domingo, 4 de março de 2012

Crônicas da terra de Francisco

por Frei Bruno Scapolan

Olá amigo leitor, paz e bem!

Inicio esta crônica falando de uma linda experiência que aconteceu no domingo passado. Eu cheguei para o almoço e encontrei várias pessoas na porta do refeitório, sem saber o que estava acontecendo, perguntei: "É alguma festa de aniversário?". O guardião me respondeu: "Não! Nós convidamos os pobres para almoçar conosco. Eu não estava sabendo porque no dia anterior eu fui visitar o noviciado e cheguei em casa muito tarde e não encontrei nenhum dos frades, por isso estava desinformado do que estava acontecendo. Achei um gesto muito bonito e que nos convida a estar mais próximo dos nossos irmãos pobres. Eles foram chegando pouco a pouco, e os lugares de honra na mesa eram para eles. Nós frades nos sentamos entre eles, mas antes passamos os pratos e os servimos. Pude conversar com a maioria, e quase todos eram estrangeiros que chegam aqui na busca de melhores condições de vida e acabam vivendo nas ruas ou em precárias condições. Tinha também três pessoas de um grupo que por opção deixam tudo e fazem uma peregrinação pela Europa vivendo da providência. Eles não são religiosos e religiosas, mas são leigos católicos, e por incrível que pareça, com uma situação financeira muito boa. Eles fazem esta experiência por um período e depois voltam para suas casas. Conheci Gigi, uma mulher belga, que já visitou o Brasil e foi do Maranhão até São Paulo. Ela me disse que se fosse para escolher um local para viver, este seria o Brasil, pois aí ela encontrou gente do mundo inteiro e também um povo acolhedor. Eu fiquei super orgulhoso do nosso Brasil. Esta experiência continuará durante toda a quaresma. Eu não vejo a hora de fazer esta experiência novamente.
Nesta sexta-feira passada  eu terminei o curso de italiano, mas uma fase, agora continuarei a segunda fase. Conheci gente de vários países e fiz belas amizades. Sei que não verei mais a maioria dos que fizeram o curso comigo, mas eles sempre estarão em minha memória, sempre que recordarei os belos dias que vivi aqui.
Nesta semana acontecerá aqui neste convento, dedicado a Santa Clara, uma celebração pelos 800 anos do carisma clareano e virão os Ministros Gerais das 4 famílias franciscanas, ou seja, OFM, OFM Conventual, OFM Capuchinhos, TOR e também todos os ministros províncias destas famílias. Será um momento emocionante na minha vida.
Unidos em oração e abençoada semana.


Acesse o Blog do Serviço de Animação Vocacional (SAVOC)
http://www.vocacaofranciscana.blogspot.com/
"Senhor, que queres que eu faça?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário