sábado, 7 de abril de 2012

TRÍDUO PASCAL: RESSURREIÇÃO

As mulheres vão ao túmulo para perfumar Jesus, mas quando chegam no sepulcro percebem que a pedra está removida e Jesus não está mais lá.

Na noite do sábado, o povo que ainda permanece em silêncio se encontra na Igreja para rezar e lá ouvem, aquelas mulheres que voltam correndo e anunciando que Jesus não estava no sepulcro. Num primeiro momento, nem todos entendem, mas aos poucos vão assimilando as palavras do mestre que anunciava sua ressurreição.


Nesta noite santa, noite de alegria verdadeira, Cristo vence a morte e nos dá também vida nova. Quando o sacerdote abençoa o fogo novo, e acende o círio pascal, vê-se a luz que ilumina a escuridão, que dissipa as trevas e transforma tudo.
O povo reunido, através da leitura das Sagradas Escrituras faz uma longa caminhada junto com o povo de Deus no antigo testamento, rumo a libertação.
E eis que enfim se rompe o silêncio, os sinos voltam a tocar e a multidão a cantar "Glória a Deus nas alturas, e paz na Terra aos homens por Ele amados!"
Os cristãos rejubilam de alegria, pois a morte não destruiu o seu Senhor.
Na fé do Cristo ressuscitado somos convidados a renovar nossa fé, fé professada outrora por nossos pais e padrinhos no batismo, reafirmada por nós na Unção do Crisma e que somos convidados a renovar constante, mas principalmente por ocasião da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não que se tenha esquecido, mas como necessidade de novamente afirmar a graça da ressurreição na vida do povo cristão.
A morte foi vencida pela Vida, a esperança novamente reluz no coração das pessoas.

A vivência deste tríduo pascal, nos leva a compreender e voltar ao princípio de nossa fé. É dá paixão, morte e ressurreição do Senhor, que nasce a fé cristã, e é para ela que caminha.

Feliz Páscoa!

Fraternalmente

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário