quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Arte e reflexão (PARTE 7)

Faltam aproximadamente 50 dias para o Natal, e todos nós, motivados pelo movimento do comércio e sua pressa de decorar suas lojas,bem como as prefeituras com suas praças,já fazem com que nós, individualmente, em fraternidade ou em família, decoremos nossas casas,igrejas, etc.
E é nesse ritmo que publicamos mais uma caricatura de Frei Reynaldo Ungaretti, hoje ilustrada por um trecho da biografia de São Francisco, escrita por Tomás de Celano.

"Celebrava com incrível alegria, mais que todas as outras solenidades, o Natal do Menino Jesus, pois afirmava que era a festa das festas, em que Deus, feito um menino pobrezinho, dependeu de peitos humanos.
Lambia como um esfomeado as imagens desses membros infantis, e a derretida compaixão que tinha no coração pelo Menino fazia até com que balbuciasse doces palavras como uma criancinha.
Para ele, esse nome era como um favo de mel na boca.
Certa vez em que os frades discutiam se podiam comer carne porque era uma sexta-feira, disse a Frei Morico: “Irmão, cometes um pecado chamando de sexta-feira (dia de Vênus) o dia em que o Menino nasceu para nós.
Quero que nesse dia até as paredes comam carne. Se não podem, pelo menos sejam esfregadas com carne pelo menos por fora!”
(2Celano 151, 1-5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário