sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PERGUNTAS INQUIETANTES

A intenção deste blog, bem como de seus artigos, colunas, entrevistas, vídeos e demais conteúdos próprios ou de colaboradores não é, de forma alguma, causar ou levantar polêmicas, a menos que elas já estejam dadas por si mesmas.Em paralelo a isso, buscamos aprofundar nossas reflexões em relação a assuntos interessantes para os jovens, e mais especialmente, aos jovens franciscanos.
Nesse 'post' especifico, gostaria de propor não apenas uma reflexão, mas uma discussão e/ou debate de uma realidade que aflige sobremaneira nosso país nos últimos tempos: a situação da cidade do Rio de Janeiro, sede de vários eventos internacionais inclusive da Jornada Mundial da Juventude.
Vejamos algumas imagens sobre os eventos que a 'cidade maravilhosa' sediará e os principais problemas que ela enfrenta:

 
Julho de 2013. São esperados aproximadamente 4 milhões de peregrinos, entre brasileiros e estrangeiros.

Em junho de 2012. Participação de chefes
de estado de todos os cantos 
do mundo.
 
Julho de 2013. Principal teste do Brasil
antes da Copa do Mundo de futebol.


Entre junho e julho de 2014.



Jogos Olímpicos, agosto de 2016.













Lembramos que esses são eventos onde o governo do rio de Janeiro, através das mais diversas instancias de governo e, no caso da JMJ, através Arquidiocese do RJ, se inscreveram de modo a serem escolhidas para tanto. Além disso, o rio conta com eventos tradicionais e que atraem turistas do mundo inteiro, como o Reveillon e o Carnaval.
Vejamos agora algumas situações problema que o rio enfrenta.

Pacificação ou apenas Marketing?
Morros cariocas vão ao chão com chuvas.




Bueiros explosivos.


Cotidiano: transporte publico caótico.
Prédios desabam no centro do Rio.
PM's e bombeiros prestes a entrar em greve.


Gostaria de saber o seguinte:
O que nossos queridos jovens que tanto 'tweetam', 'curtem' e compartilham links, fotos e mensagens em torno da Jornada Mundial da Juventude, e dos outros eventos internacionais acima relacionados, pensam em relação a essa situação?
Pois me parece que muitas vezes parecemos um tanto quanto alienados, promovendo eventos magníficos e nos esquecemos de nossos próprios problemas domésticos.

Gostaria de ouvi-los, caros amigos deste blog e das redes sociais!
Com a voz, você!


Wendell Ferreira Blois
subsecretário de formação e DHJUPIC

Um comentário:

  1. Eis ai algo que pouquíssimas pessoas analisam,a "Cidade Maravilhosa", centro das atenções do mundo nos próximos anos, anda em pleno caos,devido sede de poder, ganância e indiferença do ser humano. Quantos milhões não estão sendo gastos na construção de estádio, reformas de ginásios e entre outros? Eu lhes respondo, muitos. Mas, quanto as autoridades estão fornecendo a tantas familias que tiveram e tem suas vidas arruinadas (infelizmente não existe melhor termo), por falta de segurança e apoio. Eu também lhes respondo, nada. Não discordo que o Rio de Janeiro é uma bela cidade e que poderia sediar inumeros eventos, mas isso só no momento em que a população daquela cidade dizer "Cidade Maravilhosa" ao invés dos turistas.

    ResponderExcluir