sexta-feira, 24 de agosto de 2012

CINE PIPOCA

"Francis of Assissi" (EUA, 1961) conta como o  homem nascido em berço de ouro, cercado de privilégios, paixões e luxo, Francisco de Assis, veio a ser um dos mais amados e reverenciados santos da história. Bradford Dillman interpreta de modo marcante o ambicioso aventureiro que ouve a voz de Deus e responde abandonando sua vida de conforto.

Ao trocar a espada pela cruz, ele se eleva à glória... mas acaba tendo o trabalho de sua vida ameaçado por uma hierarquia corrupta e ciumenta dentro da própria Igreja. Sob a batuta de Michael Curtiz, famoso diretor de Casablanca, esta história épica de coragem e sacrifício é uma inspiração para toda a família.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

IMAGEM DO DIA

Nesse dia nacional do folclores, a IMAGEM DO DIA destaca dois grandes personagens da história da humanidade que são verdadeiras "lendas divinas".

"É necessário uma redescoberta daquele carisma, daquela vocação. Faz-se mister a redescoberta da lenda divina de Francisco e Clara.” João Paulo II

"20"

"Prometemos grandes coisas, maiores são as que nos foram prometidas. Observemos as primeiras e suspiremos pelas segundas". (2Celano 191,9)

Retomamos hoje, caros leitores, nossa caminhada reflexiva em torno de pequenos trechos da obra de frei Tomas de Celano acerca da vida de nosso Serafico Pai São Francisco de Assis. Particularmente por este texto, iniciamos uma série de pequenos textos que abordam várias passagens do subcapitulo 191 da "Vida Segunda".
O trecho escolhido para hoje nos fala de promessas.
Esta palavra que nos é tão cara, tanto em nosso cotidiano individual, quanto em nossa vida comunitária e/ou fraterna, por meio da história da salvação humana, escrita pelo próprio Deus.
Nessa passagem especifica, Francisco está contando uma parabola a seus frades, de modo a admoesta-los acerca da união que deveriam ter uns com os outros, independetemente da sua origem social, econômica e, principalmente, intelectual.

Na história da salvação que destacamos logo acima, Deus não faz distinção de homens por meio de classificações tão humanas e mesquinhas (ainda que tenha uma predileção clara pelos simples). Mas estabelece um vinculo de comunicação, como Criador para com suas criaturas, de modo a mostrar-lhes quais os caminhos mais propícios.
Esses são os caminhos da promessa!
Promessa de uma vida melhor à sua sombra, como é proposto desde Abraão, passando por Moisés e se estendendo por todos os grandes personagens do antigo e novo testamento até chegar a nós.

Em contraponto, também fazemos grandes promessas: de mundança de vida, de hábitos etc., mas que muitas vezes não são mais o que meras propostas momentâneas e superficiais.
Como no trecho destacado do texto de Celano, essas são promessas menores, ínfimas se comparadas às que Deus nos prepara e reserva.

Francisco acreditava firmemente nas propostas de Deus, manifestadas plenamente em sua vida: coração, alma e espirito. Supliquemos em meio a suspiros, para que Deus se digne a manifestar nas nossas a milesima parte da proposta feita ao nosso querido assissiense.
Pensemos nisso!

Wendell Ferreira Blois
Fraternidade Frei Leão

Para ler as reflexões anteriores da coluna "Leituras de Celano", clique AQUI!


terça-feira, 21 de agosto de 2012

TURMA DA MÔNICA EM: Tirinhas franciscanas (2)

Hoje o Cascão vai no contar um pouquinho mais sobre um poema de amor composto por São Francisco à Deus e a natureza: o Cântico das Criaturas.
(Clique na imagem para aumentar)


Para ler o "Cântico das Criaturas" na íntegra, clique AQUI.