sexta-feira, 18 de novembro de 2011

"Pensamentos soltos em palavras: para que vocês possam entender o que eu também não entendo" (3)

"Irmãos que são mais que irmãos!"

Eu venho me convencendo cada dia mais que, a gente se torna um franciscano melhor a medida que encontramos bons irmãos em nossa vida. Na fraternidade cada irmão tem seu valor. Porém há irmãos que se tornam mais que irmãos, tornam-se nossos amigos também. Tenho a graça de ter amigos de credos totalmente diferentes dos meus, pessoas que amo tanto! Se me perguntarem por que, eu digo "não sei"! Acho que se eu soubesse não amaria. O meu amor por eles sobrevive de 'não saber', porque muitas vezes o que eu sei não me sustenta. Ter um 'irmão amigo' é diferente das demais amizades, porque acreditamos nas mesmas coisas, compartilhamos do mesmo carisma, seguimos uma única fé. Nada pode ser mais transformador para um irmão do que ser amado fraternalmente. Quando encontramos um irmãos assim, é como se tivéssemos um espelho na nossa frente: a gente se enxerga um pouquinho melhor do que a gente é! São Francisco, em um episódio com Frei Ângelo, diz: "Eu penso sempre que se o ladrão do calvário tivesse um pedaço de pão quando teve fome, uma túnica de lã quando teve frio, ou um 'amigo cordial' quando teve a primeira tentação, nunca teria cometido o que o levou à cruz." Um irmão amigo nos marca de um jeito que não sai, mesmo quando passa pela experiência de ter que tirá-lo, porque se afastou da fraternidade (Elisângela e Rodrigo), ou por outro motivo está em outra cidade (Raquelzinha), a gente continua vivendo a dinâmica daquilo que eles foram e são para nós. Pessoas que continuam nos orientando, mesmo quando elas não estão ao nosso lado. Porque o que esses irmãos falaram por nós, acreditaram e continuam acreditando, e fizeram, não tem como dar um valor. Não é como um  troféu, que a gente coloca em prateleiras. Colocamos é no nosso coração!
Dedico em
especial este texto, a minha irmã Raquel que tem me feito tanta falta! A irmã que é um exemplo de como ser uma franciscana secular, e  à dona Maria, que sempre me acolheu com carinho em seu 'ranchinho'. Amo vocês! Paz e bem!

Jeniffer Aline Oliveira de Souza (Jeninha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário