domingo, 6 de maio de 2012

Crônicas da terra de Francisco

Paz e bem a você meus amigos e minhas amigas seguidores fiéis do blog da Jufra Frei Leão.
Venho atualizar minhas notícias a respeito da minha estadia aqui na Itália, pois já faz 3 semanas que não escrevo para vocês.
Na semana do dia 16 de abril muitas coisas legais aconteceram. No dia 16 de abril aproveitei para ir ao cinema depois de tanto tempo que não me sentava na poltrona do cine. Fui assistir ao filme "Titanic" em 3D. Eu gostei muito porque na primeira vez que passou no cinema eu não pude assistir, pois estava de férias no sítio e quando voltei, já tinha saído de cartaz. Foi muito legal! Fui com um amigo e eu ganhei um pacotão de pipoca e na emoção eu comi tudo sozinho (risos). Depois do cinema eu fui comer um “panino” que deve ser de Itu, porque era um “panone”. Eu tenho o costume de colocar ketchup, sendo assim o meu amigo foi pedir no balcão o ketchup, pois aqui eles não tem o costume de colocar no ‘lanche’, só na batatinha frita. Daí o cara perguntou: “Mas você não pediu batatinha frita, por isso que eu não coloquei ketchup”. Mas o meu amigo disse: “Não! È que tem um ‘brasiliano’ que gosta de colocar ketchup”. Nisso tinha outro trabalhando ali que era brasileiro, da cidade de Petrópolis-RJ. Ele estava fazendo um estágio para aprender a fazer a pizza napolitana e depois fazer na sua pizzaria no Brasil. È o Sr. Antonio e quando alguém estiver em Petrópolis, não deixe de comer a pizza Napolitana que ele aprendeu a fazer aqui, lá na pizzaria “Di Farina”. Vocês não vão se arrepender!
Na quarta-feira aproveitamos para subir na boca do vulcão Vesúvio. Todos diziam que a vista era maravilhosa. Mas durante toda a semana choveu e ficamos com medo de chover bem neste dia. Por incrível que pareça amanheceu um belo dia de sol com poucas nuvens. Nós fomos para o Vesúvio em Ercolano (Herculândia), e combinamos um horário para a van nos buscar mais a tarde. O problema é que conforme fomos subindo, percebemos que as nuvens estavam todas ao redor do Vesúvio. Quando chegamos ao alto estava uma neblina que não se podia enxergar 50 metros a nossa frente. Neste caso combinamos com o motorista da van para nos esperar por 1h30, só para fazermos um giro. Estava muito frio, porque é muito alto e nós estávamos praticamente dentro da nuvem. Quando eu percebi a minha blusa de frio estava cheia de casquinhas de gelo. Mas foi uma bela experiência, pois nos divertimos muito. Quando descemos do Vesúvio, encontramos novamente o sol que brilhava lá embaixo na cidade de Ercolano, e depois de um lanche preparado pela mãe de um de meus amigos, fomos conhecer as ruínas da cidade Romana destruída pelo vulcão no I sec. depois de Cristo. Foi um passeio inesquecível, pois tudo está muito bem conservado.
Voltando para a casa, eu coloquei a roupa na mochila e peguei o trem para a cidade de Afragola, para fazer aquela encenação da vida de Santo Antonio conforme tinha falado para vocês na crônica anterior. Chegando lá, fizemos um ensaio e depois fizemos a apresentação dos momentos da vida de Santo Antonio que se encontram nos afrescos da Igreja. Como eu falo português acabei sendo o personagem principal (risos), mas foi uma experiência emocionante, pois o povo é muito devoto de Santo Antonio naquela Paróquia e quantos milagres aconteceram ali pela sua poderosa intercessão.
O domingo, dia 22 de abril, foi cheio de surpresas. Um confrade me convidou para irmos até a sua casa passar a tarde ali. Eu fui com ele e quando saímos na rua para pegarmos o trem, dois turistas nos pararam para pedir informações, e por incrível que pareça eu percebi que eram brasileiros. Daí eu perguntei de onde eles eram e eles me disseram que eram de São Paulo, mas não propriamente da cidade, mas de uma cidade do interior chamada Marília. Eu fiquei feliz porque morei ali por 4 anos. E eles participam das Equipes de Nossa Senhora, grupo do qual eu fiz parte, mas acompanhava a equipe de surdos e não a equipe dele. À noite com uma turma de frades e de amigos da paróquia fui à pizzaria. Foi uma experiência muito bonita e fraterna, cheia de alegria e descontração. As pizzas eram em formas de coisas e animais. Eu comi a pizza pavão. Uma delícia! Na segunda-feira recebi a visita destes recém conhecidos brasileiros e pude apresentar o Claustro da onde eu moro, que é um lugar maravilhoso.
No dia 27 de abril aproveitei para visitar a escola de italiano onde eu estudei por 2 meses. Foi muito bom rever os professores e alguns alunos que continuam o curso. Depois um amigo, que tem uma namorada que faz o curso de italiano, acompanhou-me por alguns pontos de Nápoles que eu ainda não conhecia. Aproveitei para conhecer um pouco mais desta cidade maravilhosa.
No domingo, dia 29 de abril, o ministro provincial e o guardião me convidaram para participar de uma missa na cidade de Liveri, onde eles celebravam a festa da “Madonna a Parete”. A cidade toda pára para festejar a Santa e depois fazem a procissão com a imagem da mesma em praticamente todas as ruas da cidade, e as pessoas esperam nas portas das casas e as mulheres e crianças jogam pétalas de rosas para Nossa Senhora. Foi uma sensação sem igual. Neste mesmo dia fomos à Paróquia de Santa Luzia depois da cidade de Cassino, cidade de São Bento, para celebrarmos os 50 anos de sacerdócio de um frade que se chama “Fr. Bruno”. Depois ficamos para um delicioso jantar em um restaurante dos amigos deste frei.
No decorrer da semana me ocupei com o ensaio do coro para a festa de São Genaro, na qual se celebra na nossa Igreja e o seu sangue milagrosamente se liquefaz. Neste dia colocarei todos vocês meus amigos e irmãos em minhas orações aos pés de São Genaro.
Desejo a todos uma abençoada semana cheia de alegria e de Jesus no coração.

Frei Bruno Alexandre Scapolan, ofm.


--
Acesse o Blog do Serviço de Animação Vocacional (SAVOC)
www.vocacaofranciscana.blogspot.com
"Senhor, que queres que eu faça?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário