segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DA PRISÃO DO TRADICIONALISMO PARA A NOVIDADE E A UNIDADE CRISTÃ DO CONCÍLIO VATICANO II


Ora a Lei não se baseia na fé, mas “aquele que praticar seus preceitos viverá por eles”. Cristo nos resgatou da maldição da Lei, tornando-se ele próprio um maldito em nosso favor, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for suspenso no madeiro”.. (Gl 3,12-13).

Prezado irmão leitor, quero lhe agradecer por ter acompanhado um pouco de minha história vocacional através do blog da JUFRA frei Leão. Estou aqui novamente para comentar alguns fatos ocorridos no decorrer da semana que me levou a refletir sobre a nossa experiência de fé.
No último dia 29 de novembro postei no youtube um vídeo gravado no encontro da Juventude Franciscana de Marília no qual cantávamos e dançávamos uma adaptação da música “Waka Waka” da cantora colombiana “Shakira” que contagiou o mundo por ocasião da Copa de 2010 na África do Sul. A música que cantávamos é uma paródia cristã feita por mim, e os passos da coreografia também surgiram de uma brincadeira com os jovens da JUFRA neste mesmo encontro. Após a postagem do vídeo no youtube e compartilhamento nas redes sociais do Facebook e Orkut, o vídeo foi comentado positivamente por pessoas de todos os cantos do mundo, como um jeito novo de evangelizar e também sobre a manifestação da alegria de servir a Deus como franciscanos. Infelizmente algumas poucas pessoas não entenderam a mensagem e logo o vídeo já estava postado em sites tradicionais como o blog “Apostolado Tradição em Foco” entre outras postagens no Orkut. O título era: “No ‘espírito’ do Concílio: Franciscanos imitam Shakira!”. Os comentários foram cheios de moralismos e de uma Tradição Cristã completamente farisaica, que se apega há um rigorismo histórico, que por graça de Deus e abertura ao Espírito Santo a Igreja superou.
Porém, já que o tema abordado pelos Tradicionalistas foi o “espírito” do Concílio, vamos falar um pouco sobre ele:
O Concílio Vaticano II, convocado em 25 de dezembro de 1961 e findado em 8 de dezembro de 1965, marca um novo período dentro da Igreja. O período pré-conciliar é marcado pelo pré-modernismo e uma cultura mais tradicional na Igreja. A pessoa de Jesus era vista mais como divina e a Igreja possuía a sua grande importância de encaminhar os fiéis para uma busca mais divina em Cristo. Era uma Igreja mais voltada para os sacramentos que tinha como centro a piedade e um conjunto de devoções, satisfazendo espiritualmente os fiéis. Todas as necessidades humanas eram redimensionadas para uma busca superior. Os sofrimentos do hoje seriam as alegrias do amanhã. O que interessava era a salvação eterna e qualquer coisa vivida no campo material tinha que ter uma retidão moral para se obter a eternidade. Sendo assim, o maior sinal de perfeição seriam o Papa (Vigário de Cristo), os Bispos e o Clero.
A cultura era marcada pelo ruralismo, sendo que não havia mudanças, novidades, iniciativas criativas, e assim as pessoas continuavam acompanhando os ritos, mesmo sem compreendê-los em seus significados. As pessoas eram acostumadas a obedecer e se submeter.
A Igreja se possuía duas classes: a Clerical e a Laical e havia um abismo imenso entre elas. O espírito patriarcal influenciava a formação social das famílias cristãs, sendo assim, o padre era visto como o senhor da palavra, pois ele era o “pai”. Dentro das próprias escolas havia o rigorismo de obedecer ao que o “mestre disse” sem objeções. A relação social se dava entre ‘família-escola-paróquia’.
Os mais instruídos, políticos ou clérigos, julgavam-se conhecedores da verdade, do bem, dos valores imutáveis. Quando se pensava ter chegado à essência de uma verdade ou realidade, nada poderia questioná-la, sendo qualquer tentativa perseguida e subjugada. O catecismo era elaborado nesta linha, no qual continha todas as ‘verdades dogmáticas e morais’ para que o fiel as seguisse ao longo da vida até a esperada eternidade. Os problemas diversos presentes na humanidade eram resolvidos a partir dos princípios universais que eram aplicados metodicamente aos casos, ou seja, a verdade indubitável era uma Regra e não podia ser desrespeitada se quisesse chegar ao céu. Deste modo, a Igreja estava plena de um teocentrismo sobrenatural e uma vivência comunitária na qual o importante era mostrar o cumprimento de regras num senso jurídico.
Alguns grupos a partir do sec. XIX e principalmente no sec. XX vão se permitindo questionar e a nova mentalidade cristã vai entrando lentamente na Igreja, pelas portas que iam se abrindo pelos movimentos de renovação.
Um primeiro elemento característico desta renovação foi à busca do manuseio da Bíblia, pois esta era desconhecida para quase todos os católicos, mediante as medidas da contra-reforma, que impediam os cristãos de caírem no risco do protestantismo de interpretar a Palavra de Deus a partir de suas próprias experiências pessoais. No entanto a Palavra não chegava aos membros da Igreja, pois as Bíblias só podiam ser manuseadas pelos padres e as pregações se davam nas homilias, mas em latim, que era de pouquíssima ou nenhuma compreensão por parte dos fiéis. A maioria morava em zonas rurais e não podiam participar das missas todos os domingos; e também, mesmo com os aprofundamentos exegéticos o que se repetia nas homilias era a “essência da verdade” que se repetia no óbvio das Escrituras. A Sagrada Escritura era ensinada somente pelas autoridades eclesiásticas e em forma de um conto desde a Criação até o Apocalipse, mas sem um aprofundamento à historicidade e ao gênero literário das Sagradas Escritura como se tem hoje. A formação teológica contribuía para uma leitura objetivista da Palavra de Deus, chegando à beira do fundamentalismo. As passagens bíblicas só eram usadas para provas as ‘verdades dogmáticas e morais’ das respectivas pregações, e a partir destas passagens o pregador direcionava e afirmava a sua opinião e própria vontade, totalmente diferente do sujeito moderno que leva em consideração as experiências.
No entanto três elementos contribuíram para a vinda da modernidade na Igreja: o contato com a ciência a partir de pesquisas empíricas (contra o universalismo aristotélico), a compreensão história (a partir dos estudos científicos da Palavra de Deus, da forma de redação e da comparação) e a influência da subjetividade.
Outro fator importante foi a passagem do culto em latim para a língua vernácula. O uso do latim queria deixar a celebração mais cheia de mistério. O rito era munido de regras que se não fossem obedecidas e executadas podiam invalidar a celebração. A maior preocupação era com o culto e não com a participação da comunidade. Com o movimento litúrgico, houve uma aproximação entre a Mesa da Palavra e a Mesa Eucarística, levando os fiéis a uma participação plena da Santa Missa. O fiel passava a compreender mais o que fazia e a sua participação pessoal e comunitária. Os ritos se tornaram mais simples e acessíveis. A Igreja caminhava para não viver mais uma pseudo-unidade formal através das regras e se abre a unidade real e de comunhão. O patriarca Máximo IV chegou a dizer que Jesus e os apóstolos nunca pensaram em falar outra língua que não fosse à deles. O latim era uma língua imposta e não tinha fundamentos bíblicos e nem históricos.
Enfim, estes foram aspectos de um processo de amadurecimento da Igreja e obediência ao desejo de Cristo de que todos fossem unidos no amor. Tantos outros movimentos contribuíram para a novidade do Concílio Vaticano II. Tantos pontos positivos a Igreja atingiu: a importância do leigo, o novo ardor missionário que procura descobrir Deus presente em todas as raças e culturas, uma liturgia mais próxima que leva o fiel a um encontro com Deus na transcendência e na imanência.
Sendo assim, o Concílio Vaticano II não foi uma ruptura ou uma adesão ao modernismo que excluiu as virtudes da Igreja, mas foi uma transformação movida pelo próprio sopro do Espírito Santo de Deus que aconteceu aos poucos na história da humanidade e que ainda acontece.
Por fim, mesmo vestidos com o hábito ou não, somos convidados a estar no mundo, sem ser do mundo. Estar no mundo é aproveitar daquilo que ele possui dando o sentido pleno de Cristo. Seja numa música, numa dança, numa celebração.
Este é o ‘espírito’ do Concílio Vaticano II que nos põe abertos aos questionamentos do mundo e suas necessidades, para que procuramos entender através da empatia, da compreensão, a realidade do outro, revelando a verdade de Jesus Cristo, que é a misericórdia e amor. Sendo assim, não temeremos os julgamentos por não termos vivido esta ou aquela “regra” impiedosa e cruel, que somente externaliza uma falsa fé, que nos leva distantes dos desejos do coração misericordioso de Jesus. Não sejamos ‘fundamentalistas’ mas fundamentados na seguinte certeza: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”. (I Jo 4, 7-8)
Frei Bruno Scapolan, OFM.

3 comentários:

  1. parabens frei bruno, amei este escrito, pois a sociedade tem que aprender que o unico perfeito aqui na terra e que ja foi o nosso senhor Jesus cristo e cabe a Ele julga e nao nos seres mortais e pecadores. pois gostei muito de seu video e desta forma que devemos evangelizar e a letra da musica mes com sua intrepretação e com a original nao a nada que pssa dizer vulgar, se as pessoas nao sabe ler , entao volte pra escola e aprenda. paz e bem! continue evangelizando

    ResponderExcluir
  2. Amei Frei Bruno!! Apoiadíssimo... super escrevi defendendo vocês naquele blog de gente velha!!! Estou como Lara lá!!.... beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Obrigado a todos vocês que compreendem e respondem a ação do Santo Espírito na Igreja de Deus. Abraços.

    ResponderExcluir