sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Crônicas da terra de Francisco

Caríssimo amigo(a) leitor (a) deste blog franciscano, paz e bem!
Venho até você depois de algum tempo para compartilhar as minhas experiências nas terras de São Francisco.Eu aproveitei este periodo de calor para sair um pouco e conhecer mais a cidade de Nápoles que tem uma riqueza cultural imensa. No dia 25 de julho à 04 de agosto tive a oportunidade de fazer a Marcha Franciscana, cujo tema era "Tu Sei Bellezza". Foi uma experiência incrível. 
Eu já havia participado outras vezes da Marcha Franciscana no Brasil e já estava habituado aos desafios do caminho. A dinâmica é muito parecida com a que acontecia no Brasil, mas aqui cada marchador deve levar a sua mochila, como sinal do peso da cruz daquilo que não conseguimos deixar para tras para seguir a Cristo. Outro fato interessante é que fazíamos alguns trechos de mais de 20 km por dia. Mas a alegria e a maturidade do grupo contribuiu muito para o enriquecimento de cada participante. A emoção foi chegar em Santa Maria dos Anjos. Aqui na Itália são diversos grupos de marchadores de várias regiões, inclusive Croácia, Alemanha e República Checa. E todos se encontram a Santa Maria dos Anjos no dia 02 de agosto para a festa do Perdão. 
Um grande números de Marchadores se reúnem em Rivotorto e dalí fazem o último percurso até a Basílica. Nós fomos o último grupo a chegar, mas os passos quanto mais se aproximam de Santa Maria, mais são intensos e emocionantes. Quando me encontrei diante da Basília as lágrimas começaram a saltar dos meus olhos e eu não me continha, então todos beijam o chão e caminham para dentro da Basília para receber o perdão dentro da Porciúncula.
 Eu chorei até entrar na Basílica, depois que ingressei sentia uma grande paz, o abraço materno de Maria e o perdão do Pai. Depois tivemos um momento de animação na praça da Basílica e a noite livre por alí. 
No dia 03 compartilhamos as experiências e a noite mais uma celebração e animação na praça. E para finalizar no último dia a missa de encerramento e envio dos marchadores. Depois desta experiência riquissima eu tive a graça de receber em Nápoles a D. Conceição, terciária franciscana de Marília e sua filha Leila. Elas ficaram aqui 04 dias e fomos até a Ilha de Capri juntos. 
Agradeço a Deus pelo dom da amizade e de saber que mesmo distante as pessoas continuam nutrindo um amor e um carinho especial por mim. Na semana do dia 15 a 25 de agosto estive na cidade de Palestrina para uma experiência na nova fraternidade franciscana composta de irmãos que buscam viver a simplicidade original do carisma em uma vida de intenso trabalho e oração, sem televisão e tudo aqui que nos distancia do objetivo fraterno. Foram dias ricos de formação, partilha e animo vocacional. 
Agora estou em Nápoles e me preparo para no dia 09 de setembro ir visitar o meu confrade Roberto em Marrocos com o meu provincial.
Que o Senhor os abençoe sempre. E rezem por mim que eu estarei rezando por vocês.

Frei Bruno Scapolan, ofm.


+ Crônicas?  Clique AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário