terça-feira, 6 de agosto de 2013

Vocação sacerdotal - Frei Manoel Gomes

Olá caro leitor, leitora. Paz e bem. Esse mês a Igreja se recorda das vocações dadas por Deus. São muitas, mas comemoramos algumas. Essa semana que vai passando ainda sentimos o gostinho das missas homenageando nossos padres. O Blog nesse mês trará cada semana algum testemunho sobre vocação, alguma palavra de compreensão maior sobre o assunto. Hoje nos fala Frei Manoel Gomes. Boa leitura.


A vida do presbítero
Este texto é baseado no documento Prespitorun ordinis sobre o ministério e a vida dos presbíteros. O Decreto do Concílio Vaticano II fez uma belíssima reflexão sobre a vida e o ministérios dos presbíteros. Os presbíteros pela sagrada Ordenação e missão que recebem dos bispos são promovidos para o serviço de Cristo Mestre, Sacerdote e rei, cujo participam. E é por este ministério que a Igreja aqui na terra não cessa de edificar-se num povo de Deus, corpo de Cristo e templo do Espirito Santo. O documento diz que Cada presbítero deve tratar santamente a Jesus em seu coração, e num espírito de profecia dar testemunho sobre Jesus, desempenhando o múnus sagrado de evangelizar, para que os povos se tornem oblação agradável, santificada no Espírito Santo. Assim os presbíteros ao se dedicarem à oração e à adoração, ao pregarem a Palavra de Deus, ao oferecerem o Sacrifício eucarístico e administrarem os demais sacramentos, ao exercerem os diversos ministérios em favor dos homens, contribuem de um lado para aumentar a glória de Deus e por outro para levar os homens a se adiantarem na vida divina. Com base nisto pode se afirmar que os presbíteros pelo Sacramento da Ordem se configuram com Cristo Sacerdote, e com isso alcançarão a santidade de maneira autêntica, se desempenharem suas tarefas de modo sincero e incansável no espírito de Jesus. Uma vez que celebram o mistério da morte do Senhor, procurem mortificar seus membros, abstendo-se dos vícios e das concupiscências. Prespitorun ordinis lembra desta forma os Sacerdotes que jamais se encontram sós no desempenho da sua obra, mas que se apoiam sobre a força do onipotente Deus. Trabalhando pela obra de Cristo com a Fé que levou a Abraão a encontrar forças para buscar uma nova terra. O sacerdote é chamado a viver sua missão em Cristo, com a intercessão de Maria e proteção de são José.

Frei Manoel Gomes, OFM

domingo, 4 de agosto de 2013

Boletim Jufra Frei Leão 02

Meus irmão, minha irmã, caro leitor, desejamos a você a paz do Senhor.

Queremos compartilhar com você mais um pouco das nossas andanças, rs.

De março pra cá a fraternidade de Franca não parou de se reunir. Sempre aos sábados, das 19h00 às 20h30 na sala de vídeo da catequese na paróquia São Judas Tadeu. Venha nos visitar. Veja o nosso endereço aqui.

Como todos os anos, e esse não poderia ser diferente, visitamos a mães da fraternidade Jufra Frei Leão. Entregamos nossa lembrança na noite de véspera do dia das mães. No final rolou até um suquinho e uns pão-de-queijos. Confira alguma fotos abaixo e o álbum completo aqui.







E se passaram um ano desdo nosso último Capítulo Eletivo. É hora de renovar o conselho, mudar funções, revigorar o serviço fraterno. Irmão Douglas, secretário regional do estado de São Paulo junto do assistente espiritual do regional, Frei Alexandre, conduziram o capítulo e nosso momento de revisão e reflexão.

Os irmãos eleitos foram:
Secretária fraterna - Michely Garcia
Formadora - Jeniffer Souza
Subsecretário de minifranciscanos - Felippe M L Pinheiro
Subsecretário de Comunicação - David Stefani Prado
Subsecretário de Escrituração e Arquivo - Wendell Ferreira Blois
Subsecretário de DHJUPIC - Mateus Garcia
Subsecretaria de Finanças - Murillo Torres Lopes
Animadora Fraterna - Maria José

Confira fotos logo abaixo e o álbum aqui.








E o aniversário de um irmão nosso é na verdade uma grande festa e alegria. Dia 01/06 alguns irmãos estiveram na cidade de Bebedouro para celebrar o aniversário de nosso irmão Lucas Cirqueira, o Roxim. Confira mais fotos aqui e veja algumas logo abaixo.








O dia 20 de junho de 2013 ficou na história do nosso país. Dia que o povo saiu as ruas pra protestar contra o sistema corrupto e ineficiente do nosso governo. Franca não ficou de fora e não poderia ficar também os irmãos da Jufra de nossa fraternidade. Nem todos puderam ir, mas o grito dos que foram valeu por todos. Confira algumas fotos desse dia.














Celebrar é algo importante para nós humanos. Celebramos tudo, a começar o dia de nascimento. Por isso celebramos o aniversário de nossa irmão Jeniffer, 06/07. Teve até irmãos de outros fraternidades participando, rs. O bom é estar com quem a gente gosta e se sente bem e feliz. Veja o álbum de fotos aqui.


E solidariedade não pode faltar no coração de ninguém. É fácil ajudar um irmão, uma irmã. São tantas formas, tantos modos... Mas o Regional da Jufra São Paulo nos motiva as campanha de doação de sangue e nós da fraternidade Jufra Frei Leão sempre estamos por lá ajudando os estoques a não ficarem baixos. Pode parecer pouco, mas uma bolsa de sangue que se doa já é muito, salva vidas. No dia 13 de julho batemos nosso cartão no Hemocentro de Franca. Isso ai irmãos Mateus, Paulo, Murillo e Wendell, vamos que vamos. Seja você também um doador.



Esse ano, 14/07, a Fraternidade Fonte Colombo, OFS, acolheu os irmãos do VIII Distrito de São Paulo no Encontro Distrital. É sem dúvidas muito bom ver tantos irmãos juntos.






Jufra e OFS são uma única coisa. Todos franciscanos seculares. Mas as vezes a distância não nos permite conhecer tão bem nossos. Pensando nisso  de 20 a 27/07 os irmãos da Jufra visitaram alguns de nossos irmãos da OFS. Conhecer sua vida, caminhada, suas motivações foi o intuito, além de claro nos fazer mais irmãos.

Espero que você leitor tenha gostado de nossa caminhada e esperamos você caso queira nos visitar. Paz e bem.