sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Arte e reflexão (PARTE 9)

A caricatura que apresentamos hoje, traz como ilustração não um texto reflexivo propriamente dito, mas sim um documento histórico: A carta de Pero Vaz de Caminha. Neste excerto percebemos as primeiras impressões do europeus em relação aos nativos, além da primeira missa celebrada no Brasil, presidida por um frade franciscano.

[...]
"A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros, de comprimento duma mão travessa, da grossura dum fuso de algodão, agudos na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita como roque de xadrez, ali encaixado de tal sorte que não os molesta, nem os estorva no falar, no comer ou no beber".
[...]
"Ao domingo de Pascoela pela manhã, determinou o Capitão de ir ouvir missa e pregação naquele ilhéu. Mandou a todos os capitães que se aprestassem nos batéis e fossem com ele. E assim foi feito. Mandou naquele ilhéu armar um esperavel, e dentro dele um altar mui bem corregido. E ali com todos nós outros fez dizer missa, a qual foi dita pelo padre frei Henrique, em voz entoada, e oficiada com aquela mesma voz pelos outros padres e sacerdotes, que todos eram ali. A qual missa, segundo meu parecer, foi ouvida por todos com muito prazer e devoção".

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O silêncio ensurdecedor do calvário

Tambores...

Gritos...

Gemidos...

Passos...

Choros...

Eram tantos os barulhos que acompanhavam Jesus no seu caminho de suplício da cruz, que poucos pararam, conseguiram ouvir, ou mesmo prestar atenção naquilo que o próprio Cristo dizia.

Eram pessoas que zombavam de Jesus, outros que choravam por ele, outros ainda que apenas acompanhavam e bagunçavam por impulso da maioria. Um caminho longo e dolorido, cheio de quedas, de tropeços, mas sobretudo de reerguimentos.


De todas as quedas, a que pendeu com o último suspiro, fez também o céu chorar.
De todos os reerguimentos, o que decorreu da última queda, fez todo o universo se alegrar. A salvação havia chegado e acontecido na vida do povo.

Durante todo esse caminho, Jesus caminha calado, se fala e quando fala é muito breve. Mas é naquele silêncio que mais ensinou, mas quase ninguém ouviu. O barulho não deixava que se ouvisse o verdadeiro clamor que trazia o cordeiro naquele caminho. Um silêncio que por mais paradoxo que seja, ensurdecia aos que conseguiam sentir.
Francisco de Assis, não viu Cristo no penoso caminho da cruz, mas ouviu sua mensagem silenciosa do calvário, e assumiu sobre si aqueles ensinamentos, sobretudo da pregação que no silêncio das palavras, fala pelos gestos. Homem de sábias palavras, e de nobres atitudes.
Comoveu e cativou homens de seu tempo e do nosso, pela mensagem evangélica que viveu. Amou o Cristo pobre e crucificado, viveu pelos caminhos do pobre, nas trilhas da extrema pobreza, e dois anos antes de morrer fora crucificado, não na cruz, mas no corpo e na alma.

Experimentou assim, o suplício doloroso do calvário, trazendo no corpo as marcas da crucifixão e na alma o mesmo amor que Cristo sentiu pela humanidade. Na vida, foi mensagem silenciosa de minoridade, de humildade, de submissão consciente. Os barulhos que o mundo fazia ao seu redor, com espadas, guerras e hipocrisia, abafaram seu testemunho, mas não impediu  que fosse ouvido por aqueles que sabem ouvir o silêncio.
De todos os sons e barulhos que aconteceram no caminho da cruz, o silêncio é o que mais incomoda, talvez pela certeza de que seja o único a falar algo importante e verdadeiro no momento.

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

Arte e reflexão (PARTE 8)

Trazemos mais uma caricatura de Frei Reynaldo Ungaretti, hoje, ilustrada por um trecho do texto "Reencantar a vida" de Frei Vitório Mazzuco,OFM.

"Francisco entendeu pobreza como a coragem de ter em comum. A alegria de ter em comum, o gosto, o prazer de dividir. De partilhar tudo: o que se é, as idéias, o pensamento, a vontade, o que é mais difícil, o bolso, as coisas, o bem, o pão, o convívio, a palavra, o mundo das idéias. Tudo aquilo que eu sou, posso e tenho, eu coloco em comum".
INCLUSIVE O PANETONE!

Gostou?
Clique aqui e leia o texto na íntegra:http://www.franciscanos.org.br/v3/vidacrista/artigos/vitorio/reencantaravida/parte6.php

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Oração em Fraternidade

No último domingo (o6/11/2011) a ministra da OFS de Franca, irmã Rosa Helena, juntamente com o assistente espiritual, frei Joaquim Camilo Alves, OFM, propuseram aos irmãos que se unissem em oração uma vez mais, tendo por intenções nossos irmãos que passam pela experiência da enfermidade.
Muitos irmãos, seculares e frades, tem passado por momentos como esse, cada qual a sua maneira e com determinado nível de gravidade. A proposta é que cada irmão escolha uma das 24 horas do dia e simplesmente reze!
Não importa se seja um 'pai-nosso', uma 'ave-maria', um rosário completo, uma oração devocional ou ainda a liturgia das horas. O importante é rezar, para que o Senhor, força e auxilio daqueles que O buscam, fortaleça e auxilie esses irmãos que passam por momentos em que a doença fragiliza o corpo e inquieta a alma.
Gostaríamos de destacar uma intenção em especial: pela saúde de nossa queridíssima irmã Raquel, que nutre um carinho tão grande pela Jufra e um zelo inigualável por sua profissão na OFS, bem como por toda a sua família. Raquelzinha, nós estamos rezando por você! 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Fraternidade Jufra Frei Leão

Gostou?
Quer saber mais sobre São Francisco e oração?
Clique aqui!

JUFRA ENTREVISTA

Nesta semana apresentamos a entrevista concedida pela irmã Adriana, uma jovem que, desde cedo se sentiu chamada por Deus e que ainda em sua juventude optou pela vida religiosa na Congregação da Irmãs Missionárias de Ação Paroquial (MAP).



Sou Adriana Farias de Sousa, nascida em Imperatriz-MA. Atualmente estou morando em São Paulo-SP. Curso faculdade de Ciências da Religião, e estou no segundo ano, (são três anos). Ajudo na Pastoral Vocacional da minha comunidade, é um serviço que faço com muito amor, pois gosto muito desta pastoral.

Blog Frei Leão - Como você sentiu, percebeu ou ouviu o chamado de Deus à vida religiosa? E em meio a tantas ordens e congregações, por que da sua escolha pelas irmãs MAP?

Irmã Adriana - Minha mãe conta que desde criança eu já falava que queria ser freira, mas que me recorde mesmo, foi na catequese de Crisma. Olhava as Irmãs trabalhando na paróquia com tanto amor e entusiasmo, e isso me chamava muito a atenção, dizia para mim mesma que queria ser como elas. Daí em contato com uma amiga, descobri as datas dos encontros vocacionais com as irmãs, e logo me candidatei a participar. Foi muito bom, pois era um grupo grande e misto, tinha moças e rapazes, era o grupo de duas paróquias. Na minha diocese temos muitas Congregações e tínhamos muitos encontros com todas elas, e o Carisma que mais me encantava era é o da Congregação da qual hoje faço parte. O trabalho das Irmãs Missionárias de Ação Paroquial é muito cativante, e por isso me deixei cativar por ele.

Blog Frei Leão - Como se dá o processo de formação das Irmãs MAP?

Irmã Adriana - Primeiro passo é o acompanhamento vocacional, a jovem participa conosco de encontros vocacionais. Depois de um período sendo acompanhada ela então dá mais um passo, que é a primeira etapa de formação dentro do convento, o Aspirantado, onde a jovem vai conhecer mais de perto a vida das irmãs da Congregação. Passa por esse processo de adaptação, saída da casa dos pais para a casa de formação, é um período que varia da própria jovem quanto tempo pode durar esta etapa, umas ficam um ano, outras dois, três.., eu fiz um ano. Depois de algum tempo de caminhada nesta etapa, a jovem em diálogo com a formadora pode pedir a segunda etapa que é o Postulantado, esta etapa é muito propícia para o autoconhecimento, a vida religiosa, o conhecer mais de perto a Congregação, é uma etapa muito importante na vida da jovem e, que também varia o tempo, umas fazem um ano, outras dois, três, depende muito do processo de cada uma, eu fiz com muita alegria três anos, um mais rico do que o outro. Depois vem então a etapa do Noviciado, a jovem escreve uma carta no término do seu postulantado pedindo o Noviciado, é um tempo de profunda oração e estudos sobre as Constituições e Diretório da Congregação, é a etapa onde já conhece a Vida Religiosa nas suas exigências e se prepara para sua Profissão Temporária, isso no primeiro ano do noviciado. Já no segundo ano, a noviça faz estágio pastoral, faz experiência em nossas comunidades e sente mais de perto o jeito de ser e viver como irmã. Depois da Profissão Religiosa, a jovem passa para última etapa de formação, o Juniorato, mesmo sendo Irmã ela é formanda, e renova seus votos de castidade, pobreza e obediência até a sua profissão perpétua, e pode durar de cinco a nove anos o Juniorato. É um pouco de tudo isso que falei nosso processo de formação, as etapas. Espero ter sido clara.

Blog Frei Leão - Por que ser missionário (a) hoje? 

Irmã Adriana -
Ser missionário hoje porque ainda temos muitas pessoas necessitadas, precisando de alguém para lhes ajudar. Não precisa ir muito longe, ir para fora do país. Podemos ser missionários dentro de nossos lares, nossas casas, no lugar onde estivermos presentes. Tenho um exemplo para contar: Antes eu pensava que ser missionária era preciso ir para fora, longe, outros continentes. Daí quando fui para o estágio no segundo ano de noviciado em Palmital – SP, em um Asilo, lá pude perceber a grandeza de ser uma missionária, pois tinha tantos idosos necessitados, precisando de alguém para lhe dar água, comida na boca, banho, enfim, eram dependentes de tudo e, se não tivessem alguém lá para ajudá-los, no menor dos gestos que fosse, eles morreriam de fome, sede. Essa foi minha experiência, e sou muito grata a Deus por ela. Posso dizer com muita alegria que ser missionário hoje é ser presença viva do próprio Cristo, independente de onde quer que seja, não importa o lugar, mas a missão.

Blog Frei Leão - A mística das Irmãs MAP, segundo o site http://www.missionariasacaoparoquial.com.br/ é "Cristo, o enviado do Pai, que se encarnou para que todos tenha vida”. Como é o processo de levar essas palavras à  sua vida cotidiana?

Irmã Adriana -É um grande compromisso e ao mesmo tempo uma grande alegria nossa mística, pois ela me impulsiona e motiva a viver constantemente nosso carisma, buscando praticar o que aprendo com o Mestre: a valorização da vida, e vida em abundância.


Blog Frei Leão - Nesse mesmo site há uma referencia ao que vocês chamam de FLAMAP (leigos que partilham do mesmo carisma, missão e espiritualidade). Como essa 'família' se organiza e se estrutura?

Irmã Adriana - O FLAMAP participa conosco de nossas celebrações congregacionais como: Fundação da Congregação (7/3/1942), Inspiração da Congregação (13/6/1939), Renovação dos Votos em Comunidade: Medianeira de todas as Graças (último sábado de maio) e Santa Teresa de Jesus (15/10/1944). Temos também encontros de formação, visitas familiares, lazer, enfim é mais ou menos assim, mas para ressaltar, estamos com um novo projeto do FLAMAP, passamos por um processo de mudanças, até mesmo no nome, pois antes se chamava CLEMAP, e aos poucos tanto nós como nossos amigos estão se adaptando, também vale lembrar que nossas comunidades são flexíveis e cada uma trabalha da melhor maneira com nossos irmãos e irmãs de caminhada. É muito bom sentir e ver o carinho e amor do povo por nós irmãs e por nosso Carisma.


Blog Frei Leão - Perguntas curtinhas (Aqui o entrevistado explicita o que pensa em relação a esses indivíduos/personagens que elencamos abaixo, ou cita alguma frase deles que porventura tenha lhe marcado, ou algo do gênero)

a) Madre Teresa de Calcutá
“Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”.

b) Santa Teresa de Jesus
“Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantemos depois de cada queda”.

c) Bento XVI
“Deus dá-nos a força de lutar e sofrer por amor do bem comum, porque Ele é nosso Tudo, nossa esperança maior”.

d) São Francisco de Assis
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”.

e) Madre Imaculada do Santíssimo Sacramento
“Peço ao Senhor que nos modele e mentalize a todas as Missionárias de Ação Paroquial, para que sejamos o que Ele deseja e assim façamos, com que a Congregação, cumpra a missão que lhe foi confiada”.

f) Jesus
“Não foram vocês que me escolheram, mais fui eu que escolhi vocês”.


Blog Frei Leão - Por fim, qual sua mensagem aos jovens?

Irmã Adriana - Tem uma linda frase de nosso padre Fundador que acredito que é uma grande mensagem de incentivo a todos nós jovens: “Querer encher o mundo de Deus sem ter feito a experiência D'ele, é o mesmo que querer voar sem asas”. É isso que tenho a dizer aos jovens, fazer experiência com Cristo ressuscitado, pois Ele nos dá força em para nossa caminhada, nossa missão. Por Ele, com Ele e N’Ele sejamos essa linguagem do Amor, pois o Amor nos impulsiona na cultura da nova evangelização.


Contatos 
Rua Os Sertões, 123, Vila Mariana, CEP: 01547-050, São Paulo SP, fone: 0(XX)11-2272 4334 E-mail: adriana_sousa_farias@hotmail.com
http://www.missionariasacaoparoquial.com.br/

Arte e reflexão (PARTE 7)

Faltam aproximadamente 50 dias para o Natal, e todos nós, motivados pelo movimento do comércio e sua pressa de decorar suas lojas,bem como as prefeituras com suas praças,já fazem com que nós, individualmente, em fraternidade ou em família, decoremos nossas casas,igrejas, etc.
E é nesse ritmo que publicamos mais uma caricatura de Frei Reynaldo Ungaretti, hoje ilustrada por um trecho da biografia de São Francisco, escrita por Tomás de Celano.

"Celebrava com incrível alegria, mais que todas as outras solenidades, o Natal do Menino Jesus, pois afirmava que era a festa das festas, em que Deus, feito um menino pobrezinho, dependeu de peitos humanos.
Lambia como um esfomeado as imagens desses membros infantis, e a derretida compaixão que tinha no coração pelo Menino fazia até com que balbuciasse doces palavras como uma criancinha.
Para ele, esse nome era como um favo de mel na boca.
Certa vez em que os frades discutiam se podiam comer carne porque era uma sexta-feira, disse a Frei Morico: “Irmão, cometes um pecado chamando de sexta-feira (dia de Vênus) o dia em que o Menino nasceu para nós.
Quero que nesse dia até as paredes comam carne. Se não podem, pelo menos sejam esfregadas com carne pelo menos por fora!”
(2Celano 151, 1-5)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Santa Clara Turismo LTDA

Para você que é fiel ou admirador da 'plantinha' de São Francisco, a "Santa Clara Turismo LTDA" tem uma ótima opção de pacotes.
Confira!

A "Santa Clara Turismo LTDA" possui frota totalmente personalizada e devocional!

Nossos ônibus garantem o máximo de comodidade e oferecem o conforto que você merece. Deu sede durante a viagem?

Se beber muita água, não tem problema! Fazemos paradas periódicas e temos convênio com a melhor rede de postos. Graal? Fica no chinelo!

Dentre nossos diversos 'destinos' escolhemos o melhor pra você.

Essa não é uma cidade muito grande. Na verdade ela tem uma única rua. De mão dupla!

Mas, apesar disso, ela tem tudo o que você precisa. Vai passar uma temporada maior e resolveu alugar um imóvel? Deixe com a gente!

Para curtas temporadas, eis nossa sugestão.

Além disso, a cidade conta com dois 'hipermercados', um de cada lado da rua!

Dentro desse pacote, você também ganha um incrível passeio de contato com a natureza!

Não tá afim de andar a pé pelo percurso. Temos uma sugestão um tanto quanto diferente!

Quer ir pra lá no carnaval? Olha só:

Que sortudo! Nosso pacote inclui até uma festinha!

O que mais podemos te oferecer? Veja só o que está incluído!

Quer mais? Temos ingressos para os jogos do principal time da região!

Bateu aquela fome? Hora do Lanche!

Prefere um cafezinho?

Vixi! Bebeu leite, andou de bonde e foi pular carnaval. Isso não vai acabar bem!
Em todo caso, na falta de papel higiênico, nós podemos indicar um produto 'genérico'.

(Brincadeiras a parte, este 'post' tem o objetivo de mostrar a amplitude da devoção do povo e a popularidade de Santa Clara em nosso cotidiano. Aguardem os próximos!)

Arte e reflexão (PARTE 6)

Na coluna de hoje, trazemos mais uma caricatura de Frei Reynaldo Ungaretti ilustrada por um trecho da mensagem do saudoso Papa João Paulo II ao Patriarca Ecumênico Bartolomeu I por ocasião do "V Simpósio sobre o Meio Ambiente", em 2003.
"[...]É urgente que se compreenda a verdadeira natureza da crise ecológica. O relacionamento entre os indivíduos ou as comunidades e o meio ambiente nunca pode ser separado da relação com Deus. Quando o homem "se afasta do plano de Deus, provoca uma desordem que tem repercussões inevitáveis no restante da ordem da criação" (Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 1990,n.5). A irresponsabilidade ecológica é, essencialmente, um problema moral fundamentado sobre um erro antropológico que se manifesta quando o homem se esquece de que a sua capacidade de transformar o mundo deve respeitar sempre o desígnio de Deus para a criação."

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

DESTAQUE DA SEMANA

Semana nova, coluna nova!
Estreamos ainda que como teste, a coluna "Destaque da semana". Tendo como objetivo ressaltar algo que aconteceu no mundo, em nosso país, cidade, ou como no caso dessas primeira linhas, uma reflexão 'homilética'.


"Os santos foram pessoas que viveram plenamente seu batismo. Não foram 'super-homens', mas pessoas que, no seguimento de Cristo, souberam viver ao máximo a proposta divina.[...]Os santos não são pessoas 'engessadas', mas temperadas! Uns foram muito doces, outros salgados, mas todos souberam dar tempero à sua vida[...]São Paulo nos apresenta a grande graça, que é a de sermos chamados filhos de Deus, filho do Santo, Senhor do Universo. E só por isso já somos santos, pois fomos feitos Sua imagem e semelhança. Indo além, como filhos do Santo, usufruímos de Sua santidade como herança."


Excerto adaptado da homilia de Frei Carlos Marchioni, OFM, por ocasião da solenidade de "Todos os Santos"(06/11/2011)

Destaco este trecho da homilia de Frei Carlos devido à motivação extravasada através de, não tão somente pelas palavras enérgicas que foram empregadas mas pela maneira não-habitual com o qual o mesmo dirigiu suas palavras. Servindo ao altar, pude ver como não via a algum tempo, o zelo e a empolgação do pastor que pastoreia suas ovelhas. Essas foram palavras de alguém que, com simplicidade, busca trilhar os caminhos da santidade junto à sua comunidade. Parabéns Frei Carlos!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação

O “CÚMULO” DA OUSADIA


Em tempos de pós modernos, tudo é muito comum e rotineiro. A sociedade avança a passos largos em alguma direção que talvez não se conheça. Mas não pretendo falar do comum e rotineiro, mas daqueles que vão além do que todo mundo faz. Pra fazer o que sete bilhões de pessoas fazem, nós já temos sete bilhões fazendo. A figura desse texto é aquele um que faz diferente.
Esta reflexão surge a partir da liturgia deste domingo, em que a Igreja celebra TODOS OS SANTOS, e a pergunta que me faço é: Como ser santo?
Foi daí que ouvi, por acaso, minha avó assistindo a missa pela televisão, e a única palavra que ouvi o padre dizer foi, OUSADIA. Eu nem sei se ele falava o evangelho, mas neste momento eu escutei a resposta da minha pergunta.

Para alcançar a santidade, não basta somente participar da missa aos domingos, ouvir o evangelho, guardar ele na memória, principalmente pra responder quando o padre perguntar no domingo seguinte: “Qual era o evangelho do último domingo?” Praticar algumas coisas de tudo isso que aprendeu, ajudar um mendigo, fazer uma boa ação, tantas outras coisas que fazemos, nós e uma boa parcela destes 7 bilhões que nunca foram a missa e nem se preocupam qual era o ultimo evangelho.
Quando vemos os santos que foram canonizados pela Igreja, constatamos grandes histórias de escolhas radicais pelo Cristo, de santos que foram até a morte defendendo sua fé, que foram, e tantos ainda são perseguidos pela sua fé.

Antes de qualquer coisa, de fazer tudo que fizeram, foram pessoas dos “bilhões”, mas não se contentaram e ousaram viver Deus mais de perto.
Estamos no século 21, ouvindo o beato João Paulo II ainda dizendo, que precisamos de santos de calça jeans. Numa época onde todos usam calça jeans, desde padres e freiras aos leigos e leigas das mais variadas idades. E todos nós, usuários de calças, somos chamados a ousar um pouco mais.

Para ser santo, precisa ser ousado, não seremos santos se continuarmos nos conformando com o pouco; e como já disse uma irmã em um outro texto publicado neste blog, “a comodidade religiosa”é a grande inimiga da santidade. Nesse estado de stand-by onde achamos que fazemos muito, não ousamos ousar um pouco mais.
Aqueles que hoje reconhecemos como santos, chegaram ao auge da ousadia. Foram muito além de um simples cristão bonzinho de domingo. E quando achamos que isso é privilégio só de alguns, devemos lembrar que o Espírito Santo desceu para iluminar a todos, e é ele que dá a coragem aqueles que ousam pedir, e ousam viver de novo o evangelho.

Sempre costumamos dizer que pessoas ousadas conseguem o que querem, e convém também começarmos a acreditar e dizer, que ser santo também é ser ousado. É ousar fazer um pouco mais, quando todo mundo diz “bem eu já fiz a minha parte”; é ousar um pouco mais quando alguém diz “tudo que podia ser feito, já foi feito”; é ousar um pouco mais quando todo o resto já perdeu a esperança e acreditar que ainda existe algo que pode ser feito pelo bem do outro.

Ser santo é sinônimo de ousadia! Quando entrarmos a próxima vez na Igreja e virmos a imagem de algum santo com suas vestes longas,  pensemos no quanto ele foi ousado para viver a sua fé. E para que não haja dúvida, pesquise a história de algum santo de sua preferência, ou analise alguma já conhecida. E perceba que tirando a época que ele viveu e talvez o país, a única diferença entre você e ele, é que ele não usava calça jeans.
OUSE SER SANTO!

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

Arte e reflexão (PARTE 5)

Mais uma semana se iniciando! Que tal algo alegre?


Pra quem não entendeu, essa é uma paródia da 'musiquinha' empregada por Silvio Santos sempre que o seu jurado Pedro de Lara (Show de Calouros) começava a 'falar demais'.(Para Pedro, Pedro para, para Pedro, Pedro para, esse Pedro é uma parada!)

Segundo um biógrafo contemporâneo: Francisco esforçava-se por conservar a alegria espiritual interior e exterior. Não lançava mão apenas de seu gênio alegre e amável e de seu trato cavalheiresco e agradável, mas empregava um constante esforço, através da reflexão e da contemplação, para alicerçar esta alegria. Por isso, os acontecimentos, ainda que de caráter sério, não lhe anuviavam o semblante, não lhe maculavam a palavra, não lhe entristeciam o interior. Sabia que, além de tudo e depois de tudo, há uma solução.

O franciscano tem que ser assim: alegre em todos os momentos, algumas vezes sendo engraçado e tantas outras vezes pagando 'micos'. Mas, essencialmente, alegre!

Wendell Ferreira Blois
subsecretário de formação