quinta-feira, 3 de maio de 2012

AMAR PRIMEIRO!

No nosso último texto, fizemos uma breve introdução sobre o que começaremos a tratar de maneira mais especifica hoje: o Ideal Franciscano de Vida, mas agora refletindo sobre os seus cinco pontos específicos.
No título nós temos o Ideal que falaremos hoje:

AMAR PRIMEIRO!

Não seria necessário dizer mais nada, visto que que estas duas palavras dizem tudo, - amar primeiro. Mas usaremos um exemplo prático, narrado pelo evangelista Lucas, para compreender este ideal. Antes de prosseguir te convido a ler a narrativa aqui, a partir do versículo 11.

O ponto central para entendermos o amar primeiro neste evangelho está no versículo 20b que diz assim:
"Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e foi tomado de compaixão. CORREU-LHE AO ENCONTRO, abraçou-o e o cobriu de beijos."






Quando o filho ainda está longe, sem querer saber motivos ou intenções, o pai corre, isso mesmo, corre ao encontro do filho. Quem ama tem pressa de amar. O pai não fica esperando o filho chegar mais perto, mas já se lança ao caminho o mais rápido que pode, para que pudesse novamente dar o seu amor ao seu filho, e o evangelho continua narrando a alegria deste pai com o retorno de seu filho, independente de qualquer outra coisa.

Amar primeiro é isso! É não esperar que o outro venha te dar motivos, te apresentar intenções, mas simplesmente 'correr-lhe' ao encontro e oferecer aquilo que gratuita e essencialmente recebemos de Deus: o amor!
Não basta simplesmente dizer que ama, é preciso sair da comodidade de nossa varanda sombreada, e sair correndo pelo caminho ensolarado, cheio de pedras, simplesmente para poder amar o teu irmão.
O filho não tem nome, o pai não tem nome, somos todos ao mesmo tempo, pai e filho, precisamos amar e também ser amado. Dentro de nossas fraternidades, este deve ser o nosso pensamento para com todos os irmãos, porque independente de onde veio, como veio, e porque veio, é nosso dever simplesmente ama-lo primeiro, sem querer nada em troca, e estaremos começando a de fato viver o evangelho em fraternidade.
Com o mundo? Façamos o mesmo!

ATREVA-TE

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local