sábado, 8 de fevereiro de 2014

OFS Fonte Colombo 105 anos

Parece que foi ainda ontem que nos levantamos cedo e nos encaminhávamos até a Catedral de Nossa Senhora da Conceição e, juntos com Dom Frei Caetano Ferrari, celebrávamos o centenário de nossa fraternidade Fonte Colombo. Depois saímos em carreata até a praça Ana Nicácio, no bairro da Estação, e em meio a fogos e discursos, descerramos um monumento em homenagem a uma das irmãs fundadoras de nossa fraternidade. Depois encerramos nossa comemoração com um belo almoço na igreja de São Judas Tadeu, nosso lar paroquial.
O tempo é ligeiro! Cinco anos já se passaram. Outros dois outros bispos já ocuparam a cadeira episcopal. Irmãos vieram até nós. Outros se foram. E quando chegamos novamente a datas e momentos como esse devemos pensar: O que fizemos até aqui? Como foi nossa caminhada nesse período? Que desafios abraçamos, e de que forma os encaramos? Este é um momento muito oportuno para refletirmos sobre nosso passado recente. Mas também devemos atentar para o nosso futuro, pois se mantivermos nosso pescoço apenas voltando-se para o passado corremos o risco de adquirir um torcicolo histórico.
Quais são nossas aspirações para os próximos tempos? Mais do que preparar o ano corrente, ou o ano imediato que está por vir, precisamos pensar, imaginar e refletir: que fraternidade queremos construir para os tempos vindouros? E ainda: Como eu posso me colocar como parte dessa construção que já começa com nós mesmos?

Pensemos nisso! Mas sejamos ligeiros, para que não percamos, literalmente, o bonde da história.

Wendell Ferreira Blois
Irmão fraterno
Fraternidade Jufra Frei Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário