sexta-feira, 21 de outubro de 2011

"Pensamentos soltos em palavras: para que vocês possam entender o que eu também não entendo"

Li muitos livros sobre São Francisco. Aprendi muito nas reuniões da Jufra, e principalmente nas reuniões de formação. A Jufra se preocupa muito em formar os irmãos e, também, de informá-los. Temos irmãos autodidatas nas questões da vida franciscana - datas e lugares - como é grande a capacidade e facilidade com que eles abordam os temas. Há irmãos que não falam nada. Ficam quietinhos, 'na deles'. A disposição é outra: precisou? Nem precisa chamar, eles se oferecem. Para alguns irmãos, o 'quintal' de nossa casa já ficou pequeno. Tem que ir além, visitar outros 'quintais'. São para eles minhas orações, para que "não percam de vista seu ponto de partida", como já dizia Santa Clara. Na minha fraternidade tem até humorista, contador de 'causos', atleta, gente com dois "P", dois "L", dois "F"! A fraternidade Frei Leão não deve ser diferente das outras tantas fraternidades. Tenho certeza que nas outras, também há irmãos que ficam 'emburrados', que riem quando não podem, que ficam ' tirando som' da cadeira; irmãos que fazem monólogos intermináveis, que ficam indignados, e até os que ficam jurando que não vão voltar mais, e voltam felizes no sábado seguinte. Nenhuma palavra traduz melhor o significado de Fraternidade, como a palavra FAMÍLIA. Em pouco mais de dois anos de vida em fraternidade, não houve sequer um dia em que eu tivesse me arrependido de continuar na Jufra. E é com esperança que, aguardo o dia, em que as palavras e os exemplos que são tão falados em nossas reuniões, formações e encontros locais e regionais se tornem ação entre nós!Paz e Bem!



Jeniffer Aline Oliveira de Souza (Jeninha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário