terça-feira, 22 de novembro de 2011

Arte e reflexão - 2ªTEMPORADA

Iniciamos hoje a 2ª temporada da coluna "Arte e reflexão". Agora, apresentando as pinturas de frei Dito (Benedito Gonçalves), OFM,(Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil) sempre acompanhadas por um pequeno texto que nos leve a reflexão de algum ponto do carisma franciscano.
Hoje, começamos com uma pintura razoavelmente conhecida entre os franciscanos, acompanhada por uma explicação do próprio frei Dito acerca dos símbolos presentes na tela.


Elementos do Crucifixo

1) O formato é do crucifixo de S. Damião (crucifixo bizantino com influência ciríaca); no entanto, o crucifixo de S. Francisco é fruto da interposição da cruz de Jesus (S. Damião), e a de Francisco (Tau), esta feita em dourado, enquanto aquela guarda as cores preta e vermelha das laterais.
2) Na parte superior do crucifixo, vê-se a realidade celeste. Do semicírculo (mistério do Pai) saem as mãos dos Pai que envia novamente seu Espírito (pomba) com o fogo (dons) e o vento (ar) pairar sobre a água da qual emerge a terra. Os quatro elementos estão novamente harmonizados e pacificados, redimidos. A pomba e os ramos verdes (esperança e paz) e os três peixes (plenitude da vida transformando o caos), são símbolos da boa-nova de Francisco - parte inferior do crucifixo.
3) As três pombas (nos braços e sob os pés), representam a plena paz e não-violência vividas e pregadas por São Francisco: mensagem salvífica estendida a toda a criação, a todos e a tudo que existe no universo, representados pelo irmão sol, a irmã lua e as irmãs estrelas (nas extremidades das mãos).
4) O seguimento do evangelho por S. Francisco (boa-nova a todo o universo) está representado à esquerda do santo: Clara, primeira mulher franciscana e plantinha dileta, com as mãos indica as chagas. Leão, ovelhinha de Deus, irmão, fiel discípulo e enfermeiro de S. Francisco, o aponta como exemplo a ser seguido, como ele próprio o fez com fidelidade até o fim de sua vida. Por fim, o menino frade (cuja lembrança foi perpetuada em Fioretti 17), que com muito amor e admiração por S. Francisco, cresceu em sua imitação (em idade, graça e sabedoria), passando à eternidade em fama de santidade (na ponta dos pés: entusiasmo no seguimento de S. Francisco).
5) A mensagem franciscana continua (ou deveria continuar) sendo vivida por seus seguidores(as) de hoje e de sempre (lado direito), chamados à identificação e serviço aos leprosos de nosso tempo e de tempos vindouros. Chamados a anunciar que toda a criação tem futuro, que é chamada a viver com harmonia e paz (lobo e ovelha; pombos e falcão); que será também redimida, eternizada.
6) Assim, na parte superior, de um lado das mãos do Pai, está Jesus Cristo, que, com sua cruz (+)redime o gênero humano. Do outro lado está Francisco, imagem do Cristo, com sua mensagem de paz. Com sua cruz (T), lembra o destino de todo o universo (sol, terra, lua...) à eternidade. A paz universal (entre toda a criação e entre homens e mulheres de todas as raças, línguas e religiões) representada pelo lobo e o cordeiro. A rosa de Assis (branca e vermelha, sem espinhos) representa o amor radical e incondicional de Francisco, amor que participa da redenção operada por Jesus.
7) Francisco, na verdade, paira em forma de cruz, tocando com sua presença toda a criação, de seu nascimento à eternidade, tocando também a história humana, com homens e mulheres que caminham neste mundo até o retorno à casa do Pai.
8)Todo o crucifixo é emoldurado por conchinhas douradas, símbolos da eternidade gloriosa da qual o menor entre os menores participa no céu.
9) Em S. Francisco se vê o homem verdadeiramente novo, o homem do paraíso, crístico, que, ao fim da vida, traz no corpo os sagrados estigmas, sinais na carne de sua pessoa divinizada, símbolos do extremo amor a tudo que existe. Não levado à cruz, mas profunda e inteiramente identificado com ela. Crucifixão mística (por opção). Francisco restaura, amplia e aperfeiçoa a Igreja. Em Francisco, o evangelho se abre a todo o universo. Todas as dimensões da existência humana, destinadas à pacificação e à redenção, encontram-se figuradas no peito aberto de Francisco.
10) O Cristo manifestou-se novamente, visitou nossa realidade humana e universal na pessoa do pobrezinho de Assis.

PAZ E BEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário