sexta-feira, 23 de março de 2012

COMPROMISSO FRANCISCANO DE VIDA

"Eu desejo viver na JUFRA, o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, e o Ideal Franciscano de Vida!"

Este é o grande desafio e talvez a maior verdade que a JUFRA traz em si. Desde o princípio, quando o jovem tem os primeiros contatos com a JUFRA, é o compromisso assumido pelos irmãos, na Juventude Franciscana que deve encantar.
Queremos viver este compromisso, de vida e missão em fraternidade. - Hino dos 40 anos da JUFRA do Brasil.

Todo jufrista depois de um certo tempo, vivendo junto à uma fraternidade local da JUFRA, é convidado a assumir o Compromisso Franciscano de Vida. Assumindo para si a vocação franciscana, que é em "FRATERNIDADE", "VIVER O EVANGELHO DE JESUS CRISTO" e o "IDEAL FRANCISCANO DE VIDA". Nenhuma existe sem a outra, ambas coexistem.

Viver tudo isso não é uma tarefa fácil, é um compromisso sério, mas que assumimos com a ajuda dos irmãos. Cada um assume o seu compromisso, mas só podemos vivenciá-lo juntos aos irmãos, em fraternidade.
É a maneira como a fraternidade vivencia o evangelho e o ideal, que cativa o coração do jovem, e o ajuda a assumir a sua vocação. Como o título de um texto de frei Almir Guimarães "Nossas fraternidades, albergues do ressuscitado". É no coração da fraternidade que abriga Cristo, que outros jovens também poderão compreender sua vocação.

Ao lermos a história de Santa Clara, vemos como Francisco foi importante para que ela discernisse o caminho que Deus à chamava a trilhar. Nossas fraternidades, pelo testemunho cristão-franciscano, devem ajudar os jovens a entender a sua vocação jovem, na Igreja e no mundo.

Ao longo de várias semanas, vamos refletir juntos sobre este compromisso, e na próxima semana, falaremos sobre FRATERNIDADE.

E você jovem,

ATREVA-TE!

Fraternalmente

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

quinta-feira, 22 de março de 2012

VERDADES E MENTIRAS SOBRE FRANCISCO DE ASSIS

A imagem de São Francisco, bem como de tantos outros personagens da história universal, é cercado por mitos e lendas que, em sua maioria, são mentiras forjadas para determinados fins ou 'verdades sem fundamento', e portanto, inverídicas.
Elencamos abaixo algumas perguntas que muitas vezes vêm à cabeça de novos irmãs e irmãos franciscanos, 'franciscanófilos' ou curiosos que se debruçam e deleitam sobre a história de nosso Seráfico Pai.





São Francisco foi, ou pretendia ser, de alguma forma,  um novo Cristo?



Uma corrente de biógrafos de Francisco de Assis, ao empreender a escrita sobre a vida do assissiense tentou aproximar o máximo possível a imagem do mesmo à narração evangélica da vida de Jesus. É claro que Francisco pretendia e viveu com radicalidade a mensagem de Cristo, mas em uma sociedade que utilizava basicamente os evangelhos como prova de erudição ou decoração, os atos do Seráfico Pai só poderiam causar um assombro como o do Filho de Deus em sua missão pela terra.
Francisco foi alguém que viveu plenamente o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas com originalidade, e atento às necessidade e carências de seu tempo, e não como um mero imitador.
“Eu vivo, mas já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim” (Gálatas 2,20)


As marcas que São Francisco trazia em seu corpo nos últimos dois anos de sua vida teriam sido um caso excepcional de lepra e não a estigmatização, tal como em Jesus?

Nos últimos anos, uma série de romances ficcionais ganharam a leitura do grande público justamente por tentarem lançar luz sobre lendas e mitos da história de diversos personagens. E com Francisco não foi diferente.
Seguindo o sucesso do escritor Dan Brown e sua histórias sensacionalistas que envolvem os segredos da Igreja Católica e da própria de vida Jesus, a obra 'Conspiração franciscana', de John Sack, lançado em 2007, utiliza dos mesmos recursos.
A principal hipótese costurada pelo autor nesta trama, é justamente a questão da estigmatização de São Francisco, que  na verdade seria um caso particular e excepcional pelas condições e manifestação de lepra, mas que a própria ordem dos frades menores teria ocultado ao longo dos anos. Sack, porém, não apresenta nenhum argumento que justificasse essa hipótese, além do fato que é de conhecimento geral, que Francisco conviveu certo tempo com leprosos ou próximo a um leprosário, o que nos faz acreditar que essa mentira foi criada tão somente para angariar alguns milhares de dólares com a venda do livro, que alcançou alguma repercussão quando de sua publicação.


Francisco e Clara de Assis tiveram uma relação afetiva ou amorosa no sentido literal da expressão, como homem e mulher?

Essa é uma das questões mais corriqueiras para os irmãos que iniciam sua formação enquanto franciscanos.
como é de conhecimento, muitas das fontes que contam a vida de Francisco e Clara de Assis foram encontradas de forma esparsada ao longo de todo o século XX. Muito do que se sabia até então acerca da vida destes dois grandes santos foi transmitido pela tradição oral por quase 800 anos. Essa tradição oral permitiu que muitas histórias ficticiosas dos assissienses fossem introduzidas ao relato original, o que ocasionou que tal impressão se difundisse pelo tempo.
Essa questão também fica muito clara em diversos filmes que tentam, a seu modo, reproduzir a vida de ambos. É válido recordar que essa obras cinematográficas tem, antes de tudo, um interesse comercial, e não necessariamente um apego ou zelo pelas fontes, por isso propõem reiteradas vezes um suposto romance aos moldes de 'Tristão e Isolda' ou 'Romeu e Julieta', que tanto agradam ao público.
É certo que havia um imenso amor entre os dois, mas não um amor eros/ carnal, e sim um amor fraterno, que imanava antes de tudo de Deus.



A 'Oração pela paz' (Senhor fazei de mim um instrumento de tua paz!) é de autoria de São Francisco?

O leitor que comparar a 'Oração pela paz' com outras orações ou composições semelhantes de São Francisco, pode alegar com alguma convicção que elas tem um estilo comum, ou ao menos muito parecido.
Os estudiosos, porém, dizem que essa oração foi escrita muito provavelmente no século XX, durante o período da 2ª Guerra Mundial, por um soldado ou alguém que de alguma forma conhecia o cerne dos ensinamento de Francisco, e principalmente o seu apreço pela paz.
Essa explicação é razoavelmente plausível tendo em vista as muitas composições religiosas compiladas em períodos de grande aflição, como no caso particular da Segunda Grande Guerra. Não se sabe quem de fato é seu autor, mas é claro que a mensagem sintetiza o anseio pela paz tal como o nosso Seráfico Pai.

Caso haja alguma dúvida ou questão que você queira nos fazer, basta postar um comentário logo abaixo e nós nos esforçaremos para respondê-lo.

PAZ E BEM!

quarta-feira, 21 de março de 2012

VOCÊ SABIA QUE: Hoje é o dia internacional pela eliminação da discriminação racial?

Vejamos o por quê dessa celebração em linhas gerais:

"Em 1976, a ONU escolhe o dia 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, para lembrar os 60 negros mortos e as centenas de feridos na cidade de Shapeville, África do Sul, em 21 de março de 1960. Estas pessoas foram vítimas da intransigência e do preconceito racial quando pacificamente realizavam uma manifestação de protesto contra o uso de “passes” para os negros poderem circular nas chamadas áreas “brancas” da cidade."


Não queremos nos alongar em nossas reflexões ou prováveis discursos em torno dessa temática, por isso recorremos mais uma vez a uma simples 'tirinha' do desenhista Alceu Resende, que nos leva a pensar um pouco sobre essas discussões que ainda são tão plausiveis e presentes em nossa sociedade contemporânea.

 
Clique para aumentar

Deus vê o coração e não a simples denominação de raça ou cor da pele!

PAZ E BEM!

terça-feira, 20 de março de 2012

"16"

"Seguia por toda parte o amado pelos vestígios que deixou nas coisas, e fazia de tudo uma escada para chegar ao seu trono". (2Celano 165, 6)

Como se diz popularmente, 'depois que o ovo já foi posto em pé, é simples demais dizer que fazer isso é fácil'.
Seria muito fácil dizer também que São Francisco trilhou o caminho mais simples, encontrando o seu amado, Deus, nas coisas mais simples. E de fato assim o fez.
Mas isso não tira o mérito, mérito desprezado pelo Seráfico Pai, dessa forma tão original de busca pelo seu Criador.

Em sua época, e até hoje, Francisco era chamado de penitente.
Não exatamente um penitente no sentido de se castigar ou se flagelar (poenitencia), mas no sentido primeiro que nos quer remeter 'àquele que sente falta de algo' (paenitencia).
Nesse sentido, o assissiense é um exemplo de penitente, uma vez que sente a falta de Deus, e não só isso, pois também o busca incessante e incansavelmente. Mas da forma mais simples, e um tanto quanto inconcebível para a sua época, busca os sinais do Criador nas criaturas que o cercam.

Ora, olhando do ponto de vista de um observador, oitocentos anos depois de todas as maravilhas operadas por Deus através do poverello de Assis e seus seguidores, e dizer que tudo foi simplório, comezinho e, até mesmo, bucólico, me parece demasiadamente anacrônico e inadequado.
Francisco seguiu tão somente as instruções de São Paulo: 'buscai, aspirai primeiro às coisas do alto'.

A diferença é que, enquanto muitos de seus contemporâneos, e tantos outros que ainda hoje se denominam franciscanos, buscavam a Deus literalmente no céu, no alto, em um lugar fisicamente distante, Francisco encontrou na natureza, na criação, no próximo físico e espiritualmente Aquele a quem devemos nossa existência. E essa existência sim, essa podemos chamar de simplória, comezinha e bucólica.

Pensemos nessas coisas!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação

segunda-feira, 19 de março de 2012

DESTAQUE DA SEMANA

A cerca de 11 dias, no último 8 de março, milhares e milhares de posts, reportagens e homenagens foram divulgados por ocasião do dia internacional da mulher.
E este blog não foi diferente!

Nessa data recordamos varios momentos importantes na historia das conquistas feminias em nossa sociedade, dando destaque para os mais diversos aspectos de nossa vida que são divididos com nossas mães, namoradas, esposas, amigas etc.

Mas na semana passada, e mais especificamente na terça-feira, algo me chamou atenção em torno de um assunto correlato, que é de extrema relevancia e que quase não foi veiculado por ocasião das homenagens anteriores.

O programa de TV "A Liga", da Band, exibiu em sua ultima edição uma série de reportagens com o tema 'Violência domestica'

A sintese das ideias apresentadas neste programa estão explicitas nos quadros abaixo:






Confesso que me senti envergonhado de ser homem ao assistir esse programa!
O que foi basicamente apresentado é uma situação que se multiplica diariamente em nossa sociedade e que, ainda que hajam meios de cerceamento deste tipo de de violencia, essa ainda é uma realidade estrondosamente evidente.

É claro que na história do gênero feminino muitas coisas já foram conquistadas, em sua maioria de forma externa, na rua, no trabalho, etc.
Agora é hora de conquistas internas, no lar, com o companheiro...tudo isso regado com uma dose significativa de amor e respeito.

O destaque da semana vai para essas mulheres que ainda sofrem com a sina de serem consideradas o sexo fragil, as 'Amélias', as 'escravas do lar', as " Marias da Penha' que se multiplicam por esse machista país chamado Brasil!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação

Para conferir mais informações e o programa na íntegra, 
CLIQUE AQUI!

domingo, 18 de março de 2012

Crônicas da terra de Francisco

por Frei Bruno Scapolan, ofm 


Caríssimo amigo leitor, com as bênçãos de Deus prossigo aqui nas terras do Seráfico Pai Francisco de Assis. Cada semana uma graça que Deus concede, ou melhor, cada segundo, não é mesmo?
No domingo passado recebemos mais uma vez os nossos irmãos de rua para almoçarem conosco, alguns vinham pela primeira vez e outros estavam voltando novamente. Como sempre a experiência foi enriquecedora e pude partilhar a vida com alguns deles.
Na quarta-feira recebi a visita dos meus amigos do curso de italiano: Jean Jacques (francês) e Cecília (Taiwanesa), eles vieram aqui para conhecer o convento onde eu moro e que é um ponto turístico muito procurado pelos turistas italianos e estrangeiros. Depois Jean Jacques com suas técnicas de design fez um cartão postal com as fotos do Mosteiro e colocou também a minha foto de hábito. Agora a Itália tem um cartão postal com as foto do 'frade propaganda' brasileiro.
Na quinta-feira recebemos aqui no convento a visita de dois brasileiros (Pedro e Natália) de nossa Paróquia Santo Antonio Maria Claret de Ribeirão Preto. Eles vieram passar uns dias de férias na Itália e resolveram passar por aqui, pois conhecem o Ministro Provincial e também outros frades italianos que já estiveram no Brasil. Nós preparamos pão de queijo para eles, e a noite fomos comer uma pizza. Sexta-feira fomos comer em uma churrascaria brasileira aqui em Napoles.
Que a quaresma continue produzindo frutos no coração de cada um e até a próxima.