quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Fonte Colombo

Ao conhecer a fraternidade, fiquei sabendo de sua denominação "Fonte Colombo". Como leiga, e nada entendendo do carisma franciscano, fiquei a imaginar porque Fonte Colombo e não outro como São Francisco, Santa Clara ou outros santos franciscanos. Mas, conforme os meus conhecimentos sobre esta espiritualidade, fui entendendo como o Espírito do Senhor agiu em São Francisco ao denominar este recanto sagrado de Fonte Colombo, e como os nossos irmãos tiveram a feliz ideia de dar este nome a nossa fraternidade, bem como foram inspirados e tocados pelo espírito franciscano. Assim encontramos sobre Fonte Colombo: "O santuário encontra-se a cinco quilômetros ao sul de Rieti, na encosta do monte Rainério. Segundo a tradição, Francisco esteve no local pela primeira vez em 1217 e parando junto a uma pequena fonte de água deu-lhe o nome de 'Fons Colubarum' origem da denominação do eremitério e da região em torno dela" (Devocionário Franciscano pg. 264). Vale a pena conhecermos e refletirmos sobre este santuário tão importante para nós franciscanos onde Francisco teve experiências importantes, tais como por exemplo, a preparação da Regra, sendo esse um dos fatos mais importantes que verificados em Fonte Colombo. Para entendermos a profundidade deste acontecimento devemos ler, rezar e refletir sobre a partir de 2 Celano 209. Este recanto foi tão agradável ao santo pelas circunstâncias e pela sua de solidão para suas reflexões, além do respeito pela pobreza a que ele tanto desejava para si e seus irmãos. Havia ainda neste santuário, profundas Fendas que o levava constantemente a meditar no mistério da Paixão de Cristo, e por isso, encontravam-se frequentemente ali para seus retiros. Por isso, irmãos, neste breve relato vimos um pedacinho do que foi e qual a importância de Fonte Colombo para São Francisco. Cabe agora, a nós, refletir e meditar sobre a nossa Fraternidade que leva um nome tão significativo. O que ela representa para mim, partindo da visão de Francisco? Qual é o meu sentido de pertença, depois de conhecer e saber o quanto Fonte Colombo foi importante para o nosso Pai Seráfico? Fonte Colombo: fonte que nos inspira a buscarmos sempre desta água límpida e pura que Francisco nos fez provar e desejar cada vez mais.
Caros irmãos, precisamos compreender o que representa para nós esta Fonte, as Fendas e a Regra, pois só assim conseguiremos entender um pouquinho como este santuário foi importante para Francisco e, assim, também será sempre para nós. E que São Francisco e Santa Clara abençoem a nós e nossa fraternidade, nesta data festiva, dia 2 de fevereiro onde a fraternidade está completando 105 anos.

Maria Helena Barbosa Gonçalves
Mestra de Formação
Fraternidade OFS Fonte Colombo

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O lugar é Fonte Colombo

“Viver o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”


Fonte Colombo é lugar do chamado, da escolha, do sim, da renúncia. Foi ali que Francisco escreveu a regra de vida dos frades menores, que se baseia na frase citada logo acima. É lugar da mudança. Fonte Colombo é fonte de vida para toda a vida franciscana. Lá nasce as linhas que desafiaram os homens e mulheres daquele tempo e do nosso, a aventura do radical seguimento do evangelho. A charge nos mostra os frades talvez temerosos com o que Francisco escrevia, porque de fato, seguir Jesus Cristo é exigente. Francisco tinha claro a necessidade de viver sempre e mais próximo ao evangelho, mas esta não é uma tarefa fácil, porque exige uma escolha pessoal pelo Cristo, um sim generoso como o de Maria e principalmente, muita renúncia. Francisco em Fonte Colombo, compreende o chamado para si, e para aqueles que o desejaram seguir. Ali Francisco, escreveu as linhas pelas quais deveriam caminhar ele e seus frades. Naquele mesmo ano, 1223, a regra escrita em Fonte Colombo foi aprovada pela Santa Sé. Nós, fraternidade Fonte Colombo, somos chamados ao desafio da regra, a fazer a nossa opção de vida, a dizer nosso sim a Deus, e a renunciar a tudo que nos impede de viver este carisma.
Nos tornemos, uma nova fonte Colombo, não como lugar de uma nova regra, mas como o lugar da mudança, onde Deus ensina e nos convida a segui-lo.

Mateus Agostini Garcia
Irmão Fraterno

Fraternidade Jufra Frei Leão