domingo, 25 de março de 2012

Crônicas da terra de Francisco

 por Frei Bruno Scapolan, ofm.

Caríssimos irmãos, paz e bem!
Venho mais uma vez compartilhar com vocês um pouco da minha experiência aqui "nas terras do Seráfico Pai Francisco".
Domingo passado na Igreja San Pietro ad Aram fiz a divulgação do projeto "Adozione a Distanza" (Adoção à distância) em prol das crianças que atendemos em nossas obras sociais no Brasil. Eu falei um pouco do trabalho dos frades em diversas Obras Sociais no norte, nordeste e centro-este do Estado de São Paulo atendendo mais de mil crianças de baixa renda. Aproveitei para animar a missa tocando violão e por ser um dia de divulgação da missão dos frades no Brasil, eu cantei os cantos em português e os refrões em italiano. A assembléia gostou muito.
Enquanto Frei Nunzio e eu caminhávamos para a Igreja, fomos rezando o Santo Terço, pedindo a intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria por todas as  pessoas que ainda dormiam. De repente um morador de rua, que já conhece o Frei Nunzio, parou-nos e conversou um pouco com Frei Nunzio no dialeto Napoletano que eu ainda não consigo entender. Depois Frei Nunzio me apresentou e disse que eu vinha do Brasil. Ele viu o meu cordão do hábito e me disse: "Nossa! Como é Branco! Você sabe o que significa branco?" E eu quis dar uma explicação científica sobre a cor branca. E ele me disse: "Não! Você não sabe o que significa a cor branca?". Daí eu respondi de um modo mais simples e conforme nos diz as Sagradas Escrituras: "Significa pureza!" E ele me disse: "Bravo! Isso mesmo!". Eu comecei a pensar, quantas vezes nós procuramos dar explicações científicas ou usamos e abusamos da retórica em nossas reflexões e homilias, sendo que o essencial é bem mais simples e nos aproxima muito mais das pessoas simples e humildes. Foi a minha lição na manhã de domingo. Depois por mais um dia tivemos o almoço com os pobre e o grupo era bem maior. A princípio pensamos que a cominda não daria, pois não esperávamos tanto e o gesto mais bonito foi que os frades deixaram para se servir por último, depois que tiveram a certeza que todos os pobres estavam bem alimentados. E o mais interessante é que a comida deu para todo mundo. Deus não desampara os seus filhos.
Terça-feira tive a oportunidade de viajar para uma Ilha chamada Ischia com o Frei Nunzio. Foi uma viagem belíssima, pois esta ilha é maravilhosa. Fomos apenas por algumas horas, pois o Frei Nunzio tinha que celebrar uma missa em uma cidadezinha desta Ilha chamada Forio. O lugar é maravilhoso e me lembrava aqueles filmes históricos. As pessoas eram muito simples e acolhedoras. Depois retornamos de navio nas quase 2 horas de retorno fiquei imaginando os frades que partiram daqui de Nápoles para o Brasil e passaram 30 dias no navio sem saber como seria a missão no Brasil. Um exemplo vivo destes pioneiros é o Fr. Berardo que mora em Franca com quase 100 anos de idade.
Recebi também a visita de amigos que vieram conhecer o convento de Santa Clara. Eles estudam italiano comigo: Matilda é suéca, o seu namorado Marco é italiano e uma austríaca chamada Daniella. Fizemos bastante fotos e conversamos muito sobre os nossos países, o mais interessante é que cada um era de um país diferente.
Pos firm, está acontecendo aqui uma convivência vocacional. Estão presentes os 4 aspirantes e três vocacionadas. Rezemos por eles e para que Deus continue chamando vocações aqui na Itália.
Abraços e ótima semana a todos.

Obs. Na foto são meus amigos Matilda e Marco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário