sábado, 3 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO DOMINICAL

por Frei Gilmar Vasques Carreira, Ofm   

2º Domingo da Quaresma
Evangelho (Marcos 9, 2-10)

Na mensagem do evangelho deste domingo encontramos a Transfiguração de Jesus, isto é, a antecipação da glória de Jesus ressuscitado (vv 2). A transfiguração é uma mudança evidenciada até na aparência (vv 3), as roupas de Jesus ficaram brancas e brilhantes. É um estado de alma e de corpo que alguma vez na vida nós já provamos, mas claro que não como a transfiguração de Jesus. Vamos ver alguns exemplos: quando participamos de um bom retiro espiritual, saímos com a face resplandecente, com os olhos brilhando; quando vamos à missa e o padre faz uma bela pregação, saímos transfigurados por conta das palavras sábias e santas de tal padre, e assim poderemos elencar muitos outros exemplos do nosso dia a dia cristão.  
Aqui aparece a figura de Pedro, Tiago e João, eles foram a uma alta montanha com Jesus. Aparece também dois personagens do Antigo Testamento, Elias e Moisés (vv 3-4). Na bíblia, a montanha, o alto significa proximidade com Deus, e é claro que é nesta proximidade que  acontece esta experiência mística cristã. Foi justamente neste momento de contentamento que Pedro quis montar três tendas. As tendas significam estabilidade de local  e permanência no estado do fato extraordinário que acontecia. Aqui surge nossa primeira mensagem: toda experiência profunda feita com Deus, deve-nos colocar à serviço, por isso é preciso descer da montanha de nossos contentamentos para partilhar e multiplicar a graça recebida. Além do mais, a glória definitiva só vem depois da passagem pela cruz. Não chegamos à Páscoa sem passar pelo Calvário, por isso Pedro não sabia o que estava dizendo (vv 6).  
A segunda mensagem, encontramos com a aparição de Elias e Moisés. Elias representa toda profecia e Moisés toda Lei. Então notamos a mensagem ensinando que em Jesus está toda Lei e profecia, é o filho amado do Pai (vv 7). É o vencedor da morte que manifesta sinais de sua ressurreição na Transfiguração como antecipação também da nossa vitória sobre a morte.

Paz e benção!
   


Frei Gilmar Vasques Carreira, Ofm, é frade franciscano ligado à Custódia do Sagrado Coração de Jesus e trabalha na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Garça-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário