terça-feira, 6 de março de 2012

"14"

“O pregador tem que haurir primeiro nas orações feitas em segredo aquilo que depois vai derramar em palavras sagradas. Tem que se afervorar primeiro por dentro, para não proferir palavras frias”. (2Celano 163,3)


Esse ensinamento de São Francisco, quase que teológico, nos é muito útil no dias de hoje.
Dias em que tantas vezes vemos pregadores de todos os tipos, não tão somente os religiosos, mas também os politicos e outros, se entregarem a pregações ou discursos extremamente superficiais e vazios; padres que fazem de suas homilias um gesto mecânico e decorativo, quando não fazem da mesma um vômitório de livros e palavras de auto-ajuda.

Francisco nos ensina sobre a importância da oração em relação à pregação.
Penso que essa oração deve ser extraída de onde, segundo Salomão em seus provérbios, brotam todas as fontes de vida: o coração. E da oração daí advinda vamos dialogar com Deus, com nós mesmos, com a natureza que nos cerca e com o próximos. A oração serve então como instrumento para nos 're-ligarmos' com todos os aspectos intrinsecos à nossa essência: o humano, o divino, o natural e o social.

É mais ou menos o mesmo exercicio que, segundo os evangelistas, Maria fazia em determinadas passagens ao testemunhar ou ouvir as palavras de Jesus: "guardava aquelas palavras e as meditava no coração".
Creio que esse exercicio tenha sido muito importante para que a mãe do messias feito homem pudesse, após a morte de seu filho, servir como apoio aos discípulos que a cercavam.
Ou seja, o pregador não deve partir 'do nada', ou de uma determinada palavra, trecho ou passagem escolhida da 'noite para o dia', mas de uma reflexão mais profunda, meditada por um tempo, depurada no coração.

E, voltando ao pensamento salomônico, se 'do coração brotam todas as fontes de vida', as palavras e tudo aquilo que dali extrairmos como fruto de nossas orações e reflexões, também serão palavras de vida, possiveis de serem partilhadas com quem quer que seja.

Pensemos nessas coisas!

Wendell Ferreira Blois
subsecretário de formação
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário