segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

DESTAQUE DA SEMANA

Este não é um fato que tenha ocorrido de fato no decorrer desta semana, mas continuará sendo destaque enquanto o poder público continuar calado e impune.
O que aconteceu em São José dos Campos, no bairro do Pinheirinho apenas demonstra como as coisas funcionam por aqui, e por mais que tentem me convencer de que isso é mentira, mas a lei não é igual para todos. A lei que deveria igualar a todos no que concerne aos seus deveres, e principalmente para garantir seus direitos, prova mais uma vez o contrário. O caso de Pinheirinho, prova que a lei é aquela que defende o rico e menospreza o pobre.

Não adianta achar que isso é um clichê não, isto é a realidade que nos cerca. Se o direito as terras naquele momento era daquele senhor do qual nem quero citar o nome, e o dever do Estado era fazer valer esse direito, vale lembrar que este mesmo Estado é o responsável por garantir o direito a Terra de todas estas famílias que foram simplesmente desalojadas, do que até então eram suas casas.

Não estou defendendo aqui a invasão de terras, ou coisa parecida, o que defendo é o direito de igualdade ao qual todos deveríamos ter perante as leis pétreas que regem esta nação. Se o tal homem tinha direito as suas terras, este que foram expulsos também tem o direito as suas. Tem também o direito de serem tratadas com respeito e com dignidade. Muito se tem defendido que a polícia apenas cumpria ordens naquele momento, e não os culpo totalmente, porque de fato era isso que eles faziam, cumpriam ordens, mas também não podemos colocá-los como santos nessa história, pois praticaram em vários casos uma violência gratuita, que aqui tem total conivência do Estado.

Muitos já se manifestaram contra aquele episódio, mas o que esta sendo feito por essas pessoas? Onde elas estão? Quando é que poderão novamente voltar a trabalhar na terra e terem seu próprio sustento sem depender da caridade hipócrita do governo?

Quando o povo clama pelo seu pedaço de chão, eles não estão pedindo migalhas não, eles estão apenas reivindicando seus direitos, gente que só tinha aquilo e que de repente lhes é tirado. Quem realmente pediu migalhas foi o tal sujeito, que deve o Estado grandiosas quantias!
Mas ele é rico, então ele tem DIREITO!!!

Afinal, o que é Direito?
O que é Justiça?
O que é lei?

Até agora a única resposta que temos é para a pergunta: o que é dinheiro?
Que tem sido, direito, justiça e lei no governo destas terras.



Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário