quarta-feira, 16 de novembro de 2011

JUFRA ENTREVISTA

Nesta semana apresentamos a entrevista concedida por frei Alvaci, OFM, jovem religioso e sacerdote da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Abaixo, você confere um pequeno perfil do entrevistado.

Me chamo frei Alvaci Mendes da Luz, sou natural de Tubarão-SC. Entrei no seminário com apenas 13 anos, onde cursei a antiga oitava série e o ensino médio. Depois, continuei os estudos próprios para me tornar um frade franciscano, tais como: postulantado, noviciado, filosofia e teologia. Fiz profissão solene dos votos religiosos no dia 04 de agosto de 2007 e me ordenei sacerdote no dia 01 de maio de 2010. Alegro-me em poder partilhar com vocês um pouco da minha experiência de vida e de formação religiosa.

Blog Frei Leão - No último capítulo da Província da Imaculada Conceição do Brasil, você foi designado para trabalhar no "Pró-Vocações e Missões Franciscanas". Em que consiste esse trabalho? Nos últimos dias temos publicado caricaturas de frei Reynaldo Ungaretti que também fez parte do PVF. Que trabalhos você destaca por parte de seus antecessores?

Trabalhar no Pró-Vocações tem sido para mim uma experiência de crescimento pessoal e franciscano, primeiramente porque viajando por esta grande Província Franciscana, que abrange cinco estados do Brasil, posso conhecer muitas pessoas que nos ajudam e que são apaixonadas pelo carisma franciscano; em segundo lugar porque em todos estes momentos nós falamos de Francisco e Clara de Assis, que são nossos modelos de vida e inspiradores. O PVF nasceu com dois objetivos claros: divulgar o carisma franciscano e ajudar as vocações. É este trabalho bonito que temos feito.Frei Reynaldo foi um dos pioneiros na caminhada em prol das vocações franciscanas.

Blog Frei Leão - Como se encontra o trabalho com as vocações hoje em dia? Quais as facilidades e dificuldades de trabalhá-las? Até que ponto o avanço tecnológico da mídia ajuda e/ou atrapalha esse trabalho?

frei Alvaci - Todos falam em dificuldades no campo vocacional hoje em dia. De fato, os números não são lá tão grandes assim, os seminários não estão mais lotados, contudo, as vocações existem, os jovens nos procuram e querem se dedicar a vida religiosa.
Os questionamentos que poderíamos fazer são diversos, destaco apenas a forma como trabalhamos com estes jovens ou o que nós mostramos para eles de diferente, de encantador na vida religiosa. Se somos apaixonados pela causa, contagiamos os outros.
A mídia, principalmente a internet, tem nos ajudado bastante no “semear” na grande messe do Senhor em nossos dias. Muitos questionamentos, perguntas, dúvidas vocacionais nos chegam através da rede mundial de computadores. Creio que nessas novas mídias estejam os “novos areópagos” dos quais nos falava São Paulo.
Aproveitando a oportunidade, caso queira nos conhecer melhor, convido a acessar: www.pvf.com.br

Blog Frei Leão - Missão! Nunca se falou tanto de missão na Igreja. Por que ser missionário(a) hoje? Como é realizado o trabalho missionário da Província com a ajuda do PVF?

frei Alvaci - Desde a década de noventa, nós frades da Província da Imaculada Conceição, estamos presente em terras angolanas. Aliás, desde muito tempo, é forte dentro da espiritualidade franciscana o apelo missionário.
Todos somos chamados a missionariedade, afinal de contas, a primeira evangelização só ocorreu porque os primeiros cristãos eram grande missionários, amantes do Reino e de sua causa.
O PVF convida os homens e mulheres de fé, a ajudarem os missionários, partilharem com eles um pouco do que tem e são. Enfim, ser missionário além dos horizontes que nos cercam.

Blog Frei Leão - Você é um frade jovem, mas que, com certeza já vivenciou momentos marcantes em sua caminhada. Você poderia destacar alguns?

frei Alvaci - Acredito que para todo religioso, os momentos mais fortes que vivenciamos dentro da caminhada são: a profissão definitiva dos votos de pobreza, castidade e obediência e,
para que aqueles que se sentem chamados ao sacerdócio, a ordenação presbiteral. Estes são dois momentos fortes.
Contudo, a experiência de vida mais marcante que tenho tido, e esta se dá todos os dias, é o contato com as pessoas. Delas aprendemos sempre mais: ao ouvir um benfeitor, um paroquiano, um amigo, partilhar de suas histórias, conhecer suas alegrias e tristezas. Creio que não existam experiências mais marcantes do que estas. Afinal de contas, nossa vida se dá e se faz através das pequenas coisas, dos pequenos encontros, das mais simples palavras e é aí que nos crescemos.

Blog Frei Leão - Tente responder essa questão da forma mais natural o possível: qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando pensa em JUFRA?

frei Alvaci - Quando penso em JUFRA, logo me vem à mente duas palavras: energia e força! Gostaria de explicá-las.
Não precisamos de muitas palavras para dizer que, dentro dos jovens mora uma energia renovadora sem igual, foram dois jovens de Assis que nos mostraram um caminho novo. Eles estavam tão cheios de Deus que aquela energia do coração transbordou para o mundo. A juventude é isso, é essa energia.
E força porque, fortes são aqueles que abraçam um ideal e fazem dele a sua causa de vida.
Acredito muito na JUFRA e no sonho que ela espalha pelo mundo. Todos nós juntos, semeamos a beleza deste carisma encantador de Clara e Francisco de Assis. Estes jovens somam conosco, energia e força, na busca de um mundo melhor, mais humano, fraterno e franciscano.

Blog Frei Leão - Você é o assistente espiritual da fraternidade JUFRA das Chagas. Como você enxerga esse trabalho? Qual a sensação de 'assistir' a irmãos que tem praticamente o mesmo tempo de caminhada na família franciscana, e em alguns casos, que já são até professos?

frei Alvaci - Ser assistente espiritual de uma fraternidade da Juventude Franciscana, mais particularmente da Fraternidade das Chagas, é um privilégio para mim. Vejo nestes irmãos uma vontade de crescer, de buscar juntos, de se empenhar. Apesar de todos os seus compromissos de jovens, lutas do dia a dia, eles estão aqui: se reúnem, conversam, partilham idéias,compartilham sonhos, enfim, são jovens dispostos a viver o franciscanismo no meio dos seus, no cotidiano de suas vidas.
Tenho aprendido muito com eles e tenho me colocado também a disposição, no que tenho e sou para ajudá-los a crescer. Devemos apostar muito na JUFRA e no potencial jovem que ela tem para oferecer, à nossa Igreja e a Ordem Franciscana.

Blog Frei Leão - Perguntas curtinhas (Elencamos alguns sentimentos/sensações e o entrevistado destaca um momento de sua vida).

a)Alegria: Minha ordenação sacerdotal em minha cidade natal;
b)Tristeza: A desigualdade que existe no mundo;
c)Emoção: O abraço de meus pais;
d)Espanto: Porque tantos têm muito e muitos têm tão pouco;
e)Solidão: Caminhar no meio de uma multidão e “ver” poucas pessoas!
f)Esperança:
De que de fato, um dia, o Reino de Deus aconteça entre nós!
g)Desilusão:
?
h)Amor:
Deus é amor!
i)Fraternidade:
Aquela ensinada e vivida pelos jovens Francisco e Clara de Assis!

Blog Frei Leão - Por fim, qual sua mensagem aos jovens?

frei Alvaci -
Termino com a frase do próprio Cristo, ao jovem que, na busca do Reino de Deus, no encontro com Ele, recebeu do mestre este conselho:
“Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu.” (MT 19,21)
Fica para cada um a reflexão sobre esta frase do mestre.
Paz e Bem meus queridos e que São Francisco e Santa Clara abençoem a cada um.

Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM
Pró-Vocações e Missões Franciscanas

www.pvf.com.br
Twitter: @freialvaci
www.facebook.com/freialvaci

2 comentários:

  1. Muito boa entrevista, tanto as perguntas como as respostas..."entrevistador e entrevistado" estão de parabéns!!
    Que São Francisco seja sempre modelo de vida para todos os jovens e para o jovem Sacerdote Frei Alvaci...Deus os abençoe!
    Paz e bem!!

    ResponderExcluir