto era feito de uma fibra natural, com durabilidade de mais ou menos 5 anos, e já completa quase 500 anos em perfeito estado de conservação. Devemos considerar aqui que foram várias as adversidades que enfrentou, tanto pelos primeiros momentos, onde as pessoas tocavam o manto, a fumaça da velas, as procissões com o manto, várias atividades que ao longo do tempo danificariam o manto. Um dos momentos, este mais recente em 1921, que podemos citar foi uma bomba que fora colocada dentro da basílica da Virgem de Guadalupe, próximo ao quadro e no manto nada ocorreu. Para se imaginar o poder da bomba, temos uma foto a baixo da cruz de metal que estava no altar no momento da explosão.

E quanto mais estudiosos procuram lacunas no manto, mais surpresos os mesmos ficam. A imagem da Virgem, parece real, pois sofre alterações com a mudança da luz, coisas impossíveis de se fazer pela pintura. E ainda mais considerando que estamos falando de uma estampa de 1531. Falando sobre a pintura, vem a pergunta: quem pintou o manto?
Vários cientistas tentaram descobrir e em vão tentaram, pois a tinta utilizada não é de origem vegetal, nem animal, nem mineral e sintética muito menos. Não apresenta marcas de pincel, nem tão pouco preparação do tecido para receber a pintura.
A imagem que de frente, aparece clara e visível, na parte de trás não se enxerga nada, coisa que em qualquer pintura feita em tecido, pode ser visto no verso marcas da tinta.
E algo que surpreendeu todos os cientistas é o fato de que a imagem não está grudada no manto, ela está suspensa à três décimos de milimetro do manto.
Ou seja, a imagem cuja tinta não se conhece, e a técnica de pintura ninguém também conhece, num tecido sem qualquer preparo para pintura, não está exatamente fixa no manto, mas como que flutuando.
Eu pergunto novamente: quem pintou aquela estampa?

Quem ainda hoje conseguir fazer isso, me avise.

Continua amanhã...

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE: Padroeira da América Latina



Hoje 12 de dezembro, é festa da Igreja latino-americana, que celebra a Virgem Morena do Tepeyac. A mãe de Deus aparece ao índio Juan Diego e faz o pedido de que ali naquela colina fosse erguido uma capela para sua devoção e de seu Filho. Por duas vezes ele leva esse pedido ao bispo dom frei Juan de Zumarraga, mas somente na terceira vez é atendido. Quando então acontece o milagre das rosas. Antes de se apresentar ao bispo, a Virgem havia aparecido ao índio e colocado em seu manto várias rosas, fechou-o e ordenou-lhe que só abrisse na presença do bispo. Depois de uma longa espera, quando o bispo o resolve atender, Juan Diego desenrola o manto e lá aparece estampada a imagem da Virgem Maria. O nome "Guadalupe" foi revelado a um tio de Juan Diego que estava doente e fora curado por ela, e dela ouviu o pedido que queria ser chamada como Virgem de Guadalupe. O nome tinha muito a ver com o que logo aconteceria no México.
Os índios cultuavam um deus, chamado "serpente de pedra", e para o qual ofereciam sacrifícios humanos de milhares e milhares de pessoas, depois da aparição da Virgem Maria, há uma conversão em massa no México ao cristianismo, e com isso não se ofereciam mais sacrifícios a esse deus. Daí entender o nome que a Virgem havia pedido, Guadalupe significa "aquela que esmaga a cabeça da serpente".

Ao longo desta semana vamos estudar e conhecer a história da Virgem de Guadalupe, como é a fé a Virgem no México, e estudos científicos que giram em torno de sua aparição e aos quais a ciência não consegue explicar.
Como um manto feito para durar no máximo 5 anos completa quase 500 anos intacto?
O que são as imagens nos olhos da Virgem?
O que são tantos símbolos na estampa da Virgem de Guadalupe?
O que a ciência não explica? Qual tinta foi usada para 'pintar' a imagem da Virgem?

Acompanhe!

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local