quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

AS VIRTUDES TEOLOGAIS

Agora enfim vou dar continuidade aos textos que falam sobre o apóstolo Paulo, e mais especificamente sobre as Virtudes Teologais. Não sou nenhum expert no assunto, pretendo apenas trazer algumas reflexões sobre o assunto, como me foi pedido pelo irmão Wendell.

Como já foi elencado no primeiro texto as virtudes teologais são: Fé, Esperança e Caridade!



As virtudes são os meios pelos quais somos levados para junto de Deus, ainda na terra. Ele mesmo concede estas virtudes aos homens, e é Ele mesmo que as recebe. São dons concedidos ao homem, para que possa experimentar em parte, a verdade absoluta que se alcançará na eternidade, junto de Deus. Como diz o apóstolo Paulo:

"Agora nós vemos num espelho, confusamente; mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas então, conhecerei completamente, como sou conhecido." (1Cor 13,12) 
As virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade, são os meios pelos quais conhecemos Deus, ainda que em parte. Ele já se revelou, pelos profetas e plenamente em Jesus Cristo, mas nós ainda não o conhecemos por completo.

Estas três virtudes nos fazem experimentar o que conheceremos 'face a face'. Nos aproximam no que ainda não conhecemos, mas que existem de forma ainda inacessível a nós.

Embora sejam virtudes para o bem do homem, tem sua origem completa em Deus, é d'Ele que surgem e somente nele são encontradas. Nenhum homem pode simplesmente possuir estas virtudes, pois somente Deus as concede em plenitude. Elas nos fazem experimentar o verdadeiro sabor da vida em Deus.
E quando o apóstolo Paulo fala que a maior de todas as virtudes é a caridade ou o amor, - aqui depende da tradução e da interpretação, embora sejam sinônimos no texto bíblico, ele falava da unica virtude que permanecerá em nós mesmo na eternidade!

Mas porque as outras duas não continuaram?

Na próxima semana, continuaremos e entenderemos essa questão!

Paz e Bem

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

2 comentários:

  1. Muito bom!!
    Eu creio que a caridade, a maior e eterna virtude é que conta no "face a face" pois é o que se faz aqui e agora que vale. Fé em Deus, esperança da salvação, por meio da caridade!!

    Parabéns Mateus e Jufra Frei Leão.
    Paz e bem!!

    ResponderExcluir
  2. Fé, Esperança e Caridade, caminhos de salvação!!
    Obrigado por acompanhar nosso blog Vanda!!

    Deus nos abençoe sempre!!

    Paz e Bem

    ResponderExcluir