Este é o grande desafio e talvez a maior verdade que a JUFRA traz em si. Desde o princípio, quando o jovem tem os primeiros contatos com a JUFRA, é o compromisso assumido pelos irmãos, na Juventude Franciscana que deve encantar.
![]() |
Queremos viver este compromisso, de vida e missão em fraternidade. - Hino dos 40 anos da JUFRA do Brasil. |
Todo jufrista depois de um certo tempo, vivendo junto à uma fraternidade local da JUFRA, é convidado a assumir o Compromisso Franciscano de Vida. Assumindo para si a vocação franciscana, que é em "FRATERNIDADE", "VIVER O EVANGELHO DE JESUS CRISTO" e o "IDEAL FRANCISCANO DE VIDA". Nenhuma existe sem a outra, ambas coexistem.
Viver tudo isso não é uma tarefa fácil, é um compromisso sério, mas que assumimos com a ajuda dos irmãos. Cada um assume o seu compromisso, mas só podemos vivenciá-lo juntos aos irmãos, em fraternidade.
É a maneira como a fraternidade vivencia o evangelho e o ideal, que cativa o coração do jovem, e o ajuda a assumir a sua vocação. Como o título de um texto de frei Almir Guimarães "Nossas fraternidades, albergues do ressuscitado". É no coração da fraternidade que abriga Cristo, que outros jovens também poderão compreender sua vocação.
Ao lermos a história de Santa Clara, vemos como Francisco foi importante para que ela discernisse o caminho que Deus à chamava a trilhar. Nossas fraternidades, pelo testemunho cristão-franciscano, devem ajudar os jovens a entender a sua vocação jovem, na Igreja e no mundo.
Ao longo de várias semanas, vamos refletir juntos sobre este compromisso, e na próxima semana, falaremos sobre FRATERNIDADE.
E você jovem,
ATREVA-TE!
Fraternalmente
Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local
Nenhum comentário:
Postar um comentário