sábado, 18 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO DOMINICAL

por Frei Gilmar Vasques Carreira, Ofm

7º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Marcos 2,1-12)

Novamente encontramos Jesus dentro de uma casa em Cafarnaum. Com esta notícia multidões se reuniram e já não havia lugar para mais ninguém (v1-2). Nesta ocasião trouxeram-lhe um paralítico carregado por quatros homens que entraram pelo telhado da casa (v3-4).  
Nós sabemos pela bíblia que entre as pessoas excluídas da comunidade de Israel havia, além dos leprosos, dos quais falamos no domingo passado, havia também os paralíticos (Lv 21,18). Notamos que Jesus ao ver a fé daqueles homens, perdoou os pecados do paralítico (v5), para depois curá-lo (v11). Vamos tentar entender o porquê Jesus assim o fez: 
Muitas pessoas ainda ligadas à religião legalista, entre eles os fariseus e mestres da lei, acreditavam que as doenças eram oriundas dos pecados. As doenças eram vistas como um castigo de Deus que cobrava a culpa dos pais nos filhos até a terceira geração (Ex 20,5), mas Jesus corrige este equívoco na interpretação da vontade de Deus quando curou um cego de nascença (Jo 9, 2-3). Por isso, diante da hipocrisia destes falsos religiosos, Jesus além de perdoar, curou também o homem paralítico.  
A mensagem do evangelho nos ensina que Jesus não veio somente para curar o corpo ou somente o espírito, veio para salvar o homem na sua integridade. Ensina também que há pessoas que poderiam reconstruir a própria vida se houvesse algum cristão autêntico a apoiá-las para chegar até Cristo como fizeram estes quatros homens de fé.  
Nós que cremos em Cristo Jesus, não podemos jamais agir como “escribas e mestres da lei” que, talvez mesmo que inconscientes, impedimos aos “paralíticos” de se encontrarem com Cristo.

Paz e benção no Senhor!


Frei Gilmar Vasques Carreira, Ofm, é frade franciscano ligado à Custódia do Sagrado Coração de Jesus e vigário da paróquia São Judas Tadeu de Franca-SP. 


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O ROSTO DA JUVENTUDE

Contamos hoje com a contribuição da irmã Therlianes dos Santos da Silva,  de Bom Jardim-MA, que nos conta sua opinião sobre o ROSTO DA JUVENTUDE na sua sociedade em que vive.
O
A JUVENTUDE MARANHENSE

Penso, que nós Jovens do Maranhão,
desta terra de diversas culturas e Raças.
Estamos cheios de lutas e ações,
Pois vivemos em mudanças constantes
Cheios de responsabilidades e perseveranças.

A Juventude Maranhense tem seus desafios
Ainda vive sobre a influencia do padrão do mundo
De querer buscar o que aparenta ser “Fácil”.

Porém, clama por melhoria na educação
Onde enfrenta uma grave situação
De transporte, infraestrutura escolar.
E falta de formação profissional

A sua condição de saúde é defeituosa
Por conta da sua má alimentação
Cresce a cada dia o número de jovens doentes
E que precisam ir para longe
Em busca de um bom desenvolvimento

Somos uma juventude que tenta cultivar
A cada dia a nossa fé, anunciando e vivendo a boa nova.
Fazendo cumprir a missão a qual nos fora confiado
Com muita felicidade em nosso coração.

Mas além de tudo isso
Apesar de vivermos 'aprisionados' por uma família carnal,
Somos uma Juventude que leva dia a dia
O brilho da alegria, nunca deixando de acreditar
Em um futuro mais digno e favorável a todos
É isso que nos diferencia de outros jovens por ai!

PAZ E BEM!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A VIRTUDE DA FÉ!

Pelo contrário, assim é que se deve dizer: “Tu tens a fé, e eu tenho ações! Mostra-me a tua fé sem as ações, que eu te mostrarei a minha fé a partir de minhas ações" (Tg 2,18)



A fé é o instrumento que nos é dado por Deus, para que possamos experimentar aqui na terra as alegrias do reino eterno. Por meio da fé somos convidados a experimentar a Deus no quanto nos é possível. Paulo já nos dizia que agora vemos apenas parte da totalidade, mas um dia conheceremos o todo, quando formos convidados ao banquete celestial.

A fé não é algo que a Igreja usa para cegar os fiéis, até porque a fé não vêm da Igreja, mas sim de Deus. A Igreja tem a missão de transmitir a fé que vem de Deus. E como já disse, não uma fé cega, mas uma fé que leva o cristão a compreender a realidade do mistério que está em Deus. Mistério não deve ser entendido como algo obscuro, secreto ou mesmo ilegal, mas como algo que não é compreensível ao ser humano, exceto quando revelado por Deus. É está a virtude da fé, levar o homem a compreender os mistérios que estão presentes em Deus, a experimentar a graça que se alcança com a vida eterna e principalmente a construir na terra a porção que lhe é possível do reino de Deus. Mas como Tiago já disse em sua carta, a fé sem obras é morta.
Enquanto estivermos nesta terra, devemos a Deus o dom de nossa fé, e como todos os dons, devem ser colocados a serviço da comunidade.

A fé nos leva a acreditar na existência de Deus, na compreensão de seus mistérios, e na construção de seu reino na terra, mas é uma virtude que se encerra com a morte, quando então veremos Deus face a face. Jesus disse a Tomé que felizes são os que acreditam ser terem visto, e estes somos nós que nunca vimos a Deus face a face, mas acreditamos e cremos n'Ele. Quando o conhecermos por completo, não nos será mais necessário a fé, visto que estaremos já participando plenamente do que a fé nos preparada e levava a experimentar em parte.


E a esperança?


Na próxima semana!


Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

JUFRA ENTREVISTA

A coluna 'JUFRA ENTREVISTA' apresenta hoje com muito carinho, as palavras da querida irmã Lucélia, jovem religiosa que nos conta um pouco sobre seu testemunho de vida consagrada a Deus. Confira abaixo um breve perfil da entrevistada.
 
Eu sou a Ir. Lucélia Gomes. Pertenço a Congregação das Irmãs Missionárias de Ação Paroquial. Tenho 26 anos, sendo 11 anos de caminhada e 4 de vida consagrada. Sou natural de Araguapaz – GO e no momento estou morando em Sorocaba. Estou cursando meu ultimo ano de Enfermagem em nível superior.
Para mim é uma alegria muito grande poder escrever, contando um pouco de minha vocação, vida e missão.

Blog Frei Leão - Como você sentiu, percebeu ou ouviu o chamado de Deus à vida religiosa? E em meio a tantas ordens e congregações, por que da sua escolha pelas irmãs MAP?

Ir. Lucélia - Eu senti o chamado de Deus muito cedo. Venho de uma família religiosa, minha mãe sempre nos levava a missa todos os domingos. Tenho 6 irmãos e sou a mais nova dos filhos. As Irmãs Missionárias de Ação Paroquial já faziam parte de minha vida desde que nasci. Aos 5 anos de idade, no casamento de minha irmã mais velha, vi uma freira cantando e aquilo me encantou, disse para meu pai que quando eu crescesse seria como ela, me “casaria com Deus”. Somente aos 10 anos de idade que tive a coragem de manifestar meu desejo de ser freira, quando a Ir. Aparecida me convidou para cantar em uma coroação a Nossa Senhora. A partir daí comecei um acompanhamento vocacional, e eu ajudava muito as Irmãs em tudo, na liturgia, catequese,PJ (pastoral da juventude), etc. Não via a hora de completar idade para eu entrar no convento. Aos 13 anos pensei que isso não seria para mim, mas Deus com seu jeito, sempre me mostrava que eu poderia me arriscar sim.
Em Araguapaz não tinha padre, as irmãs faziam “tudo”. Com isso senti novamente o apelo de Deus mais forte em minha vida, de ser uma Missionária de Ação Paroquial, o próprio nome já diz tudo, pois era o que queria pra minha vida. Sentia em meu peito que seria uma missionária e iria trabalhar em outras terras, via a carência do povo e pensava logo naqueles que sofriam, mais do que aqueles com os quais eu convivia. Aos 15 anos tive a graça de fazer minha primeira experiência de deixar tudo, casa família, comunidade para seguir a Cristo. Entrei no Aspirantado que é a 1ª etapa, e neste eu fiquei 3 anos, passei para o Postulantado, 2ª etapa, onde fiz 2 anos e a 3ª etapa que é o Noviciado, em mais 2 anos, sendo o primeiro ano que a Igreja coloca como o ano Canônico e o segundo ano de noviciado que é experiência de missão. Por ultimo, a preparação final antes de professar os votos temporários de Castidade, Pobreza e Obediência.
No dia 12 de janeiro de 2008 na cidade de Barretos, juntamente com mais duas noviças, Adriana e Luciana, fizemos nossa consagração Religiosa. Foi um dia maravilhoso, de muita felicidade com a presença de Irmãs e familiares.
O motivo que escolhi esta Congregação de Irmãs Missionárias de Ação Paroquial, em meio a tantas outras é porque foi esta que sempre amei, sempre se fez presente como uma mãe, fez parte de minha historia desde meu nascimento até hoje. Desde sempre já pertencia a ela.

Blog Frei Leão - Durante a sua formação, houve momentos de duvidas vocacionais? Se sim, conte-nos um pouco!

Ir. Lucélia - Sim, com certeza, e foram justamente nas duvidas que me encontrei com a graça de Deus, que me dizia: "Siga em frente! Coragem, estou com você”. Acho que a maior duvida, foi a questão familiar mesmo. Sempre fui muito apegada a minha mãe, e para eu deixá-la foi muito difícil, então me questionava, será que valeria a pena? Mas com o tempo aprendi que enquanto cuido das coisas de Deus, Deus também cuida das minhas ( inspirada na frase de nossa fundadora, Madre Imaculada).

Blog Frei Leão - Por que ser missionário (a) hoje? 
 
Ir. Lucélia - Ser missionária no mundo em que estamos hoje, é um grande desafio, é renunciar a tudo para seguir a Cristo, então eu continuo com a mesma chama de meu primeiro chamado.
Consagrar-me a serviço do Reino de Deus em favor de meus irmãos onde quer que eu vá. E ser Missionário é isso, é romper barreiras, é ser presença na vida das pessoas no lugar em que estamos.

Blog Frei Leão - Atualmente, a Igreja vem trabalhando com seus fieis a questão da "vida em missão", mais especificamente o sentido de que, não é necessário muitas vezes nem sair de casa para ser missionário. Como você(s) trabalha ou pensam essa questão?

Ir. Lucélia - Bom, como disse na pergunta anterior, ser Missionário é romper com as barreiras, é importante e é muito bom a preocupação de nossa Igreja na questão de formar leigos missionários. De certa forma é tirar-nos do comodismo, e ir ao encontro dos irmãos, ser presença de amor independente  de onde estamos. Porem, se faz necessário também chegara o tempo de partir, ir em busca, pois Jesus não ficou apenas em um lugar, e se somos Missionários, somos também seguidores e imitadores de Cristo.

Blog Frei Leão - Qual o seu maior sonho enquanto religiosa?

Ir. Lucélia - Meu maior sonho é que aprendamos na escola chamada 'vida', que todos fomos chamados a viver o amor, e vivendo-o, saibamos também viver o perdão. Meu sonho é que aprendamos o mandamento que Jesus no deixou: “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei”

Blog Frei Leão - A mística das Irmãs MAP, segundo o site http://www.missionariasacaoparoquial.com.br/ é "Cristo, o enviado do Pai, que se encarnou para que todos tenha vida".Como é o processo de levar essas palavras à sua vida cotidiana?

Ir. Lucélia - Para levar esta palavra "Cristo, o enviado do Pai, que se encarnou para que todos tenham vida", não é preciso fazer grandes coisas, é preciso SER: é preciso ser amor, compreensiva, generosa...é preciso “fazer a diferença”. Acredito que é fazer acontecer no dia a dia a oração de São Francisco de Assis:

Senhor fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

E em minha vida cotidiana eu rezo pedindo a Deus para que eu saiba realmente transmitir sua palavra onde estou, no momento no campo universitário, que é onde me faço mais presente por conta dos estudos. Ser verdadeiramente “a enviada do Pai, para que todos tenham vida”

Blog Frei Leão - + sobre vc!
Sua cor favorita: Azul
Sua musica preferida: Uma musica que fala ate mesmo do desejo que tenho de seguir a Cristo mais e mais, é uma que se chama 'Ouço tua voz', do grupo 'Chamas'.
Seu time do coração: Flamengo
Seu maior sonho: Sonho de paz e amor para todos.
O que te dá medo: Me dá medo da ambição de ter cada vez mais, do egoísmo, da falta de amor, e com isso fazer com que nós principalmente jovens percamos o ponto de vista que é Cristo.
Um filme que você recomenda: Dois filmes que eu gosto e indico são 'Um sonho possível' e 'O presente'.
Indicação de um livro: Há vários livros que poderia indicar, mas indico este: 'O céu começa em você'. Autor: Anselm Grun.

Blog Frei Leão - Perguntas curtinhas
a)Alegria: este sentimento faz parte de minha vida, e alem de tudo também é uma das virtude da Congregação MAP
b)Tristeza: Eu não diria que não fez parte da minha vida a tristeza, fez sim, mas o motivo era a saudade que sentia de minha família, mas era sempre passageira.  
c)Emoção: A cada novo encontro que acontecia e acontece em minha vida tenho este sentimento de emoção.
d)Espanto: ?
e)Solidão: Na vida religiosa é difícil se sentir só, temos os momentos de solidão mas é porque precisamos de nos retirar um pouco, para refletir. Mas me sentir sozinha não, não me sinto só
f)Esperança: Ando de mãos dadas com ela. sem ela não vamos a lugar algum.
g)Desilusão: ?
h)Amor: Este é o essencial de nossa vida, sem ele não atingimos o nosso ideal, para mim o amor é um aprendizado acontece a cada dia em minha vida.
i)Fraternidade: Isso é o que distingue a Vida Religiosa Consagrada, a vivência fraterna. É na fraternidade que busco forças, junto com a oração, para continuar minha caminhada.

Blog Frei Leão - Por fim, qual sua mensagem aos jovens e a os leitores deste blog? 

Ir. Lucélia - A você caro jovem, eu te faço apenas um convite: SEJA SEMENTE por onde você passar. Semeie com amor, seja audacioso (a) a favor do Reino de Deus, lute com garra, tenha coragem, pois Deus está sempre com você. E Ele conta com você para a construção de seu Reino, aqui e agora.
Deixo também esta mensagem de Elza Gobbi Tessaro
Ser semente
Ser Semente nos dias de hoje, é assumir com profundidade a VOCAÇÃO; Ser Semente é fazer brotar a FÉ e a ESPERANÇA no coração daqueles que já nem crêem mais; Ser Semente é mostrar que mesmo nas diferenças podemos TRANSFORMAR; Ser Semente é acender uma LUZ àquele que está aflito; É dar ALEGRIA a quem não sorri mais; É fazer com que nosso IRMÃO sinta um ombro AMIGO; É tirar da dor para a CORAGEM; Ser Semente é TRANSFORMAR o ambiente onde vivemos ou CONVIVEMOS; Ser Semente é deixar-se PLANTAR; É receber o calor da GRAÇA, da VIDA; É deixar-se aos cuidados de DEUS, pois ELE é o Senhor de todas as coisas, da nossa VIDA. ELE que nos concede, a cada dia, mais um dia; É ELE que transforma nosso lar, nosso trabalho, nossa FAMÍLIA; Deixamos Sementes, ONTEM? Semeamos Sementes, HOJE? O que colheremos AMANHÃ?


E se você jovem sente o desejo de conhecer melhor o caminho que Deus prepara pra você, e se quer conhecer um pouco mais sobre as Irmãs Missionárias de Ação Paroquial entre em contato conosco através de meu e-mail luceliamap@gmail.com e visite nosso site: http://www.missionariasacaoparoquial.com.br  

O meu muito Obrigada a todos que leram esta entrevista, e ao meu amigo Wendell que me fez o convite.
Que Deus abençoe a todos!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Caminho do calvário

Mesmo que eu queira e me esforce para isso, nunca saberia qual a totalidade da minha essência. Somos feitos de muitas coisas, e aqui ponho uma ressalva, de que somos muito mais que corpo e alma. Existe muito de nós que não conhecemos. A filosofia e a psicologia que o digam. Mas na eternidade terei a oportunidade de ver o que fiz de certo e errado, e o que tais ações isso implicaram na minha e na sua vida. Essa não é a melhor forma de se iniciar um texto. Eu sei. Mas veja, é uma boa justificativa pra dizer que não tenho certeza se é bom ou ruim escrevê-lo. Tudo que ler ficará no seu consciente e inconsciente. Posso mudar tudo, parcela ou nada na sua vida. Haverá quem diga, foi um engano essa publicação. Não é o estilo de textos desse blog. Em minhas orações peço perdão a Deus.

Pediram pra que eu escrevesse, não esse texto, mas outro que brotou lá no fundo do coração e num momento oportuno o fiz vibrar pelo ar. Sim, meu coração bate como um de carne. Contudo o outro texto deverá, pelo menos por enquanto, residir apenas na mente de quem já o ouviu. Esse texto, diferente do outro não nasce apenas da emoção, mas também da razão.

Serei breve. Quero que entenda apenas uma coisa: meu título. Sim, o título daquele outro texto. O que acha que seria o “Caminho do calvário”? Deixe vir na sua mente todas as imagens que você consegue associar a essa palavra. Vá pensando. O que elas significam literalmente? Reflita alguns instantes e depois continue lendo.

Francisco de Assis, que ouso chamar de “meu mentor”, foi todo evangelho. Pra quem conhece um pouco sua história, entende o quão grande ele foi, mesmo querendo ser pequeno. Ele viveu o evangelho de maneira inimaginável. Imitou Cristo até no seu último momento de vida. Ah sim, ele não quis usurpar, nem se igualar a essência d'Ele. Francisco foi um homem de ações. Ele escutava com o coração as palavras sagradas e as praticava. Não dava voltinhas, procurando desculpas, dificuldades para não executar a ordem de Deus e por isso foi chamado de o outro Cristo por tamanha fidelidade em viver o evangelho.
Existe um processo. Um caminho pra se fazer tudo o que ele fez. O primeiro é ser destemido, ou devo dizer confiante em Deus. Francisco teve coragem de assumir o evangelho como forma de vida. Ela exige grande mudança e nem sempre nos dirigimos a Deus sem nos tornar estátuas de sal. Abandonar tudo é “adof”. Claro que não é abandonar a casa paterna. Somos seculares, esqueceu? Você sabe o que deve ser abandonado, não é? Éeee, isso mesmo. Não tem nada haver com “oxes”, ok! Cada um sabe o que mais te afasta de Deus. Satanás encontrou outras formas pra te tirar d'Ele além do tradicional pecado. Portanto é exatamente isso que devemos abandonar e não dar brechas para o adversário te desviar. Bom, isso vai acontecer algumas vezes, não? Mas Jesus nos amou tanto que deu a reconciliação. Se você ainda não sabe o que deve abandonar eu dou alguns exemplos: sua mesa farta e mesquinha, seu exibicionismo, sua vaidade, seu luxo, sede de vingança... Quer dizer, tudo pode, mas nem tudo te convém. O que estou tentando te fazer entender é que não abraçamos a cruz de verdade. A cruz é muito mais que martírio ou sofrimento. Talvez sofra no início, porque ainda teima em olhar pra trás, mas quando parar de olhar, nem vai se importar para o que deixou de lado.

Você lembra da cruz de Cristo? Nela o Filho do homem foi glorificado.  Pois bem, fito para a cruz do calvário todos os dias. Desejo subi-la não para minha vangloria e desgraça da vida, mas para obtenção da salvação. Só que pra isso devo abraçar o caminho percorrido por Jesus Cristo aqui na Terra. Quando pensei nesse título refletia mais uma vez as coisas que me aconteciam e como elas são parecidas com as cenas do evangelho. Como viver segundo o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Como agir com Jesus? É só fazer uma pergunta simples. O que Ele faria em meu lugar? Claro que você precisa conhecer a vida do Deus feito homem pra querer imitá-lo. Pegue sua bíblia e leia um pouco. Vá à missa e preste atenção no que Deus te fala pela boca do padre.
É difícil para mim por coisas que já faço, ainda com imperfeição, na forma escrita. Com certeza rodeei muito nesse texto ou não disse nada ou tudo. Mas além da dificuldade de expressão, queria também que ouvisse minha voz ai do seu lado, como se fosse uma conversa. Esse caminho do calvário que me proponho fazer é andar com Cristo, aprender com Cristo, imitar Cristo, seguir as pegadas do Mestre. Deus Pai assim me ensinou seguir seu Filho.


Agora se leu tudo até aqui deve se perguntar o que foi aquele início de texto. Coisa mais sem sentido não é? Deus nos revela coisas conforme a compreensão de cada um. Evoluímos nesse aspecto durante nossa vida. Aí Ele ensina-nos algo novo e espera a gente assimilar pra dar uma nova lição a cada evoluçãozinha que temos. Não sei como isso te atingiu e talvez nem atinja. Se não atingiu nesse momento você está um tanto frustrado, talvez. É por isso que rezo pedindo perdão.



Servo Inútil, pseudônimo.

Ps.: se gostou do texto me oculto para não receber vãos elogios. Se não gostou, te faço um favor não colocando meu nome. Assim não terá como pecar, risos ;-)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

DESTAQUE DA SEMANA

Está chegando o carnaval, ou melhor, os dias oficiais do carnaval, com seus desfiles, blocos, alegria e euforia. Muita gente não gosta do carnaval, mas existem aqueles que não perdem uma folia. Carnaval marcado pelo samba e pelo axé, e tantas outras musicas que embalam fervorosamente o povo, sem distinção, nem preconceito. Carnaval também é conhecido pela libertinagem sexual, que deprecia a essência do ser humano, mas não será sobre isso que falaremos.

No seio da Igreja, muitas pessoas se dedicam aos retiros de carnaval, onde saem para lugares afastados, para curtir um carnaval diferente, com musicas cristãs, pensamentos cristãos e louvar ao Deus verdadeiro. Já participei várias vezes de tais retiros e de fato são ótimos, animados e marcantes. Mas existem algumas questões que me intrigam nestes retiros.
São encontros sempre lotados de jovens principalmente, adultos também participam, e enchem salões, galpões e outros para louvar a Deus, o que de fato é muito válido, mas eu sempre me pergunto pra onde foram estes cristãos na Semana Santa?

Eu não acho ruim que as pessoas que não gostam de carnaval, façam seus retiros espirituais durante o carnaval, o que não consigo entender é a lógica que alguns seguem. Muitos sim estarão participando de toda a Semana Santa, momento maior da fé cristã, mas muitos aproveitaram o "feriadão" para dar uma descansada nos ranchos, na praia, no sítio ou em qualquer outro lugar.

Existe uma inversão de valores de quando é que de fato precisamos estar na Igreja! A Igreja sempre será refúgio e lugar de oração, mas o mundo é lugar de anúncio da verdade e do amor de Deus. Nada vai mudar no mundo se nós não tomarmos iniciativa, e o carnaval também não vai mudar enquanto os cristãos se mantiverem alheios a tudo que acontece. Todos nós sabemos pela fé que professamos e pelos ensinamentos da Santa Madre Igreja o que podemos ou não fazer, e o testemunho cristão de valores humanos que valorizam a vida deve ser dado também no carnaval. Para os que gostam, são chamados sim a participar sim do carnaval, das festas, dos blocos, sambar, suar, porque em nenhum momento nos é proibido festejar, o que cabe a cada um é o testemunho de fé que deve ecoar. A vida de tantos santos da Igreja, não são de homens que viveram isolados, mas de pessoas que se inseriram na realidade presente, participaram de tudo, mas sem perder sua identidade enquanto cristão. Uma frase do querido Beato João Paulo II, que muito aprecio:

"Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos." (Joãp Paulo II)

O que torna alguém impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isso é que o torna impuro”
(Mt 15,11)

Não é o carnaval uma festa impura, mas a conduta que se tem dentro dela, façamos a nossa parte e continuemos a dar nosso testemunho.

Para os que vão para retiros de carnaval, participem, louvem, cantem, dancem, celebrem o Deus da vida!
Para os que vão descansar, não se esqueçam de Deus!
Para os que vão curtir o carnaval, carreguem consigo todos os ensinamentos de Cristo e não esqueçam durante a festa a fé que professam.

Para todos, não se esqueçam do Cristo na Semana Santa, pois este se torna um grande contra testemunho daquilo que se pregou no carnaval!

Paz e Bem

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Crônicas da terra de Francisco

por Frei Bruno Scapolan, Ofm.

Nesta semana eu disse adeus às minhas férias. Começaram as aulas de italiano. Todas as manhãs participo das aulas e no período da tarde tem visitas aos centros históricos de Napoles e outras atividades. É muito interessante estar naquela escola, pois é específica para estrangeiros. Eu, por conhecer um pouco da lingua italiana, já fui classificado para o nível intermediário. A minha turma tem sete alunos. Duas russas, uma canadense, uma turca, um grego, um francês e eu. É muito interessante, pois cada um fala uma língua diferente, mas quando estamos alí aprendendo estamos todos unidos na língua italiana, pois se não fosse ela não nos compreenderíamos (hehehe). Penso que se a língua italiana pode unir 7 dentro de uma sala de aula, imagina a linguagem do amor, ensinada pelo Espírito Santo de Deus. Se todas as pessoas resolvessem aprender esta língua, seríamos um unico reino, única nação. Aquele Reino ensinado por Jesus de Nazaré.
Ontem tive a oportunidade de participar da missa de envio dos missionários que compõe a Missão Franciscana aqui na Itália. São 37 missionários (frades, freiras e leigos) que estarão nestes próximos 10 dias visitando as famílias e animando a comunidade de Santo Antônio em Afragola. A missa foi magnífica e o envio foi emocionante. Rezemos por estes irmãos durante esta semana.
A todos uma abençoada semana.
Até a próxima!