sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Humanismo: Imanência e Transcendência na visão Franciscana


Este blog tem a imensa alegria de publicar logo abaixo, o resumo do Trabalho de Conclusão de Curso de nosso grande amigo, frei João Antonio Bizerra, OFM, apresentada ao Instituto Agostiniano de Filosofia (IAF) de Franca no último dia 30 de novembro de 2011. Confira!


BIZERRA, João Antonio Veiga. Humanismo: Imanência e Transcendência na visão Franciscana. 2011. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Instituto Agostiniano de Filosofia.

Nosso Trabalho de Conclusão de Curso cujo tema é:  "Humanismo: Imanência e Transcendência na visão Franciscana", tem como objetivo analisar o ser humano, sob a perspectiva das dimensões Imanência e Transcendência, sendo estas  aplicadas à figura de São Francisco de Assis. Podemos encontrar no Santo de Assis, o modelo de integração perfeita e harmônica do homem. Inicialmente definimos o termo Humanismo e analisamos seu desdobramento em alguns períodos Históricos: Renascença, Modernidade, iluminismo e Contemporaneidade.

                     No segundo capítulo apresentamos o ser humano e suas várias dimensões: ser pluriversal e multidimensional. Ser pluriversal é o lugar do homem no espaço do Ser, que ao interpretar-se a si mesmo, irradia seus questionamentos à todas suas dimensões: metafísico, ético, social, natural, lógico, estético e fundamental; Ser multidimensional pois o homem é composto por muitas dimensões: somática, psíquica, racional, individual, social, econômica, política, sapiencial, erótica, estética, histórica, técnica, ética.
Conceituamos Imanência e Transcendência que significam respectivamente: “qualidade daquilo que está permanentemente presente em um ser”, “é a propriedade que tem um objeto de ultrapassar as fronteiras da própria classe ou do próprio âmbito”; e investigamos o modo como Leonardo Boff, em sua obra A águia e a galinha: Uma metáfora da condição humana, examinou no homem estas dimensões.
Por fim, encontramos o Humanismo Franciscano e seu “fundador” Francisco de Assis, percorrendo momentos fortes e marcantes de sua vida em busca da presença destas dimensões; e indagamos o pensamento de alguns filósofos Franciscanos: São Boaventura de Bagnoregio, Guilherme de Ockham e Frei Eduardo Chagas Nithack e o modo como eles viviam e refletiam sobre a essência humana.
Nosso objetivo proposto neste trabalho foi alcançado através da releitura do Carisma Franciscano, tendo como bússola as dimensões Imanência e Transcendência do homem. Concluímos que o Franciscanismo continua atual, podendo ser vivenciado nos dias de hoje por qualquer pessoa que almeje um autêntico processo de humanização.
                     
Por favor, leia novamente a frase destacada e que concluí o resumo da obra citada! 
Essa é a proposta de frei João: mostrar que o franciscanismo é uma forma atual de se viver no seguimento de Jesus Cristo, ainda que tenha sua origem a 800 anos atrás.
Penso que essa afirmação é quase que um testemunho de um jovem (se não me falha a memória, frei João tem 23 ou 24 anos), que abraçou radicalmente a proposta de São Francisco e que, de alguma forma teve suas dificuldades para definir teoricamente os termos "Imanência e Transcendência" mas que muito tempo já os vivia em seu cotidiano sem a necessidade de identificá-los.
Parabéns frei João!

Paz e bem!

Wendell Blois
subsecretario de formação


Um comentário:

  1. Com Certeza frei João Antônio, um jovem, cheio de ideais e um coração tão grande, que acolhe a todos! Uma semente Franciscana em nosso meio!

    ResponderExcluir