terça-feira, 11 de outubro de 2011

Jufra entrevista

O blog da fraternidade Frei Leão têm o prazer de publicar a entrevista concedida ao mesmo pelo irmão Élson (JUFRA), subsecretário nacional de DHJUPIC (Direitos Humanos, Paz e Integridade da Criação), a começar por uma pequena apresentação de sua caminhada no seguimento de São Francisco.


Emanuelson Matias de Lima (Elson), 22 anos, estudante de História na UEPB, auxiliar de escritório no Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero (CEDHOR), moro no Bairro Alto das Populares, em Santa Rita-PB. Participei da mini-JUFRA na década de 90, entrei na JUFRA em 2002, e fiz o Encontro Inicial da FBJ em 2005, pretendo nos próximos anos ingressar na OFS e realizar a profissão definitiva.



Blog Frei Leão: Partindo do pressuposto que essa subsecretaria é ocupada por indicação do secretario fraterno nacional, na sua opinião, por que você foi indicado? Qual o seu trabalho em DHJUPIC antes de assumir essa atividade no Nacional?

ELSON: “Acredito que pela confiança em assumir a responsabilidade de articular esta subsecretaria e a necessidade de empenho dos jufristas neste serviço primordial dos franciscanos. Participo de Comunidades Eclesiais de Base desde a infância, onde conheci a JUFRA, e junto com as Comunidades da Paróquia me engajei em movimentos sociais, como o Grito dos/as Excluídos/as, desde 2002, o Grupo de Teatro Fé e Vida de 2003 a 2005, a articulação das Assembléias Populares, de 2005 a 2010, o acompanhamento formativo social e pastoral a acampamentos Sem Terra, de 2006 a 2009, e no Centro de Direitos Humanos ‘Dom Oscar Romero’, desde 2008. Participei de Conferências de Políticas Públicas, Fóruns Sociais, manifestações públicas, marchas e celebrações comunitárias.”


Blog Frei Leão: Qual a importância do desenvolvimento desta função no seio da família franciscana e, em especial, na JUFRA?

ELSON: “É preciso lembrar que antes de assumirmos a identidade específica de “franciscanos/as”, somos cristãos/ãs e seres humanos, portanto, se faz necessário levar em conta a ideia de “dignidade humana”. A ideia de Dignidade nos leva ao compromisso com os direitos da pessoa humana, nos interpelando para as lutas do povo. Sendo assim, mesmo se não tivéssemos a fé, mesmo se não fossemos cristãos/ãs e franciscanos/as, por simples questão de humanidade já nos levaria ao engajamento nestas questões. O Evangelho, porém, vem reforçar este chamado ao compromisso com a causa dos pobres, com as causas da Vida, que são as causas do Reino de Deus. Não é admissível se pensar um franciscano/a que não esteja engajado nas lutas de Justiça e Paz.”


Blog Frei Leão: Quais são as dificuldades de desenvolver este serviço a nível nacional?

ELSON: “A primeira dificuldade foi a falta de conhecimento de muitos irmãos e irmãs da importância e necessidade deste serviço de DHJUPIC, o que levava a muitas Fraternidades Regionais e Locais a “escantear” esta função de seus Secretariados Fraternos. A outra dificuldade foi criar um senso de trabalho coletivo nacional, enquanto JUFRA do Brasil, e não como subsecretário apenas. E uma terceira é a diversidade imensa das regiões do Brasil, o que na essência não é ruim, porém se faz necessário levar em conta as diferenças culturais e dos problemas sociais de cada região.”


Blog Frei Leão: Qual sua maior alegria neste serviço? E, se já houve, qual sua tristeza em relação ao mesmo?

ELSON: ”Uma das alegrias é ter conseguindo, em um ano, motivar muitas Fraternidades Regionais e Locais para a escolha de subsecretários/as específicos/as de DHJUPIC. Hoje quase todos os Regionais já possuem esta função, e os que não têm ainda, contamos com jufristas de referência. Outra alegria, e essa é muito grande, é a presença de jufristas em várias atividades sociais, em espaços de articulação e representatividade, como o Grito dos/as Excluídos/as, os lançamentos dos Relatórios de Direitos Humanos no Brasil, as manifestações em Brasília (contra a corrupção, contra a usina de Belo Monte, em defesa dos Povos Indígenas), além da rearticulação do SINFRAJUPE (Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia), onde atualmente integram os a Equipe Executiva Nacional. Tristezas? Não me lembro.”


Blog Frei Leão: Que avaliação você fez da 1ª Jornada Franciscana dos Direitos Humanos?

ELSON: “Minha avaliação é super positiva, pois conseguimos em pouco tempo e com articulação ainda frágil, realizar várias atividades pelo Brasil, e sensibilizar grupos e comunidades para o compromisso com os Direitos Humanos. Na 1ª Jornada abordarmos o tema “Por uma Economia a serviço da Vida”, e o lema “Nada de vós retenhais para vós mesmos!”, refletindo a nossa capacidade humana de ajudar o nosso próximo a assumir-se como gente. Conseguimos ainda uma boa repercussão na imprensa, com matéria especial no Jornal da TV Canção Nova, matéria no Jornal impresso da Arquidiocese de São Paulo, e nos sites da CNBB, do Setor Juventude-CNBB e da Rádio Vaticana.”


Blog Frei Leão: Qual a sua mensagem aos jovens o se aproximar às comemorações dos 40 anos das JUFRA do Brasil e o lançamento da II Jornada Franciscana dos Direitos Humanos?

ELSON: “Irmãos e Irmãs, o mundo espera de nós uma resposta. Jesus e Francisco nos interpela à missão pela Vida! Precisamos nos movimentar, nos mexer, acordar o povo para seus direitos, para a luta. É preciso encarar de cheio a nossa meta de construir o Reino nos caminhos da História.”



Gostou?

Quer saber mais sobre DHJUPIC? Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário