sábado, 3 de dezembro de 2011

REFLEXÕES - "Juventude e justiça sócio-ambiental - Quanto vale esse progre$$o?"(3)

Hoje é sábado! Geralmente o blog frei Leão não publica nada nos fins de semana, mas nesse abriremos uma exceção, tendo em vista as discussões e reflexões que estamos desenvolvendo nos últimos dias por ocasião da 2ª Jornada Nacional Franciscana pelo Direito Humanos, tendo como tema "Juventude e justiça sócio-ambiental - Quanto vale esse progre$$o?"
Neste sábado nos reteremos a alguns dados levantados em torno da destruição da floresta Amazônica, seguida de um vídeo que tem como trilha sonora a musica "Amazônia" de Roberto Carlos.
Boa reflexão e bom fim de semana!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação e DHJUPIC

AS 7 PRAGAS DA AMAZÔNIA


1 FOGO
As queimadas causam perdas de 121 milhões de dólares por ano. Considerada a emissão de carbono, os prejuízos chegam a 5 bilhões de dólares.

2 MADEIREIRAS
Há mais de 3 000 empresas cortando árvores. Para cada unidade retirada, os madeireiros danificam pelo menos outras quinze árvores.

3 ESTRADAS
Mais de 80% das queimadas acontecem perto das rodovias. A colonização se dá ao longo de 100 000 quilômetros de estradas clandestinas.

4 GARIMPOS
Além de poluírem os rios e devastarem reservas ambientais, os garimpeiros foram responsáveis pela chegada da aids às aldeias indígenas.

5 PASTAGENS
A soja avança sobre pastos antigos e capitaliza pecuaristas, que abrem novas áreas na mata. Cerca de 12% da Amazônia já virou pasto.

6 CORRUPÇÃO
Só a Operação Curupira, realizada em junho, prendeu 47 funcionários do Ibama envolvidos na exploração ilegal da floresta.

7 BUROCRACIA
De 539 milhões de reais em multas aplicadas em 2004, só 63 milhões de reais foram pagos e apenas 3 milhões de reais ficaram com o Ibama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário