segunda-feira, 14 de maio de 2012

Editorial - 14/05/2012

Olá galera do blog. Tudo firmeza?

Para nossa reflexão de hoje gostaria de contar com uma super prudência sua, amigo leitor. Tenhamos cautela em como receber tais notícias. Bom vídeo pra você.


Se quiser assistir em duas parte, acesse os links a seguir - vídeo1 / vídeo2.

Depois desse longo vídeo o que posso dizer a vocês é reforçar as palavras do próprio pesquisar Ricardo: isso não é carta branca para a poluição porque não causo efeitos no clima do mundo. Vamos com calma pessoal. Entre muitas coisas o que quero destacar é o seguinte, com ou sem efeito estufa devemos cuidar, preservar a natureza porque ela também é parte da criação de Deus. Como dizia Francisco, são todos irmãos e cada qual possui seu papel.

Caso surja dúvidas e essa é a intenção, aflorar nosso pensamento refletindo coisas do nosso convívio, ficarei feliz em respondê-las. Além de estudante de Biologia tenho contato com muitos professores da área que também ficariam feliz respondendo a esse tipo de pergunta.

Fique com Deus. Paz e bem.

Murillo Torres Lopes
Subsecretário de infanto, micro e mini-franciscanos

domingo, 13 de maio de 2012

Crônicas da terra de Francisco

Paz e Bem meu caríssimo leitor(a). Que a paz de Deus e o amor de Nossa Senhora, Mãe das mães, estejam com todos vocês.

Hoje é um dia muito especial, pois além de celebrar a Nossa Senhora de Fátima, comemorando alegremente o mês mariano, celebramos também o dia das mães. Estas mulheres maravilhosas que doam toda a sua vida no amor a nós, seus filhos. Este é um dom, do qual o próprio Deus quis participar, pois ele se fez carne no ventre de uma mulher e recebeu dela todo o amor e carinho. Que o amor de nossas mães, seja o exemplo fiel do amor e da entrega de Maria. E que essas mulheres iluminadas recebem também de Deus o amor! Este manifestado na pessoa de Jesus por sua mãe.

Sábado passado tivemos aqui na Igreja Basílica de Santa Clara a missa solene com o Cardeal de Nápoles, e nesta missa o sangue do Mártir San Genaro se liquefaz, sinal de benção para este povo cheio de fé. É algo emocionante, pois o sangue está petrificado e pouco a pouco vai se liquefazendo. Geralmente isso acontece no decorrer da celebração, mas o interessante neste ano é que o cardeal ao abrir o lugar onde se conserva a relíquia o sangue começou a se liquefazer e no percurso todo da procissão ele se liquefez, estando toda a celebração da missa liquefato. È uma sensação única que não se pode explicar. Aproveitei para rezar por todos os amigos, familiares e por todos que sempre me pedem orações.

No domingo passado aproveitei para conhecer alguns lugares em Nápoles, fazendo uma visita com guia turístico, e o melhor de tudo é que foi sem pagar nada, pois este mês é cultural e não se paga estes eventos.
Na sexta-feira eu fui a uma Encenação Teatral em uma de nossas paróquias. A peça foi escrita por um dos paroquianos e refletia um pouco da realidade social no qual se encontra a Itália atualmente, mais especificamente a cidade de Nápoles. O interessante é que o próprio autor era o personagem principal. E foi algo maravilhoso, no qual faziam uma comparação com o homem Adão e Eva e que devido ao pecado foram expulsos do Jardim do Éden e tiveram que sofrer para se sustentar, e chegamos aos dias atuais, onde tantos padecem pela falta de trabalho, padecendo para se manter e ganhar o pão de cada dia.

Neste sábado tive a oportunidade de conhecer um pouco mais de Nápoles pela manhã e no período da tarde fomos assistir a mais uma Peça Teatral sobre a vida de Santa Maria Francisca das Cinco Chagar, terciária franciscana, dos anos de 1800. Ela é uma santa que recebeu os estigmas de Cristo e sempre viveu a caridade aos pobres como franciscana. Um belíssimo modo de evangelização.

Desejo a vocês uma ótima semana e que as bênçãos de Deus por intercessão da Mãe Maria sejam constantes em vossas vidas.

Fraternalmente,

Fr. Bruno Alexandre Scapolan, ofm