sexta-feira, 13 de abril de 2012

ARTE E REFLEXÃO - ESPECIAL MANGÁ

O blog Frei Leão publica hoje a penúltima parte desta edição da coluna 'Arte e reflexão - Especial Mangá'.
A partir dos quadrinhos japoneses, propomos uma reflexão bem humorada em torno do evangelho de São Mateus 18,13-35, onde Jesus nos dá um ensinamento sobre o perdão através da parabola do 'servo imconpassivo'.
Boa leitura!
(Clique na imagem para aumentar!)




"A Bíblia em Mangá – O Novo Testamento"
Ajinbayo e Akin Akinsiku

quinta-feira, 12 de abril de 2012

FRATERNIDADE: PARTE II

Vários conceitos já foram considerados ao longo da história, tentando compreender, interpretar e explicar o que é a fraternidade. Mas nenhuma delas se compara a verdadeira experiência de conhecê-la, fazendo parte. Todas as teorias são importantes a medida que nos iluminam a vivência fraternal, mas nada ensina mais, exige mais, acalenta mais, corrige mais do que estar com os irmãos.




Na reflexão de hoje tomo a liberdade de contar algumas histórias, que a meu ver evidenciam esse ser fraternidade. Algumas engraçadas, outras não, e que talvez não transmitam a mesma emoção que foi experimenta-las, mas que deve provocar a imaginação.

A primeira coisa que você vai perceber quando você entra na fraternidade, é que os irmãos já se sentem donos de tudo que é seu. Eles chegam na sua casa, e a sua avó acaba virando avó deles também. Eles chegam e abrem seu armário pra pegar o prato que ele te pediu e você demorou a levar. Ele deita na sua cama e dorme como se estivesse em casa. Fala que o suco está ruim sem a menor cerimonia. Se acham donos até da sua casa, exemplo:

_Irmão vamos fazer um churrasco amanha viu?!
_Tudo bem? O que tem que levar e onde vai ser?
_Bem nós vamos dividir entre nós a carne, o refrigerante, mas você poderia fazer aquela sobremesa?
_Posso sim, mas onde vai ser o churrasco?
_NA SUA CASA!
_Mas eu tenho que sair amanha!
_Ah! Desmarca!

Existe um ponto que varia muito de fraternidade pra fraternidade, mas no caso em Franca, os meus irmãos são os donos da minha barriga, são eles que dizem que eu estou gordo, que estou magro. Não no sentido de me colocar pra baixo, mas querendo que eu não exagere. E não existe nada pela metade é tipo assim:

_Irmão 'tá' precisando fazer uma caminhadinha hein, ta ficando com uma barriguinha!

Bem fraternidade também guarda alguns segredos, porque tem alguns irmãos que não gostam de alho, (neh Wendell) mas convenhamos com comida sem alho não fica tão saborosa assim. Para agradar a gregos e troianos, qual o segredo? Amasse o alho até ele virar uma pasta que ele some na comida, da o sabor e ninguém vê, então não cria problemas.

Fraternidade é o lugar que os irmãos brigam, discutem, saem bravos, escrevem cartas de renuncia e afastamento, mas que logo voltam atrás pelo testemunho da "correção fraterna". E não pensem que estou falando de um fato isolado, eu já presenciei isso 3 vezes distintas, em fraternidades distintas.

Dinheiro é um problema que insiste veementemente em faltar em nossas fraternidades, então sempre estamos juntando as moedas e os poucos números das notas pra fazer algo. Mas algo valoroso é que todos sempre devem participar independente do dinheiro ou de qualquer outra coisa. Carroçao Lanches conhece muito bem isso, porque não é sempre que todos tem dinheiro, mas todos sempre comem, juntos.

Filmes de terror são momentos únicos na vida fraterna e promovem um entrosamento fabuloso entre os irmãos. Porque assustar é uma questão de tempo, e o irmão ao lado é o porto seguro, mesmo que ele esteja com mais medo que você. O grande problema desses filmes, é a janela aberta e o vento na cortina.

Não existe maneira melhor de aprender a cozinhar do que em fraternidade. Coloca todo mundo na cozinha, fogão à lenha, cardápio mais ou menos definido, acende o fogo e começam as 'sugestões'. "Põe mais água!", "Tira do fogo!", "Passa pra trás!", "Põe mais lenha!", "Já viu o sal?", "Não tem que colocar cebolinha agora?", mas o mais triste de tudo é que o cidadão que fala assim: "Tem que passar sabão por fora da panela pra não queimar!" aparece um pouco atrasado.

Em fraternidade, se você for a algum lugar para rezar, então reze; se você for em algum lugar apenas para visitar, apenas visite; porque dependendo do que te é proposto por outros, os irmãos aprontam o maior escândalo. Não por ciumes, mas por zelo!

Neste lugar você aprende a respeitar o seu irmão, embora muitas coisas aqui possam parecer o contrário. Mas a realidade de tudo isso, é que você se torna tão intimamente ligado a vida do seu irmão, que você se preocupa com ele, cuida dele, e critica ele, como se fosse ele mesmo.

Pra quem lê, talvez isso tudo pareça tão estranho, mas são várias atitudes que ao longo do tempo foram construindo fraternidade. Não tem nada de utópico ou teórico nestas linhas. Esta é uma pequena parte da vida em fraternidade. Não é uma fraternidade perfeita, pois tem problemas como tantas outras. Mas nós as enfrentamos assim. Os irmãos que hoje vivem juntos isso, foram dados por Deus para que cuidássemos uns dos outros, e neles encontramos as mais diversas personalidades, jeitos, manias e loucuras. Mas é desse jeito todo torto e maluco, que nós descobrimos o sabor da fraternidade.
Não me preocupo muito com o "estar certinho", porque como diz o ditado:
"Deus escreve certo por linhas tortas!"

Fraternidade é o lugar onde as pessoas tortas se encontram, para que Deus escreva certo nelas e por elas!

Semana que vem, continuaremos falando sobre o Compromissso Franciscano de Vida, e nossa próxima reflexão é sobre "VIVER O EVANGELHO"

Novamente o convite

ATREVA-TE

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

quarta-feira, 11 de abril de 2012

'TÁ NA MÍDIA!'


A pouco menos de um mês, no dia 16 de março, o blog Frei Leão publicou pela primeira vez esta coluna intitulada "Tá na mídia".
Gostaria de lembrar que esse blog em nada quer se equiparar a colunas sociais que destacam programas de televisão, bem como suas respectivas atrações. Muito pelo contrário!
O objetivo ao publicar essa matéria, que tem como conteúdo uma proposta de uma discussão séria sobre um problema sério de nossa sociedade, é levar o nosso leitor a um gesto concreto sobre a temática desenvolvida.

O tema que desenvolvemos é a petição movida por um grupo denominado "Não foi acidente!" , que tenta através de uma especie de abaixo-assinado, alterar alguns pontos de nosso código de transito, de modo a endurecer as leis que lidam com um transito que matam mais do que muitas guerras.
Caso você não tenha lido a primeira matéria sobre o assunto, "clique aqui!"
O vídeo abaixo é uma outra matéria em torno dessa mesma temática, apresentada pelo programa CQC da TV Band na última segunda-feira (09/04/2012).


OK!
Quando publicamos essa matéria em março, muitos leitores compartilharam nosso link, comentaram o texto, 'curtiram' e tudo o mais que tem direito.
Meus amigos, é preciso muito mais do que isso!
São necessarios aproximadamente 1 milhão e 300 mil assinaturas. Ouco mais de 300 mil pessoas já assinaram essa petição.
Quando este movimento alcançar o numero ideal de assinaturas, essa petição será enviada ao presidente do Congreddo Nacional Brasileiro, de modo que nossos congressistas, tal como a Lei da Ficha Limpa que se iniciou com uma petição como essa, seja levado às vias de fato.
Independente de ser franciscano ou não; jovem, adulto, idoso ... o problema discutido por esse grupo, e que pretende estender a discussão em meio a toda a sociedade civil, tem que ecoar e nos mobilizar mais do que simplesmente o nosso mouse em uma rede social e 'curtir' banalmente isso que estou escrevendo.

Peço aos nossos leitores, reflita! Mas não fique parado ... aja, se mobilize!
Se não as leituras oferecidas por este blog de nada adiantarão.
Saiba como fazer algo clicando aqui.

NÃO FOI ACIDENTE!
O blog Frei Leão apoia essa causa!

Façamos a diferença ... mexa-se!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação

terça-feira, 10 de abril de 2012

ARTE E REFLEXÃO - ESPECIAL MANGÁ

Hoje tem quadrinhos no melhor estilo japonês em mais uma edição da coluna 'Arte e reflexão - Especial Mangá'.
Temos como objetivo estimular a leitura de passagens biblicas através dessas obras em mangá que apresentamos. Os quadrinhos de hoje são inspirados na parábola do 'Bom samaritano'! (Lucas 10,30-37)
Boa leitura!
(Clique nas imagens para aumentar)




"A Bíblia em Mangá – O Novo Testamento"
Ajinbayo e Akin Akinsiku

segunda-feira, 9 de abril de 2012

DESTAQUE DA SEMANA

Neste fim de semana, ás vesperas da maior festa da cristandade, a familia franciscana perdeu um grande irmãos que, junto de Deus, celebra a páscoa definitiva nos céus: Frei Clóvis de Figueiredo, Ofm.
Abaixo segue uma pequena biografia deste frade tão querido.
(clique da imagem para aumentar!)























Não tive muitas oportunidades para conhecer a fundo Frei Clovis.
Mas o pouco de nosso convivio, que compreende os encontros vocacionais que fiz entre os anos de 2006 e 2007, me permite descrevê-lo brevemente como o mais humilde e simples frade que já conheci em meio à familia franciscana.
A custódia do Sagrado Coração de Jesus perde um 'grande frade menor'.
'Grande' a medida que se fazia 'pequeno' ou 'menor'.

A familia franciscana perde um exemplo de alguém que, com suas limitações, viveu o franciscanismo com intensidade.

Mas todos nós ganhamos um grande intercessor!
Paz e bem!

Wendell Ferreira Blois
subsecretário de formação