sábado, 10 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO DOMINICAL


por Frei Gilmar Vasques Carreira, OFM.
3º Domingo da Quaresma
Evangelho (João 2,13-25) 

Todo ano por ocasião da Páscoa dos judeus, a cidade de Jerusalém enchia-se de peregrinos. Esta festa com origem no Antigo Testamento celebrava a libertação do povo de Deus da escravidão do Egito para a Terra Prometida, isto é, do Egito à Palestina. Pois Páscoa significa passagem, passagem da escravidão para a liberdade e passagem da morte para a vida.
O Templo ficava cheio, mas não havia ali mais uma festa, mas sim uma exploração do povo por parte daqueles que se passavam por religiosos e ministros do culto (vv 14). Deus não habita em um templo onde se explora a fé do povo, sobretudo do povo mais simples. Mas nesta ocasião entrou no Templo o verdadeiro “Templo” de Deus, o próprio Cristo, que com um chicote expulsou todos os cambistas e vendedores junto com as ovelhas e os bois e virou a mesa dos cambistas (vv 15-16). Jesus percebeu que a Páscoa não era mais a festa do povo que celebrava a libertação, mas a festa das lideranças exploradoras que se aproveitavam do momento para oprimir mais ainda o povo.
Na Páscoa de Cristo, percebemos que ele mesmo se fez sacrifício pelo seu povo (vv 19-20), Ele é o templo que destruído, levantou-se no terceiro dia. Com isto, Jesus não só aboliu os sacrifícios no templo de Jerusalém. Ele decretou que o fim do templo já havia chegado. É através do seu corpo, morto e ressuscitado, que o povo se reencontra com Deus para celebrar a Páscoa da verdadeira libertação.
Para terminar nossa breve reflexão, olhamos esta expressão de Jesus: “o zelo por tua casa me consumirá" (vv 17). O povo vai ao Templo, à igreja para se encontrar com Deus em um espaço sagrado, por isso a igreja é o local de paz, justiça e escola da salvação. A igreja é um local de respeito. Precisamos sempre ficar atentos para não fazer de um espaço sagrado um espaço profano. Ainda mais, a igreja nunca deve ser um espaço de exploração do povo. Dói o coração quando vemos em tantos segmentos “religiosos” a promessa da prosperidade, iludindo o povo para explorá-lo. Deus não pode habitar em local assim, e se Ele aparecer, vai vir com um chicote para expulsar todos os exploradores.
Paz e benção no Senhor!!!


Frei Gilmar Vasques Carreira, Ofm, é frade franciscano ligado à Custódia do Sagrado Coração de Jesus e trabalha na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Garça-SP.

sexta-feira, 9 de março de 2012

PERGUNTAS INQUIETANTES

A nossa pergunta de hoje é baseada em um pensamento de um historiador do período medieval, e que de alguma forma, permeia todos os demais períodos da história da humanidade, que diz mais ou menos o seguinte:

"Por que em tempos de paz se planeja ou se pensa na guerra, e em tempos de guerra se almeja tanto a paz?"

Iremos retomar essa questão na próxima semana. Abaixo, seguem algumas imagens de modo a estimular nossas reflexões.
Pensemos nessas coisas, e partilhando de nossos conhecimentos, posições e opiniões, talvez possamos responder a essa inquietante pergunta. Até lá!























'SENHOR, FAZEI DE MIM UM INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ!'

quinta-feira, 8 de março de 2012

AS MULHERES!

Hoje é o dia Internacional da Mulher e desde já meus sinceros votos de felicidades a todas as mulheres que leem este blog.
A data comemorativa surge de um momento trágico da história das mulheres na luta por seus direitos, mas hoje ganha o brilho e a alegria do reconhecimento da importância que as mesmas tem na história como um todo.
Várias e várias mulheres ao longo dos séculos ofereceram suas vidas, algumas pelo martírio, outras por se entregarem durante toda sua vida ao serviço do bem comum, e que hoje são grandes exemplos que orientam valores humanos na sociedade atual.
Gostaria de escrever muitas palavras para tentar mostrar um pouco da importância da mulher na vida de cada ser humano, mas considero que palavras aqui serão desnecessárias se olharmos estas imagens. Que o testemunho vos dê a coragem necessária a missão.






Se você reconhece pelo menos algum dos rostos que coloquei aqui, tente fazer um exercício mental e imaginar como seria o mundo sem elas. Mas faça esse exercício de fato, e imagine como seria.
















Novamente parabéns as mulheres.

Fraternalmente

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

terça-feira, 6 de março de 2012

"14"

“O pregador tem que haurir primeiro nas orações feitas em segredo aquilo que depois vai derramar em palavras sagradas. Tem que se afervorar primeiro por dentro, para não proferir palavras frias”. (2Celano 163,3)


Esse ensinamento de São Francisco, quase que teológico, nos é muito útil no dias de hoje.
Dias em que tantas vezes vemos pregadores de todos os tipos, não tão somente os religiosos, mas também os politicos e outros, se entregarem a pregações ou discursos extremamente superficiais e vazios; padres que fazem de suas homilias um gesto mecânico e decorativo, quando não fazem da mesma um vômitório de livros e palavras de auto-ajuda.

Francisco nos ensina sobre a importância da oração em relação à pregação.
Penso que essa oração deve ser extraída de onde, segundo Salomão em seus provérbios, brotam todas as fontes de vida: o coração. E da oração daí advinda vamos dialogar com Deus, com nós mesmos, com a natureza que nos cerca e com o próximos. A oração serve então como instrumento para nos 're-ligarmos' com todos os aspectos intrinsecos à nossa essência: o humano, o divino, o natural e o social.

É mais ou menos o mesmo exercicio que, segundo os evangelistas, Maria fazia em determinadas passagens ao testemunhar ou ouvir as palavras de Jesus: "guardava aquelas palavras e as meditava no coração".
Creio que esse exercicio tenha sido muito importante para que a mãe do messias feito homem pudesse, após a morte de seu filho, servir como apoio aos discípulos que a cercavam.
Ou seja, o pregador não deve partir 'do nada', ou de uma determinada palavra, trecho ou passagem escolhida da 'noite para o dia', mas de uma reflexão mais profunda, meditada por um tempo, depurada no coração.

E, voltando ao pensamento salomônico, se 'do coração brotam todas as fontes de vida', as palavras e tudo aquilo que dali extrairmos como fruto de nossas orações e reflexões, também serão palavras de vida, possiveis de serem partilhadas com quem quer que seja.

Pensemos nessas coisas!

Wendell Ferreira Blois
subsecretário de formação
 

segunda-feira, 5 de março de 2012

DESTAQUE DA SEMANA

Em tempos em que a Igreja do Brasil trabalha, com sua Campanha da Fraternidade, a questão da sáude pública, parece que os meios de comunicação entraram em sintonia com isso e divulgaram nos últimos dias grandes avanços cientificos que já estão, ou que dentre em breve, beneficiarão  a saúde do mais necessitados.
Vejamos o vídeo abaixo vinculado no programa 'Fantástico' do dia 26 de fevereiro:


Veja que interessante!
A tecnologia que até a pouco estava restrita aos folhetins e filmes de ficção hollywoodianos, começam a ganhar vida e, mesmo que devagar e a longo prazo, já aparece como uma esperança para tantos de nossos irmãos e irmãs que por varios motivos perderam os seus movimentos.

Também na semana passada, entre os dias 27 de fevereiro e 03 de março, o Jornal da Record exibiu uma série de reportagens, chamada "Máquinas da Vida" ( http://noticias.r7.com/jornal-da-record/serie/maquinas-da-vida/ ), que mostrou o avanço que determinados aparelhos, como a marcapasso, que são capazes de reverter sérias enfermidades, bem como dar ao seus usuário melhores condição de vida ou sobrevida.

"Que a saúde se difunda sobre a Terra!"
Com a ajuda indispensável da ciência, e a inspiração divina, isso é mais do que possível.
Eis o nosso destaque: à ciência!

domingo, 4 de março de 2012

Crônicas da terra de Francisco

por Frei Bruno Scapolan

Olá amigo leitor, paz e bem!

Inicio esta crônica falando de uma linda experiência que aconteceu no domingo passado. Eu cheguei para o almoço e encontrei várias pessoas na porta do refeitório, sem saber o que estava acontecendo, perguntei: "É alguma festa de aniversário?". O guardião me respondeu: "Não! Nós convidamos os pobres para almoçar conosco. Eu não estava sabendo porque no dia anterior eu fui visitar o noviciado e cheguei em casa muito tarde e não encontrei nenhum dos frades, por isso estava desinformado do que estava acontecendo. Achei um gesto muito bonito e que nos convida a estar mais próximo dos nossos irmãos pobres. Eles foram chegando pouco a pouco, e os lugares de honra na mesa eram para eles. Nós frades nos sentamos entre eles, mas antes passamos os pratos e os servimos. Pude conversar com a maioria, e quase todos eram estrangeiros que chegam aqui na busca de melhores condições de vida e acabam vivendo nas ruas ou em precárias condições. Tinha também três pessoas de um grupo que por opção deixam tudo e fazem uma peregrinação pela Europa vivendo da providência. Eles não são religiosos e religiosas, mas são leigos católicos, e por incrível que pareça, com uma situação financeira muito boa. Eles fazem esta experiência por um período e depois voltam para suas casas. Conheci Gigi, uma mulher belga, que já visitou o Brasil e foi do Maranhão até São Paulo. Ela me disse que se fosse para escolher um local para viver, este seria o Brasil, pois aí ela encontrou gente do mundo inteiro e também um povo acolhedor. Eu fiquei super orgulhoso do nosso Brasil. Esta experiência continuará durante toda a quaresma. Eu não vejo a hora de fazer esta experiência novamente.
Nesta sexta-feira passada  eu terminei o curso de italiano, mas uma fase, agora continuarei a segunda fase. Conheci gente de vários países e fiz belas amizades. Sei que não verei mais a maioria dos que fizeram o curso comigo, mas eles sempre estarão em minha memória, sempre que recordarei os belos dias que vivi aqui.
Nesta semana acontecerá aqui neste convento, dedicado a Santa Clara, uma celebração pelos 800 anos do carisma clareano e virão os Ministros Gerais das 4 famílias franciscanas, ou seja, OFM, OFM Conventual, OFM Capuchinhos, TOR e também todos os ministros províncias destas famílias. Será um momento emocionante na minha vida.
Unidos em oração e abençoada semana.


Acesse o Blog do Serviço de Animação Vocacional (SAVOC)
http://www.vocacaofranciscana.blogspot.com/
"Senhor, que queres que eu faça?"