Desde o fim da década de 70, mas sobretudo na década de 80, os jovens se uniram à movimentos intelectuais da música, a sindicatos e à Igreja, formando uma firme oposição politico-popular ao regime ditatorial vivido pelo Brasil desde a década de 60. Esse movimento ficou conhecido popularmente como "Diretas Já!", e tem como principais símbolos o anseio do novo, do jovem, sobre o regime velho e opressor. E AS COISAS MUDARAM!
Na década de 90, os brasileiros elegeram pela primeira vez desde 1960 seu presidente de maneira democrática através do voto direto. A Esperança se personificou na eleição de um jovem presidente, que parecia imune a corrupção e inspirador de nossos jovens. E de fato os inspirou! Em meio a uma série de denúncias e mazelas envolvendo o governo Collor, os jovens saíram às ruas e novamente se tornam símbolo de uma luta politico-popular: "Os Carapintadas". E AS COISAS MAIS UMA VEZ MUDARAM!
O século XXI definitivamente parece ser o século que mais exigirá da Juventude. As discussões em torno do futuro dessa geração e do destino da Terra parecem interessar muito aos jovens contemporâneos. No Brasil, eles se mobilizaram e continuam se mobilizando em torno de causas politico-sociais-populares, como no caso da usina de Belo Monte. Através da mobilização dos jovens e de outros setores da sociedade, COINCIDENTEMENTE OU NÃO, AS OBRAS ESTÃO PARADAS!
A juventude também se mobiliza em relação à sua fé. O Brasil sediará, além dos grandes eventos esportivos,o maior evento católico voltado para jovens em todo o mundo: A Jornada Mundial da Juventude! Preparar um encontro dessa magnitude requer uma mudança estruturalmente interna, para que o que produzamos não seja algo superficial, mas fruto de nossas obras, e frutos que durem. Precisamos contribuir com as mudanças do nosso país, de modo a realizarmos uma boa Jornada. Mudanças que não fiquem restritas ao concreto, mas também ao que nos cerca e o que diz repeito ao nosso futuro. Se faz necessário refletirmos e discutirmos sobre isso. AFINAL, QUE MUDANÇAS QUEREMOS PRODUZIR?
A Juventude Franciscana (JUFRA) sabe quais mudanças quer produzir. E com protagonismo lançou a 2ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos, com o tema "Juventude e justiça sócio-ambiental - Quanto vale esse progre$$o?", que durante os últimos 10 dias promoveu a reflexão em torno desse tema tão importante. Jovens espalhados por todo o Brasil, de leste a oeste, de norte a sul, se mobilizaram por meio de formações, debates, saraus, panfletagem, caminhadas e outras ações diversas, para difundir essa mensagem. Vivemos de fato o que diz a Carta de Guaratinguetá: "[...] reafirmamos ser presença desafiadora na sociedade, inserindo-nos no meio popular e assumindo-o, através da relação entre fé e vida, celebração e compromisso, humanidade e tecnologia. Queremos debater, articular e desenvolver trabalhos onde se faça ecoar nossa voz para denunciar todas as formas de opressão e injustiça, e participar das lutas para a construção de uma nova sociedade, a Civilização do Amor, baseada na prática da Justiça Social e da promoção da Paz". COM A AJUDA DE DEUS, AS COISAS MUDARÃO!
Wendell Ferreira Blois
subsecretário de formação e DHJUPIC
Antes de ser frade ou religioso, Francisco de Assis foi jovem! O desafio da JUFRA é ser a jovem semente franciscana hoje! Paz e bem
sábado, 10 de dezembro de 2011
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
REFLEXÕES - "Juventude e justiça sócio-ambiental - Quanto vale esse progre$$o?"(9)
Nesse penútimo dia de nossa Jornada, compartilhamos com o leitor uma pequena e rápida entrevista com o irmão Elson Matias, subsecretario nacional de DHJUPIC, serviço da Juventude Franciscana responsável pela articulação e desenvolvimento dessa Jornada.
Não é uma entrevista em seu sentido literal, que busca através de perguntas elaboradas as respostas complexas e completas, mas sim, a opinião objetiva do irmão entrevistado em torno de nomes, conceitos e acontecentos que giram em torno de suas atribuições.
Com isso, esperamos que o leitor prossiga suas reflexões em torno dessa tematica trabalhada nos ultimos dias, e de alguma forma, desenvolva algo concreto que incia agora, mas que deve se desenvolver e permanecer durante toda a nossa caminhada.
Paz e bem!
Wendell Ferreira Blois
subsecretario local de formação e DHJUPIC
1º - TERMOS/CONCEITOS
Direitos Humanos - "Direitos de Deus! (Ele também é humano!)"
Paz - "Fruto da Justiça".
Justiça - "Opção pelos Pobres".
Integridade da Criação - "Reino de Deus".
Progresso - "Qual progresso?"
Industrialização - "Para quê e para quem?"
Homofobia - "Preconceito".
Miséria - "Pecado social".
Corrupção - "O poder tem raízes na areia".
Cidadania - "Igualdade, Fraternidade, Liberdade".
Sustentabilidade - "Para os "de baixo" ou para os "de cima"?"
_________________________________________________________
2º FATOS/ACONTECIMENTOS
Novo código florestal brasileiro - "Loucura e insanidade!"
Criação de novos Estados na região norte pela divisão do Estado do Pará - "O que será que a Vale (Vale do Rio Doce) acha sobre isso?"
Reforma Agrária - "Terra de Deus, terra de irmãos!"
Lei da "Ficha Limpa" - "Que o povo faça sua parte."
Criação e Implementação das cotas raciais - "Provisoriamente, sim".
ENEM (Exame Nacional do Ensino Medio) - "É preciso cada vez mais investir na educação".
Demissões ministeriais - "Não presta? Tira!"
Construção da usina de Belo Monte - "Pecado levado às últimas consequências!"
_________________________________________________________
3º PERSONALIDADES
Chico Mendes - "Eu não posso fugir"
Dom Luis Flavio Cappio, OFM - "Quando a razão se extingue, a loucura é o caminho!".
Luis Inacio Lula da Silva - "O problema do Nordeste não é a seca, mas a cerca!" (antes de ser presidente).
Dorothy Stang - "A morte da floresta é o fim da nossa vida!".
Nelson Mandela - "Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
Marina Silva - "O custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo".
Dom Helder Câmara - "Sonhei que o Papa enlouquecia! E ele mesmo ateava fogo ao Vaticano e à Basílica de São Pedro. Loucura sagrada! Porque Deus atiçava o fogo que os Bombeiros, em vão, tentavam extinguir. O Papa, louco, saia pelas ruas de Roma, dizendo adeus aos embaixadores credenciados junto a ele, jogando a Tiara ao tibre. Espalhando pelos pobres, todos, o dinheiro do banco do Vaticano... Que vergonha para os cristãos! Para que um Papa viva o Evangelho temos que imaginá-lo em plena loucura...!"
Leonardo Boff - "Todo menino quer ser homem. Todo homem quer ser rei. Todo rei quer ser Deus. Só Deus quis ser menino..."
João Paulo II - "Precisamos de Santos sem véu ou batina."
Martin Luther King - "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Gostou?
Quer saber mais sobre esse irmão e seus trabalhos?
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ou aqui!
Não é uma entrevista em seu sentido literal, que busca através de perguntas elaboradas as respostas complexas e completas, mas sim, a opinião objetiva do irmão entrevistado em torno de nomes, conceitos e acontecentos que giram em torno de suas atribuições.
Com isso, esperamos que o leitor prossiga suas reflexões em torno dessa tematica trabalhada nos ultimos dias, e de alguma forma, desenvolva algo concreto que incia agora, mas que deve se desenvolver e permanecer durante toda a nossa caminhada.
Paz e bem!
Wendell Ferreira Blois
subsecretario local de formação e DHJUPIC
1º - TERMOS/CONCEITOS
Direitos Humanos - "Direitos de Deus! (Ele também é humano!)"
Paz - "Fruto da Justiça".
Justiça - "Opção pelos Pobres".
Integridade da Criação - "Reino de Deus".
Progresso - "Qual progresso?"
Industrialização - "Para quê e para quem?"
Homofobia - "Preconceito".
Miséria - "Pecado social".
Corrupção - "O poder tem raízes na areia".
Cidadania - "Igualdade, Fraternidade, Liberdade".
Sustentabilidade - "Para os "de baixo" ou para os "de cima"?"
_________________________________________________________
2º FATOS/ACONTECIMENTOS
Novo código florestal brasileiro - "Loucura e insanidade!"
Criação de novos Estados na região norte pela divisão do Estado do Pará - "O que será que a Vale (Vale do Rio Doce) acha sobre isso?"
Reforma Agrária - "Terra de Deus, terra de irmãos!"
Lei da "Ficha Limpa" - "Que o povo faça sua parte."
Criação e Implementação das cotas raciais - "Provisoriamente, sim".
ENEM (Exame Nacional do Ensino Medio) - "É preciso cada vez mais investir na educação".
Demissões ministeriais - "Não presta? Tira!"
Construção da usina de Belo Monte - "Pecado levado às últimas consequências!"
_________________________________________________________
3º PERSONALIDADES
Chico Mendes - "Eu não posso fugir"
Dom Luis Flavio Cappio, OFM - "Quando a razão se extingue, a loucura é o caminho!".
Luis Inacio Lula da Silva - "O problema do Nordeste não é a seca, mas a cerca!" (antes de ser presidente).
Dorothy Stang - "A morte da floresta é o fim da nossa vida!".
Nelson Mandela - "Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
Marina Silva - "O custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo".
Dom Helder Câmara - "Sonhei que o Papa enlouquecia! E ele mesmo ateava fogo ao Vaticano e à Basílica de São Pedro. Loucura sagrada! Porque Deus atiçava o fogo que os Bombeiros, em vão, tentavam extinguir. O Papa, louco, saia pelas ruas de Roma, dizendo adeus aos embaixadores credenciados junto a ele, jogando a Tiara ao tibre. Espalhando pelos pobres, todos, o dinheiro do banco do Vaticano... Que vergonha para os cristãos! Para que um Papa viva o Evangelho temos que imaginá-lo em plena loucura...!"
Leonardo Boff - "Todo menino quer ser homem. Todo homem quer ser rei. Todo rei quer ser Deus. Só Deus quis ser menino..."
João Paulo II - "Precisamos de Santos sem véu ou batina."
Martin Luther King - "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
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quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
IMACULADA CONCEIÇÃO
Em tempos memoráveis um teólogo franciscano, trás as reflexões e conduz a uma total aceitação a completa pureza da Virgem Maria, que nasce sem o peso do pecado original.
E é sob a proteção dela que Francisco já havia colocado toda esta grande família que estava surgindo: a Família Franciscana. Hoje, dia 08 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, festa da cidade de Franca que celebra sua padroeira, vale lembrar que a quase 103 anos, nascia em Franca aos pés da Virgem Imaculada, a Venerável Ordem Terceira de São Francisco, hoje então conhecida como Ordem Franciscana Secular.
Se Francisco uma vez já o fez, nós particularmente em Franca, somos novamente colocados sobre a proteção da Virgem Santíssima de Conceição Imaculada. Que ao celebrarmos este dia, na expectativa do Natal do Senhor, possamos nos achegar ao presépio, e fazer junto com Maria uma verdadeira experiência de pureza para fazer o Cristo nascer em nós.
Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local
E é sob a proteção dela que Francisco já havia colocado toda esta grande família que estava surgindo: a Família Franciscana. Hoje, dia 08 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, festa da cidade de Franca que celebra sua padroeira, vale lembrar que a quase 103 anos, nascia em Franca aos pés da Virgem Imaculada, a Venerável Ordem Terceira de São Francisco, hoje então conhecida como Ordem Franciscana Secular.
Se Francisco uma vez já o fez, nós particularmente em Franca, somos novamente colocados sobre a proteção da Virgem Santíssima de Conceição Imaculada. Que ao celebrarmos este dia, na expectativa do Natal do Senhor, possamos nos achegar ao presépio, e fazer junto com Maria uma verdadeira experiência de pureza para fazer o Cristo nascer em nós.
Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local
REFLEXÕES - "Juventude e justiça sócio-ambiental - Quanto vale esse progre$$o?"(8)
Para o oitavo dia da 2ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos humanos, com o tema "Juventude e Justiça Sócio-Ambiental", destacamos um trecho do documento "Compêndio da doutrina social da Igreja" (parágrafo 340) que vem justamente de encontro com lema dessa jornada - "Quanto vale esse progre$$o?" - de modo a dar uma resposta cristão, efetiva e engajada.
Boas reflexões!
Wendell Ferreira Blois
subsecretario local de formação e DHJUPIC
"A doutrina social reconhece a justa função do lucro, como primeiro indicador do bom andamento da empresa: «quando esta dá lucro, isso significa que os fatores produtivos foram adequadamente usados e as correlativas necessidades humanas devidamente satisfeitas». Isto não ofusca a consciência do fato de que nem sempre o lucro indica que a empresa está servindo adequadamente a sociedade. É possível, por exemplo, «que a contabilidade esteja em ordem e simultaneamente os homens, que constituem o patrimônio mais precioso da empresa, sejam humilhados e ofendidos na sua dignidade». É o que acontece quando a empresa está inserida em sistemas sócio-culturais caracterizados pela exploração das pessoas, inclinados a fugir às obrigações de justiça social e a violar os direitos dos trabalhadores.
É indispensável que, no interior da empresa, a legítima busca do lucro se harmonize com a irrenunciável tutela da dignidade das pessoas que, a vário título, atuam na mesma empresa. As duas exigências não estão absolutamente em contraste uma com a outra, pois que, de um lado, não seria realista pensar em garantir o futuro da empresa sem a produção de bens e serviços e sem conseguir lucros que sejam fruto da atividade econômica realizada; por outro lado, consentindo crescer à pessoa que trabalha, se favorecem uma maior produtividade e eficácia do trabalho mesmo. A empresa deve ser uma comunidade solidária não fechada nos interesses corporativos, tender a uma «ecologia social» do trabalho, e contribuir para o bem comum mediante a salvaguarda do meio ambiente natural".
Gostou?
Quer ler o documento na íntegra?
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Boas reflexões!
Wendell Ferreira Blois
subsecretario local de formação e DHJUPIC
"A doutrina social reconhece a justa função do lucro, como primeiro indicador do bom andamento da empresa: «quando esta dá lucro, isso significa que os fatores produtivos foram adequadamente usados e as correlativas necessidades humanas devidamente satisfeitas». Isto não ofusca a consciência do fato de que nem sempre o lucro indica que a empresa está servindo adequadamente a sociedade. É possível, por exemplo, «que a contabilidade esteja em ordem e simultaneamente os homens, que constituem o patrimônio mais precioso da empresa, sejam humilhados e ofendidos na sua dignidade». É o que acontece quando a empresa está inserida em sistemas sócio-culturais caracterizados pela exploração das pessoas, inclinados a fugir às obrigações de justiça social e a violar os direitos dos trabalhadores.
É indispensável que, no interior da empresa, a legítima busca do lucro se harmonize com a irrenunciável tutela da dignidade das pessoas que, a vário título, atuam na mesma empresa. As duas exigências não estão absolutamente em contraste uma com a outra, pois que, de um lado, não seria realista pensar em garantir o futuro da empresa sem a produção de bens e serviços e sem conseguir lucros que sejam fruto da atividade econômica realizada; por outro lado, consentindo crescer à pessoa que trabalha, se favorecem uma maior produtividade e eficácia do trabalho mesmo. A empresa deve ser uma comunidade solidária não fechada nos interesses corporativos, tender a uma «ecologia social» do trabalho, e contribuir para o bem comum mediante a salvaguarda do meio ambiente natural".
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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
REFLEXÕES - "Juventude e justiça sócio-ambiental - Quanto vale esse progre$$o?"(7)
A nossa reflexão de hoje acerca da 2ª Jornada Nacional Franciscana pelos Direito Humanos, destaca frases de personalidades do presente e do passado, que de alguma forma nos fazem pensar desde quando e como vêm se desenvolvendo a consciência e o debate em torno da degradação do meio-ambiente. Boa oportunidade para nos inspirarmos a nos 'mexer' de alguma forma. Boa reflexão!
Paz e bem!
Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação e DHJUPIC
"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem". Monteiro Lobato
"Tendo em conta as condições de que dispõe e na medida do possível, é a natureza que faz sempre as coisas mais belas e melhores". Aristóteles
"O sofrimento é a lei de ferro da Natureza". Eurípedes
"Natureza? Nem mencione esta palavra. Nem consigo olhar mais para uma campina; fecho meus olhos quando vôo sobre o campo". Nat King Cole
"Só jogue no rio (ou no mar)o que o peixe pode comer". Ziraldo
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante". Albert Schweitzer
"Tudo acontece conforme a natureza". Hipócrates
"Outro dia, entrei no mato para piar um inhambu e o que saiu de trás da moita foi um Volkswagen". Tom Jobim
"Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz". Tom Jobim
"É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve". Victor Hugo
"Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore". Martin Luther King
"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza". Leonardo da Vinci
"Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido". Leonardo da Vinci
Paz e bem!
Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação e DHJUPIC
"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem". Monteiro Lobato
"Tendo em conta as condições de que dispõe e na medida do possível, é a natureza que faz sempre as coisas mais belas e melhores". Aristóteles
"O sofrimento é a lei de ferro da Natureza". Eurípedes
"Natureza? Nem mencione esta palavra. Nem consigo olhar mais para uma campina; fecho meus olhos quando vôo sobre o campo". Nat King Cole

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante". Albert Schweitzer
"Tudo acontece conforme a natureza". Hipócrates
"Outro dia, entrei no mato para piar um inhambu e o que saiu de trás da moita foi um Volkswagen". Tom Jobim
"Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz". Tom Jobim
"É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve". Victor Hugo
"Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore". Martin Luther King

"Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido". Leonardo da Vinci
Um estudo sobre o jovem católico e os desafios que encontra na sociedade para viver os valores cristãos
É com enorme satisfação que apresentamos o resumo de TCC (trabalho de conclusão de curso) de frei Reinaldo Silva Augusto, apresentado ao Instituto Agostiniano de Filosofia no último dia 30 de novembro. Além do resumo para o trabalho propriamente dito (texto menor), destacamos também, o resumo que o frei utilizou para se orientar durante a apresentação à banca avaliadora.
O presente trabalho apresenta um estudo realizado sobre o jovem católico e seu comportamento na sociedade. Assim, optou-se por abordar a temática em três momentos: na universidade medieval, na modernidade e na sociedade atual. Nesse sentido, a intenção é apresentar o jovem e levantar as dificuldades que ele encontra para viver os valores cristãos no meio social, marcado por forte influência do consumismo e por um desinteresse da sociedade contemporânea nos valores cristãos. Dessa forma, o trabalho também conta com os resultados de uma pesquisa realizada com jovens, na intenção de apresentar como eles se vêem na sociedade e lidam com os desafios que encontram para viverem a fé cristã.
AUGUSTO, Reinaldo Silva. Um estudo sobre o jovem católico e os desafios que encontra na sociedade para viver os valores cristãos. Franca, 2011. (67 folhas) Trabalho de Conclusão de Curso (Filosofia) – Instituto Agostiniano de Filosofia.
O presente trabalho apresenta um estudo realizado sobre o jovem católico e seu comportamento na sociedade. Assim, optou-se por abordar a temática em três momentos: na universidade medieval, na modernidade e na sociedade atual. Nesse sentido, a intenção é apresentar o jovem e levantar as dificuldades que ele encontra para viver os valores cristãos no meio social, marcado por forte influência do consumismo e por um desinteresse da sociedade contemporânea nos valores cristãos. Dessa forma, o trabalho também conta com os resultados de uma pesquisa realizada com jovens, na intenção de apresentar como eles se vêem na sociedade e lidam com os desafios que encontram para viverem a fé cristã.
Resumo para apresentação:
Este tema surgiu primeiramente a partir de uma vontade minha de conhecer melhor os jovens. Há dois anos trabalho na pastoral da juventude, na Paróquia São Judas Tadeu, e isto foi muito importante para mim, porque além de ser algo que eu gosto e que me faz tão bem, é um trabalho gratificante e que faço com prazer. Os jovens me ensinam muito, por isso quis conhecê-los melhor para ajudá-los mais. Mas não é só isso. Sempre fui atrás de conhecimento sobre aquilo que faço e aproveitando o final da filosofia foi como um presente este tema sobre a juventude.
A bibliografia trás pelo menos quatro linhas de pensamento, Patrística, medieval, moderna e pós-moderna e contemporânea. E na modernidade e pós modernidade se faz necessário a utilização de autores de uma linha de pensamento marxista levando em consideração que o pensamento de Marx é muito influente neste período histórico principalmente no contexto social.
Não é tão importante trabalhar Santo Agostinho no trabalho e sim a figura e o comportamento do jovem Agostinho. Porque a intenção é de mostrar como um jovem no período da Patrística que gostava da filosofia e que se converte ao cristianismo se assemelha a muitos jovens hoje tentando assim trazer uma reflexão a respeito de nossas criticas sobre os jovens.
O caráter
filosófico deste trabalho está em trazer para o leitor uma maneira
diferente de olhar para a juventude. Considerando que o jovem hoje é
visto de maneira preconceituosa no meio social. Com isso trabalho
quer fazer o leitor refletir sobre o modo de se pensar no jovem
tentando reconhecer seu valor na construção da
sociedade e também dissipar uma nuvem de sensacionalismo em
torno dos jovens.
As mudanças
tecnológicas e de progresso industrial estão na base
estrutural das mudanças que afetaram não só aos
jovens, mas em toda sociedade. O progresso tecnológico afeta
diretamente na maneira de pensar dos jovens causando assim uma
inversão de valores e crenças que vão dividindo
a sociedade e os jovens vão lutar por mudanças na
política e no trabalho. Todas estas mudanças sociais
trazida pela modernidade afetam diretamente o jovem cristão
hoje na construção da sua identidade por demonstrar
valores e crenças diferentes de outros jovens dentro da
sociedade.
Este tema quer mostrar um
perfil da juventude cristã católica e os desafios
encontrados na modernidade e pós-modernidade no que é
relevante ao comportamento no meio cultural, social, religioso
educacional.
O grande objetivo está
em mostrar para o leitor que o jovem possui uma grande força
de vontade e de mudança, mas que os desafios colocados pela
sociedade o atrapalham no desenvolvimento de suas idéias.
Principalmente no campo religioso católico onde tudo se torna
ainda mais desafiante por estarem contra os valores colocados por
grande parte da sociedade.
E para isto foi pensado
em uma bibliografia em que mostrasse uma evolução
cronológica do jovem a partir da Patrística, passando
pela Idade Media, modernidade e pós-modernidade até
chegarmos à contemporaneidade. Sendo que em cada um destes
períodos a bibliografia busca elementos fortes da figura do
jovem e do contexto social.
A partir deste método
cronológico foi possível desenvolver o pensamento do
jovem na Patrística com Santo Agostinho, na Idade Media se
desenvolve o comportamento e atuação dos jovens no meio
universitário e claro na modernidade e pós modernidade
é possível através de obras a partir de obras de
autores na linha marxista mostrar a virada dos valores tanto
cristãos, políticos, culturais e educacionais da
sociedade culminando na contemporaneidade com grandes desafios
principalmente na vida dos jovens Cristãos na vivencia de sua
fé.
Assim concluo que este
trabalho é uma chave de leitura para uma reflexão
filosófica dos interesses da sociedade para com os jovens
cristãos inseridos nesta sociedade que muitas vezes não
reconhece a importância e a riqueza dos jovens para a
construção e o desenvolvimento da história, da
fé e do progresso.
Quem acompanha este blog pode estar pensando: "Por que eles estão publicando estes resumos?"
Tanto o frei Reinaldo, quanto o frei João (publicamos o resumo de TCC dele na semana passada), contruibuiram muito com a fraternidade Jufra Frei Leão!
Se nâo com formaçôes e reuniôes com a partilha de suas experiencias fraternas e principalmente com sua amizade.
Frei Reinaldo antes de ser frade foi jufrista! Secretário fraterno de nossa fraternidade.
A ele, toda a nossa gratidão!
Parabéns!
Paz e bem!
Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação
Este tema surgiu primeiramente a partir de uma vontade minha de conhecer melhor os jovens. Há dois anos estou trabalhando na pastoral da juventude na Paróquia São Judas Tadeu e isto é para mim muito importante porque alem de ser algo que eu gosto e me faz bem também me é gratificante e faço com prazer. Os jovens me ensinam muito então quis conhecê-los mais para ajudar melhor, mas não é só isso sempre fui atrás de conhecimento sobre aquilo que faço e aproveitando o final da filosofia foi como um presente este tema sobre a juventude. Para assim tentar conciliar aquilo que gosto com os estudos que claro é muito importante para o nosso crescimento. A bibliografia trás pelo menos quatro linhas de pensamento, Patrística, medieval, moderna e pós-moderna e contemporânea. E na modernidade e pós modernidade se faz necessário a utilização de autores de uma linha de pensamento marxista levando em consideração que o pensamento de Marx é muito influente neste período histórico principalmente no contexto social. Não é tão importante trabalhar Santo Agostinho no trabalho e sim a figura e o comportamento do jovem Agostinho. Porque a intenção é de mostrar como um jovem no período da Patrística que gostava da filosofia e que se converte ao cristianismo se assemelha a muitos jovens hoje tentando assim trazer uma reflexão a respeito de nossas criticas sobre os jovens. O caráter filosófico está em trazer para o leitor uma maneira diferente de olhar para a juventude. Considerando que o jovem hoje é visto de maneira preconceituosa no meio social. Com isso trabalho quer fazer o leitor refletir sobre o modo de se pensar no jovem tentando reconhecer seu valor na construção da sociedade e também dissipar uma nuvem de sensacionalismo em torno dos jovens. As mudanças tecnológicas e de progresso industrial estão na base estrutural das mudanças que afetaram não só aos jovens, mas em toda sociedade. O progresso tecnológico afeta diretamente na maneira de pensar dos jovens causando assim uma inversão de valores e crenças que vão dividindo a sociedade e os jovens vão lutar por mudanças na política e no trabalho. Todas estas mudanças sociais trazida pela modernidade afetam diretamente o jovem cristão hoje na construção da sua identidade por demonstrar valores e crenças diferentes de outros jovens dentro da sociedade. Este tema quer mostrar um perfil da juventude cristã católica e os desafios encontrados na modernidade e pós-modernidade no que é relevante ao comportamento no meio cultural, social, religioso educacional. O grande objetivo está em mostrar para o leitor que o jovem possui uma grande força de vontade e de mudança, mas que os desafios colocados pela sociedade o atrapalham no desenvolvimento de suas idéias. Principalmente no campo religioso católico onde tudo se torna ainda mais desafiante por estarem contra os valores colocados por grande parte da sociedade. E para isto foi pensado em uma bibliografia em que mostrasse uma evolução cronológica do jovem a partir da Patrística, passando pela Idade Media, modernidade e pós-modernidade até chegarmos à contemporaneidade. Sendo que em cada um destes períodos a bibliografia busca elementos fortes da figura do jovem e do contexto social. A partir deste método cronológico foi possível desenvolver o pensamento do jovem na Patrística com Santo Agostinho, na Idade Media se desenvolve o comportamento e atuação dos jovens no meio universitário e claro na modernidade e pós modernidade é possível através de obras a partir de obras de autores na linha marxista mostrar a virada dos valores tanto cristãos, políticos, culturais e educacionais da sociedade culminando na contemporaneidade com grandes desafios principalmente na vida dos jovens Cristãos na vivencia de sua fé. Assim concluo que este trabalho é uma chave de leitura para uma reflexão filosófica dos interesses da sociedade para com os jovens cristãos inseridos nesta sociedade que muitas vezes não reconhece a importância e a riqueza dos jovens para a construção e o desenvolvimento da história, da fé e do progresso.
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