quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Arte e reflexão(8) - 2ªTEMPORADA

Encerramos hoje a 2ª temporada da coluna "Arte e reflexão", onde apresentamos as pinturas de frei Dito, OFM, legitimo representante do expressionismo, com seus traços dramáticos e cores fortes. Em breve retornaremos com mais novidades e, quem sabe, mais uma temporada desta coluna. Até lá!


“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, ele se assentará em seu trono glorioso.
Todas as nações da terra serão reunidas diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda.
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!
Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa;estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me’.
Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber?
Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos?
Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar? ’
Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes! ’
Depois, o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos.
Pois eu estava com fome, e não me destes de comer; com sede, e não me destes de beber;eu era forasteiro, e não me recebestes em casa; nu, e não me vestistes; doente e na prisão, e não fostes visitar-me.
E estes responderão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, forasteiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos? ’
Então, o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer! ’
E estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.
(Mateus 25, 31-45)

Francisco de Assis é exemplo daquele que viu em seu irmão mais pobre a imagem do Cristo que passa fome, sede, que é forasteiro e nú. E a Ele é dado o que de comer e beber, além de acolhida e roupas ... por isso o Seráfico Pai foi tão digno de receber a vida eterna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário