domingo, 1 de abril de 2012

Crônicas da terra de Francisco

por Frei Bruno Scapolan, ofm.

Paz e bem amigo leitor (a) deste blog franciscano.

Fico feliz por poder vim até vocês, principalmente nesta data especial da solenidade dos Ramos, pois vemos a humildade de Cristo que chega a Jerusalém sobre um pequeno jumento. Quantas vezes aclamamos os nossos ídolos, sejam eles atores, cantores, jogadores, etc e nos deixamos iludir pela lógica de tudo o que eles muitas vezes representam: fama, sucesso, dinheiro, status, etc. O interessante é que o nosso DEUS se apresenta em um simples jumento, e entre aclamações chega para 'saciar' uma carência política, pessoal, particular das pessoas. Quantas vezes nos aproximamos de Cristo como o Senhor e Deus e o aclamamos como Rei, mas um Rei que ao mesmo tempo é o servo dos nossos desejos particulares e pessoais. Enfim, a semana santa se inicía e se você ainda não fez uma parada para refletir na sua vida como cristão, procure se aproximar do Cristo doloroso nesta semana, para ressuscitar dignamente com ele na Páscoa.

Por aqui, nas terras de São Francisco, tudo continua em ordem. Foi uma semana tranquila, na qual a graça de Deus se manifestou na alegria fraterna com os demais confrades e a visita de confrades de fora que passaram por aqui. Outro fator importante é a capacidade de partilha de vida. A escuta as outras pessoas que nos cercam na Igreja para saudar-nos e falar um pouco de suas vidas. Algo muito belo aqui é a fé viva no coração das pessoas. As Europa pode estar secularizada, mas as pessoas que veem a Igreja, buscam uma intimidade com Deus, assim rezam a liturgia das horas, como nos pede a Igreja e fazem outras devoções como a Via-sacra e adorações ao Santíssimo, que nós tantas vezes não damos valor. Nesta semana, parei para participar, contemplar e refletir sobre estes momentos junto ao povo de Deus.

Na segunda-feira tive a oportunidade de visitar o Mosteiro de São Martinho, ou como é mais conhecido, " a Certosa", para nós brasileiros: "a Cartuxa". A Cartuxa de São Martinho foi construída no ano de 1325 em Nápoles. Era uma construção gótica, mas que no decorrer do tempo foi reestruturada no estilo barroco de 1600. Hoje não é mais uma Igreja ou um Mosteiro habitado pelos monges cartuxos, mas se tornou museu entre os anos de 1700 - 1800. Contudo, possui uma paz e uma beleza muito emocionante.

Um abraço a todos e desejo uma ótima preparação para este tempo santo de Páscoa. Felicidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário