quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O TESTEMUNHO DE ISABEL

Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e te fiz profeta para as nações”. (Jeremias 1,5)


Isabel, - que quer dizer repleta de Deus, já nascera predestinada ao testemunho que deu. Filha dos rei da Hungria, nasce rica, e logo extremamente preocupada com os mais pobres, servindo-lhe por vezes alimento. Em sua vida recebeu missionários enviados pelo próprio Francisco para a Alemanha onde morava com seu marido, e que ali fizeram morada num convento que lhes fora doado por eles.

Neste contato foi se encantando pelo jeito daquele povo de viver o evangelho, e abraçou para si o carisma franciscano. Mas como era casada e tinha filhos, não poderia ser entre as clarissas. A consagração e o serviço apostólico de Isabel se dá na Ordem dos Irmãos Penitentes, a hoje conhecida Ordem Franciscana Secular (OFS). É no meio do século, da sua casa, da sua família, e mesmo de sua riqueza que Isabel descobre a pobreza e alcança à santidade. Por virtudes dadas pelo altíssimo, viveu ajudando em muito os pobres e também os frades que moravam por perto.

Ela não foi uma missionária que saiu pelo mundo pregando o evangelho, não foi mártir, não fez grandes pregações nas praças públicas. Praticamente não fez nada que a nossos olhos, -não os de Deus, parecesse grandioso. Mas ao olhar sua história, veremos as mudanças que fez no lugar onde vivia. É uma pessoa completamente inserida na situação em que vive, mora em um castelo, mas com roupas de mendigo; tem dinheiro, mas vive a pobreza.

É o grande testemunho que nos incomoda hoje, pela adesão ao ideal de vida. Alguém que plenamente acreditou que era possível fazer a diferença no mundo, sem ter que sair dele. Ao olhar sua vida, nos deparamos com o pouco que fazemos, e ai vemos o quanto estamos longe da santidade, por não ousar ir além. E não é além do lugar onde estamos, mas sim, além do que somos no lugar onde estamos!

Dizem que "Palavras comovem! Testemunhos arrastatam!"
De santa Isabel não conheço nenhum texto, só sua vida!
Fica a dica!

(Nestas últimas fotos quero lembrar de alguns irmãos muito ligados a esta santa. Vemos, respectivamente os irmãos da JUFRA de Santa Isabel da Hungria de Serrana, e nas duas últimas os irmãos JUFRA da Hungria presentes da JMJ 2011 em Madrid)




Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário