sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

DESTAQUE DA SEMANA (adiantado)

Normalmente essa coluna é publicada na segunda-feira, mas devido ao número de postagens previstas para a próxima semana, resolvemos adiantar essa em alguns dias, de modo a aproveitar o ensejo que destacamos logo abaixo.

Estamos em dias de 'Liquidação'!
As lojas, que até agora a pouco estavam repletas com as devidas decorações e motivações natalinas, agoram dispensam tudo isso e trocam por cartazes anunciando seus produtos com até 70% de desconto.
Pois bem, se na preparação para o Natal o grande personagem dessa festa era ofuscado pelos pisca-piscas, o que será feito do recém-nascido por esses dias? Liquidado junto com os produtos das lojas? Talvez, quem sabe!

É assim que celebramos o que é importante na sociedade contemporânea: comprando!
E aquilo que é verdadeiro e essencialmente necessário, o espiritual, é esquecido, deixado de lado.
Alguém pode achar que estou enganado. Pode ser que tenha razão.

Mas que o Cristo, centro de nossas vidas, será esquecido por alguns meses por muitos de nós, e retomado apenas em abril, disso eu tenho dúvidas.
Seria pela sua Paixão, Morte e Ressurreição?
Receio que não!

Agora não como um velhinho de barba branca, mas sim como um fértil coelhinho que 'distribui' ovos de chocolate na Páscoa!

Eis a fé de nosso tempo.
Pensemos nessas coisas!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação

DIÁRIO DE UM MISSIONÁRIO

Caríssimos irmãos e amigos leitores, paz e bem!
É com muita alegria e satisfação que apresentamos algumas novidades do blog Frei Leão para 2012.
A partir da semana que vem a fraternidade local irá empreender uma experiência missionária com a comunidade do Jardim "Julio D'Elia".
Abaixo, o irmão Murillo, um dos idealizadores dessa experiência, nos conta, em vídeo, como foi a preparação da fraternidade para esse momento e quais são suas expectativas.
Esse é o primeiro: "Diário de um missionário"



Errata: No vídeo acima, o irmão Murillo credita a passagem biblica "A fé sem obras é morta" a São Paulo, porém o verdadeiro autor é Tiago em sua carta "às doze tribos que estão espalhadas pelo mundo".

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ainda é tempo!

Celebramos a poucos dias aquela noite santa, em que Deus se inclina até seu povo e nasce do seio da Virgem Maria.


E embora grande maioria já tenha se esquecido daquela grandiosa festa, nós ainda somos chamados a celebrá-la com o mesmo entusiasmo e alegria daquela noite e daquele dia santo. O dia em que nasce alguém, pode ser um parente, ou o filho de algum amigo, todos nós ficamos felizes, é um dia muito importante. Mas que de nada valerá se nós não acompanharmos o crescimento daquela criança.
Esse mesmo espírito deve ser levado em consideração no Natal. Não foi simplesmente mas uma criança que nasceu, "Hoje nasceu para nós o Salvador", e por isso dentro a Igreja ainda estamos no período do Natal. É uma festa muito grande pra durar um dia só.

Amanhã de forma específica, 6 de janeiro, mas domingo oficialmente se encerra o período do Natal, quando se celebra a chegada dos reis do Oriente, que guiados pela Estrela vem adorar a Verdadeira Luz. A festa da Epifania do Senhor, ou seja, da manifestação do Senhor. É o dia em que Deus é manifestado ao mundo. Ele que nasce na pureza, singeleza e no silêncio do presépio agora, já é até mesmo perseguido, pois os reis do Oriente vieram procurar o rei dos judeus e não o encontraram em nenhum palácio. Um menino, que como disse o ancião do templo na purificação de Maria: "Este menino será causa de queda e reerguimento para muitos de Israel. Ele será um sinal de contradição" (Lc 2,34)
Na pequenez no menino, está escondida a grandiosidade de Deus. Mas agora precisamos acompanhar o crescimento do menino chamado Jesus. Estar junto com Maria quando ele começar a andar, para que ele possa nos ensinar a caminhar!
Estar junto com Maria quando ele cair, para que ele possa nos ensinar a levantar!
Estar junto com Maria quando ele for aprender a falar, para que nós possamos escutá-lo!
Estar ao lado de Maria quando ela o mostrar como rezar, para que então possamos fazer como ele aprendeu de Maria e fazer da vida uma completa oração!
Jesus está crescendo, cresçamos com Ele. Partilhemos com Ele nossas vidas e como crianças que crescem juntas, aprendamos juntos.

Ah! Já ia me esquecendo, segunda-feira é o batismo dele! Vamos todos participar!

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

JUFRA ENTREVISTA

A primeira coluna "JUFRA ENTREVISTA" de 2012 é especial! 
O blog frei Leão tem a alegria de publicar pela primeira vez uma entrevista internacional, mais especificamente, com o irmão Carlos Manuel, jufrista da Nicarágua (América Central). 
A entrevista foi concebida e respondida toda em espanhol. Porém, devido a uma questão de formatação* e facilitação da leitura, publicaremos toda a entrevista em português. Segue abaixo o perfil do nosso entrevistado:

Paz e bem! Meu nome é Carlos Manuel Tellez, tenho 23 anos, sou formado/licenciado em Psicologia Clinica. Moro na cidade de Leon, Nicarágua, e faço parte da Jufra desde 24 de janeiro de 2004. Fiz meu compromisso de Jufrista, recebendo o Tau, em 10 de dezembro de 2006 e professei a Regra da Ordem Franciscana Secular em 3 de outubro de 2008.
 

Blog Frei Leão - Qual é a realidade da JUFRA da Nicarágua e como ela se organiza?
Carlos Manuel - Bem, a JUFRA da Nicarágua nasceu no ano de 1971, sendo que a primeira JUFRA, a Fraternidade São Francisco de Assis da cidade de Leon, a qual pertenço, tem como data de nascimento/fundação 14 de fevereiro de 1971. Atualmente somos 28 fraternidades extendidas/espalhadas pelo país. Estas são guiadas por seu conselho local, fortalecidas por um irmão conselheiro regional da JUFRA, e pelo conselho nacional.

Blog Frei Leão -
Recentemente, a JUFRA do Brasil completou 40 anos desde sua fundação e publicou um documento (Carta de Guaratinguetá), tendo como fio condutor a frase " A JUFRA que queremos ser" . O que a JUFRA da NIcarágua quer ser?
Carlos Manuel - Ambas as fraternidades, tanto do Brasil com a da Nicaragua, são co-participantes de uma mesmo Espírito. Por nisso, certamente partilhamos do que está expresso na 'Carta de Guaratinguetá', já que em nossa busca por uma identidade legimamente franciscana, nos formamos em diversos níveis, seja individualmente ou em fraternidade, criando grandes impactos sociais em nossa sociedade e, sendo como Francisco de Assis, revolucionários do amor em uma realidade egoista e consumista do nosso tempo. 

Blog Frei Leão - 
Qual é o vinculo entre as fraternidades de Jufra na Nicarágua? Existe um intercâmbio de experiências entre elas?
Carlos Manuel - A cada três meses são realizadas Assembléias nas quais participam os conselhos das fraternidades locais, onde os mesmo partilham suas experiências e planejam em conjunto atividades em comum, além do Plano de Formação Nacional. Uma vez por ano se realiza a "reunião de presidentes"
(secretários fraternos) , que tem uma carater preparatório para o Encontro Nacional, também realizado anualmente nos mês de julho, onde participam todos os jufristas, inclusive os iniciantes, de todo o país. Contamos com a participação, também, de nossos irmãos da OFS (Ordem Franciscana Secular), religiosos da Primeira Ordem (OFM) e irmãs Clarissas.

 
Blog Frei Leão -
Qual é a relação entre a OFS e a Jufra da Nicaragua? Há muitos jovens que professam a regra da OFS enquanto jufristas?
Carlos Manuel - A relação OFS-Jufra é um tanto quanto dificil. Em grande parte pelo pensamento retraído de muitos irmãos da OFS e pela atitude discriminatória de irmãos da Jufra. Lutamos por muitos anos para superar as barreiras impostas pelas diferentes gerações, e para quebrar os tabus que cercam a inserção de um jovem à OFS. Infelizmente só existe um único jufrista em todo o meu país que professou a regra e a vida da OFS, e que ostenta a dupla pertença. E esse sou eu!
Ainda que muita ex-jufristas tenham professado, essa dupla pertença não foi retomada pelo jovens, que temem assumir compromissos evagélicos de vida como exige a regra da OFS. 

Blog Frei Leão -
Como se dá a assistência espiritual por parte dos frades menores ou frades da TOR (Terceira Ordem Regular)? 
Carlos Manuel - A maioria das fraternidades de Jufra na Nicarágua pertencem a paroquias do clero diocesano e, ironicamente, recebem mais o apoio destes do que as fraternidades que recebem a assistência dos religiosos franciscanos. 
Passamos por um forte 'divórcio' entre os frades e a Jufra. Atualmente lutamos para erradicar esse problema em conjunto com os assistentes espirtuais e os secretarios fraternos regionais em todo o país.

Blog Frei Leão -
Você poderia nos contar um pouco da história da fraternidade nacional?
Carlos Manuel - Como disse anteriormente, a Jufra da Nicarágua nasceu em 1971. Em 1973 a segunda fraternidade, Jufra "São José", foi fundada oficialmente, na cidade de Diriamba. Logo surgram novas fraternidades em Chinandega e Matagalpa. Ainda que nos curso do tempo muitas fraternidades tenham 'desaparecido', novas fraternidades foram surgindo e se desenvolvendo, como um dos objetivos do atual Conselho Nacional.

Blog Frei Leão - 
Quais são as motivações para ser um jovem franciscano na Nicarágua atualmente?
Carlos Manuel - Ainda que pareça irônico, a Jufra da Nicarágua se confunde muitas vezes com as demais comunidades juvenis. Os jovens que iniciam na Jufra, passam por um processo forte de formação, dos quais cerca de 80% descobrem que essa não é sua vocação. Mas aqueles que ficam, se veêm motivados por fazer de suas vidas um testemunho vivo do Evangelho e, alimentados pelo espírito de fraternidade que nos caracteriza e nos torna especiais na Igreja, são impulsionados a desenvolver suas potencialidades nos mais diversos setores em que estão inseridos.


Blog Frei Leão - Qual a conexão entre a Jufra das Américas? Como o auge da internet e das redes sociais contribuem para essa integração?
Carlos Manuel - Desde que a Coordenação Internacional da Jufra foi criada, as fraternidades nacionais entraram em um processo de 'irmanamento' muito forte, onde os conselheiros internacionais assumiram o papel de pontes entre as mesmas. Ferramentas como o Facebook, permitiram um intercâmbio de informações e fotografias que nos permitem retroalimentarmos mutuamente. Agora podemos dizer que amamos a Jufra da América, seja a do Sul, do Centro ou do Norte, e até mesmo a Jufra Mundial, pois só amamos aquilo que conhecemos, e a Internet nos possibilitou tudo isso.

Blog Frei Leão -
Por fim, que mensagem foi deixa para os jufristas brasileiros?
Carlos Manuel - Que vocês façam aquilo que ninguém quer fazer e vão aonde ninguém quer ir. Essa deve ser a essência do jovem franciscano. Paz e bem!


*O erro de formatação citado do cabeçalho desta entrevista e visto durante a mesma, se refere ao fato de que algumas frases aparecem assinaladas por marca-texto por inteiro. Até o fim desta edição o redator do blog não conseguiu sanar essa falha.

04 de janeiro - BEM-AVENTURADA ÂNGELA DE FOLIGNO

Ângela de Foligno (1249-1309) é uma grande mística a exemplo de Santa Catarina de Sena, Santa Teresa de Ávila, de Santa Catarina de Gênova e Santa Gema Galgani.

De família nobre, esposa e mãe honesta, em sua juventude se deixou levar pela mentalidade da época e rendeu culto à vaidade feminina. Em pouco tempo se viu privada de toda a sua família. Então renunciou aos bens e entrou na Ordem 3ª da Penitência de São Francisco. Sua conversão se deu em 1285.

Fez uma confissão geral com o Pe. Arnaldo ou Adão de Foligno, que desde então se tornou o seu diretor espiritual, secretário e confidente. Entregou-se a uma vida rigorosa de penitência e caridade fraterna, heróica na assistência aos leprosos. Sua doutrina e seu exemplo reuniu ao seu redor um cenáculo de espíritos religiosos, entre os quais o célebre Frei Ubertino de Casale.

Em 1292, a raiz de uma peregrinação em Assis, Ângela iniciou uma mudança radical em sua vida. Organizou sua vida entre penitência, contemplação e caridade, junto com outras mulheres, das quais se constituiu uma mestra.

Deus a tinha escolhido para nela derramar todo o seu amor e confiar-lhe sublimes revelações sobre os seus mistérios. Por obediência a Deus, precisou ditar ao seu confessor as suas visões e revelações, que são páginas da mais alta mística cristã e franciscana. Sua predileção eram os mistérios de Jesus sofredor na cruz e o sacrifício eucarístico.

"O livro das admiráveis visões e consolações" é um tratado completo de teologia mística. Ângela, que não tinha feito estudos teológicos, foi saudada como "mestra dos teólogos". Sua sabedoria não era fruto de estudo e cultura, mas de inspiração divina. Deus lhe reservara uma predileção sem limites e Cristo estava em contínuo colóquio com ela. Para ela já não existia senão Cristo, e se consumia na imolação.

Ângela faleceu no dia 3 de janeiro de 1309. Seu corpo foi sepultado na cidade,
na Igreja de São Francisco. Com o livro das visões, escrito por Frei Arnaldo, Ângela segue viva: "Todo homem pode e deve amar a Deus, em quem se encontra toda a felicidade. Deus não pede senão amor, Ele, que é o verdadeiro amor das almas".

ORAÇÃO - Ó Deus que distinguistes a Bem-aventurada Ângela pela contemplação dos mistérios do vosso Filho, concedei, por sua intercessão, que, tendo participado na terra de seus mistérios, exultemos de alegria na revelação de vossa glória.

Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

"13"

"Lia os livros sagrados, de quando em quando, mas o que punha uma vez no espírito ficava indelevelmente escrito em seu coração" (2Celano 102,3)

Francisco foi um homem repleto das palavras do Senhor. Sem dúvida alguma, ainda que não pregasse abertamente com palavras, testemunhou e foi um grande arauto do evangelho, da boa-nova de Jesus.
Como o próprio Mestre fala "a boca fala do que está cheio o coração" (Lc 6, 45), e o coração de Francisco estava sempre cheio, se não das palavras própriamente ditas, mas da essência e dos ensinamentos das Sagradas Escrituras.

Podemos simplificar a frase em destaque dizendo que São Francisco conhecia a palavra de Deus "de kór". Mas por que?
Ora, essa expressão sintetiza uma idéia latina daquilo que, de uma forma ou de outra, representa muita importância para determinado individuo, e que o guarda de tal forma, quase como um tesouro, que não haveria cofre melhor para retê-lo: o próprio coração!

Apesar de ter acesso tão raramente, o assissiense tinha um zelo tão grande pelas 'santas palavras' que fazia de sua vida uma espécie de repetição das palavras que lia, guardava e meditava em seu coração. A tal ponto que, o leitor mais atento, poderá traçar uma série de comparações entre o Seráfico Pai e diversos personagens bíblicos. As próprias regras que compôs para seus frades eram delicados recortes do Evangelho, costurados magistralmente entre si, de modo a regimentar a vida dos que o seguiam.

Penso que está justamente aí uma das principais 'novidades' de Francisco para sua época, o retorno ao Evangelho. É claro que todos aqueles homens e mulheres que a Igreja elevou a honra dos altares por sua santidade, viveram a seu modo o Evangelho. Mas nenhum com a intensidade e ineditismo de Francisco. Ele foi 'contra a maré'.
A palavra do Senhor vivia presa por correntes, em Igrejas inacessíveis à necessidade espiritual do povo em geral. Francisco, com o pouco que tinha e sabia, partilhou do alimento que recebia da boca de Deus: a palavra!

Engraçado, hoje em dia temos as Sagradas Escrituras em suas mais variadas versões, edições, comentários etc, e mesmo assim me parece que tão poucos a conhecem de fato.
Peçamos ao Senhor, que neste ano que se inicia, nos motivemos e nos guiemos pelas Sagradas Escrituras de modo a testemunharmos, como Francisco de Assis, a boa-nova de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão!

Assim seja, amém!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação

domingo, 1 de janeiro de 2012

DESTAQUE DA SEMANA

Não poderia ser diferente! O destaque dessa semana vai para o ANO NOVO!
Nós do blog frei Leão desejamos a todos os nossos amigos e irmãos leitores um ano de 2012 de belos dias, dignos de se viver com entusiasmo e alegria.
Mas como fazer isso?
Como não gostaria de criar uma receita própria para isso, lancei mão de Carlos Drummond de Andrade e seu poema "Receita de Ano Novo" (video editado para o ano de 2009), de modo a ajudá-los de alguma maneira.
Faço das sábias palavras do poeta as minhas.
Paz e bem!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação