terça-feira, 1 de novembro de 2011

Arte e reflexão

O blog da fraternidade Frei Leão lança hoje uma série de pequenas e simples reflexões diárias. Geralmente os colaboradores deste blog utilizam como inspiração, pequenos trechos das fontes franciscanas, passagens bíblicas, entre outros.Pois bem, a coluna "Arte e reflexão" têm como inspiração em sua primeira temporada, caricaturas de Frei Reynaldo Ungaretti. Segue abaixo, além de uma pequena explicação do trabalho desse frade, a primeira caricatura seguida de sua devida reflexão.

Quem foi frei Reynaldo?
Como um dos pioneiros na criação do PVF( Pró-Vocações Franciscana, trabalho realizado pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil), Frei Reynaldo Ungaretti deixou uma bela coleção de seu 'Frei Angelino', caricatura alegre de um fradezinho trapalhão, mas que sempre sabe tirar uma mensagem de vida, de alegria e otimismo quando fala das coisas mais simples.
Frei Reynaldo esteve a frente do PVF nos anos de 87 e 92. Ele faleceu no dia 13 de junho de 1996.


A importante revista norte-americana “Times” quis saber de seus leitores qual a personalidade mais importante do segundo milênio da era cristã. E os leitores tiveram a dificil tarefa de passar em revista o elenco dos milhares de gênios, heróis, santos, sábios, artistas, papas, governantes ao longo desses mil anos.
Em 10º lugar figurou o cientista da Teoria da Relatividade, Albert Einstein, precedido por Wolfgang Amadeus Mozart, que encheu o milênio com divinas harmonias. Num honroso 8º lugar aparece Thomas Jefferson, o herói da independência dos Estados Unidos, sendo superado pelo imortal dramaturgo inglês William Shakespeare. O cientista Galileu Galilei, que surpreendeu a comunidade científica ao provar que era a Terra que girava ao redor do Sol e não o contrário, obteve colocação melhor que Martinho Lutero, o monge alemão, que dividiu para sempre a Cristandade. A disputa é cada vez mais difícil e Miguelângelo Buonarroti - autor da Pietá e Moisés - foi eleito como a 4ª personalidade do milênio que termina. Cristóvão Colombo, o descobridor do Novo Mundo, ficou em 3º lugar. A segunda colocação foi dada ao alemão João Guttenberg, o inventor da imprensa. E, surpreendentemente, em 1º lugar, como a personalidade mais importante desses mil anos, o meigo, humilde, santo e genial Francisco de Assis.
Talvez por isso, até mesmo os alienígenas queiram conhecer este 'pequenino' homem!

Wendell Ferreira Blois
subsecretário de formação

Nenhum comentário:

Postar um comentário