segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

DESTAQUE DA SEMANA

Está chegando o carnaval, ou melhor, os dias oficiais do carnaval, com seus desfiles, blocos, alegria e euforia. Muita gente não gosta do carnaval, mas existem aqueles que não perdem uma folia. Carnaval marcado pelo samba e pelo axé, e tantas outras musicas que embalam fervorosamente o povo, sem distinção, nem preconceito. Carnaval também é conhecido pela libertinagem sexual, que deprecia a essência do ser humano, mas não será sobre isso que falaremos.

No seio da Igreja, muitas pessoas se dedicam aos retiros de carnaval, onde saem para lugares afastados, para curtir um carnaval diferente, com musicas cristãs, pensamentos cristãos e louvar ao Deus verdadeiro. Já participei várias vezes de tais retiros e de fato são ótimos, animados e marcantes. Mas existem algumas questões que me intrigam nestes retiros.
São encontros sempre lotados de jovens principalmente, adultos também participam, e enchem salões, galpões e outros para louvar a Deus, o que de fato é muito válido, mas eu sempre me pergunto pra onde foram estes cristãos na Semana Santa?

Eu não acho ruim que as pessoas que não gostam de carnaval, façam seus retiros espirituais durante o carnaval, o que não consigo entender é a lógica que alguns seguem. Muitos sim estarão participando de toda a Semana Santa, momento maior da fé cristã, mas muitos aproveitaram o "feriadão" para dar uma descansada nos ranchos, na praia, no sítio ou em qualquer outro lugar.

Existe uma inversão de valores de quando é que de fato precisamos estar na Igreja! A Igreja sempre será refúgio e lugar de oração, mas o mundo é lugar de anúncio da verdade e do amor de Deus. Nada vai mudar no mundo se nós não tomarmos iniciativa, e o carnaval também não vai mudar enquanto os cristãos se mantiverem alheios a tudo que acontece. Todos nós sabemos pela fé que professamos e pelos ensinamentos da Santa Madre Igreja o que podemos ou não fazer, e o testemunho cristão de valores humanos que valorizam a vida deve ser dado também no carnaval. Para os que gostam, são chamados sim a participar sim do carnaval, das festas, dos blocos, sambar, suar, porque em nenhum momento nos é proibido festejar, o que cabe a cada um é o testemunho de fé que deve ecoar. A vida de tantos santos da Igreja, não são de homens que viveram isolados, mas de pessoas que se inseriram na realidade presente, participaram de tudo, mas sem perder sua identidade enquanto cristão. Uma frase do querido Beato João Paulo II, que muito aprecio:

"Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos." (Joãp Paulo II)

O que torna alguém impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isso é que o torna impuro”
(Mt 15,11)

Não é o carnaval uma festa impura, mas a conduta que se tem dentro dela, façamos a nossa parte e continuemos a dar nosso testemunho.

Para os que vão para retiros de carnaval, participem, louvem, cantem, dancem, celebrem o Deus da vida!
Para os que vão descansar, não se esqueçam de Deus!
Para os que vão curtir o carnaval, carreguem consigo todos os ensinamentos de Cristo e não esqueçam durante a festa a fé que professam.

Para todos, não se esqueçam do Cristo na Semana Santa, pois este se torna um grande contra testemunho daquilo que se pregou no carnaval!

Paz e Bem

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário