quinta-feira, 5 de abril de 2012

TRÍDUO PASCAL: ÚLTIMA CEIA E LAVA-PÉS

"Tomai todos e comei, tomai todos e bebei!"

Hoje iniciamos a celebração mais importante da Igreja Católica, e centro da fé cristã. A Igreja passa 40 dias se preparando para este momento, e depois mais 50 dias celebrando a alegria da festa.
A Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo são o cume da fé, e é neste momento da vida de Cristo que esta centrada todas as nossas certezas e esperanças.

Na noite desta quinta-feira, a Igreja se reúne em festa, fazendo memória a mesma noite em que Jesus convidou seus 12 apóstolos para cearem com Ele, e onde instituiu a Eucaristia do serviço. Cristo oferta o pão e o vinho, como seu Corpo e Sangue, para que tendo sido alimentados pelo seu próprio corpo, deem testemunho do serviço, lavando os pés uns dos outros.


A primeira parte da celebração da paixão, morte e ressurreição, é a celebração da última ceia, com o rito do lava-pés. Quando Jesus se cinge com uma toalha, toma a bacia nas mãos e se abaixa para lavar os pés dos discípulos, dá o grande testemunho do serviço. O mestre está servindo os seus discípulos. Aquele que se dispõe a seguir a Jesus Cristo, deve sempre ter consciência da necessidade de servir, e a grande dificuldade de realizar isso, esta na nossa capacidade de esvaziar-se de si mesmo pelo outro. Não se inclina diante daquilo ou daquele que não é considerado superior. E o que acontece na maioria das vezes é que sempre nos achamos superiores, e no direito de sermos servidos.
Ao participarmos desta celebração, somos confrontados por esta necessidade libertadora, mas Jesus sabendo das nossas dificuldades nos dá seu Corpo e Sangue como alimento. Nele está contida toda a força necessária para quebrar a rigidez dos nossos ossos que nos impedem de nos abaixar no encontro dos nossos irmãos.
Ao final desta celebração, somos convidados a permanecer junto com os apóstolos de Jesus em oração. Se aproxima o momento em que se cumprirá a profecia de Simeão a Maria:

"Uma espada te transpassará a alma!"

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário