quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A VIRTUDE DA FÉ!

Pelo contrário, assim é que se deve dizer: “Tu tens a fé, e eu tenho ações! Mostra-me a tua fé sem as ações, que eu te mostrarei a minha fé a partir de minhas ações" (Tg 2,18)



A fé é o instrumento que nos é dado por Deus, para que possamos experimentar aqui na terra as alegrias do reino eterno. Por meio da fé somos convidados a experimentar a Deus no quanto nos é possível. Paulo já nos dizia que agora vemos apenas parte da totalidade, mas um dia conheceremos o todo, quando formos convidados ao banquete celestial.

A fé não é algo que a Igreja usa para cegar os fiéis, até porque a fé não vêm da Igreja, mas sim de Deus. A Igreja tem a missão de transmitir a fé que vem de Deus. E como já disse, não uma fé cega, mas uma fé que leva o cristão a compreender a realidade do mistério que está em Deus. Mistério não deve ser entendido como algo obscuro, secreto ou mesmo ilegal, mas como algo que não é compreensível ao ser humano, exceto quando revelado por Deus. É está a virtude da fé, levar o homem a compreender os mistérios que estão presentes em Deus, a experimentar a graça que se alcança com a vida eterna e principalmente a construir na terra a porção que lhe é possível do reino de Deus. Mas como Tiago já disse em sua carta, a fé sem obras é morta.
Enquanto estivermos nesta terra, devemos a Deus o dom de nossa fé, e como todos os dons, devem ser colocados a serviço da comunidade.

A fé nos leva a acreditar na existência de Deus, na compreensão de seus mistérios, e na construção de seu reino na terra, mas é uma virtude que se encerra com a morte, quando então veremos Deus face a face. Jesus disse a Tomé que felizes são os que acreditam ser terem visto, e estes somos nós que nunca vimos a Deus face a face, mas acreditamos e cremos n'Ele. Quando o conhecermos por completo, não nos será mais necessário a fé, visto que estaremos já participando plenamente do que a fé nos preparada e levava a experimentar em parte.


E a esperança?


Na próxima semana!


Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário