quinta-feira, 19 de abril de 2012

VIVER O EVANGELHO


"Amor: é o evangelho numa palavra!"

"Francisco, todo evangelho; evangelho, todo Francisco!"

"... mas que eu deveria viver segundo a forma do santo Evangelho!"

"... que ele seja a luz verdadeira que ilumine a sua vida. Amém!"

Várias citações, músicas e tantos outros estudos e formações, falam do evangelho. Será porque isso?
A resposta é óbvia, pois o evangelho é o principal guia do cristão. Nele estão contidos todos os ensinamentos de Cristo, o Senhor. O evangelho é a verdade do Cristo transcrita pelos santos evangelistas.
Mas a pergunta que nos deixa inquietos e que talvez precisamos responder é, porque em Francisco o evangelho é tão puro e tão claro?

Nós, que fomos chamados a vocação franciscana, jovens que fazem esta experiência cristã na JUFRA, somos desafiados a fazer a mesma experiência evangélica de Francisco e Clara, de maneira pura e clara.
Vamos a algumas passagens relacionadas onde Francisco se depara com o evangelho:

Francisco participa da celebração, mas ainda não compreende a mensagem do evangelho. Depois de terminada a celebração pede ao sacerdote que lhe explique melhor aquela passagem, o que ele o faz prontamente.
O primeiro passo para viver o evangelho é compreende-lo, e não existe formula mágica, ou simpatia. É preciso ler, reler, e entender a mensagem que ele transmite, e como Francisco, não ter vergonha de pedir ajuda para compreender alguns trechos dos quais tenhamos dúvidas.
Não podemos e também não devemos criar interpretações que surjam de nossas mentes, embora todos nós sejamos dotados do Espírito Santo que ilumina nossa reflexão, devemos tomar cuidado para não deixar que o que estejamos falando, seja nosso 'eu' e não o evangelho.

O evangelho então convida Francisco a deixar tudo para seguir Jesus Cristo, e sem olhar para trás, Francisco se livra de todos os panos que o pudessem o privar de liberdade de seguir seu mestre. O convite do evangelho também nos é feito hoje, somos interpelados a abandonar o que nos afasta de Deus. Essa parte, parece muitas vezes batida e banalizada, porque esse "abandonar tudo" parece algo radical, como a pobreza extrema, uma vida somente de oração nas 24 horas do dia, silêncio e penitência.
Não é este "abandonar tudo" que é o mais necessário, mas sim abandonar aquilo que sabemos, faz-nos estar distantes de Deus. Não está longe, lendo estas linhas, você com certeza está se lembrando de algo que te afasta de Deus e é isso ai que o evangelho te convida a abandonar.

Outro ponto diferencial em Francisco na vivência do evangelho, é o dinamismo e alegria que dispõe para vivê-lo. Nada é um peso, tudo é uma imensa alegria. E ele não distancia o evangelho da sua realidade, mas o atualiza para a sua vida.
O grande desafio que assumimos hoje, é atualizar este mesmo evangelho com a coragem de Francisco e Clara de Assis. Vivê-lo com a mesma intensidade, energia e alegria que estes grandes santos viveram na Idade Média, juntamente com seus irmãos.
Nossas fraternidades, começando por cada um de nós, precisam redescobrir o evangelho, e se fazer evangelho, e transmitir a mesma alegria que se via em Francisco e Clara, e que tanto contagiou jovens e adultos ao longo dos anos.

Novamente o convite

ATREVA-TE!

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário