segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE: Padroeira da América Latina



Hoje 12 de dezembro, é festa da Igreja latino-americana, que celebra a Virgem Morena do Tepeyac. A mãe de Deus aparece ao índio Juan Diego e faz o pedido de que ali naquela colina fosse erguido uma capela para sua devoção e de seu Filho. Por duas vezes ele leva esse pedido ao bispo dom frei Juan de Zumarraga, mas somente na terceira vez é atendido. Quando então acontece o milagre das rosas. Antes de se apresentar ao bispo, a Virgem havia aparecido ao índio e colocado em seu manto várias rosas, fechou-o e ordenou-lhe que só abrisse na presença do bispo. Depois de uma longa espera, quando o bispo o resolve atender, Juan Diego desenrola o manto e lá aparece estampada a imagem da Virgem Maria. O nome "Guadalupe" foi revelado a um tio de Juan Diego que estava doente e fora curado por ela, e dela ouviu o pedido que queria ser chamada como Virgem de Guadalupe. O nome tinha muito a ver com o que logo aconteceria no México.
Os índios cultuavam um deus, chamado "serpente de pedra", e para o qual ofereciam sacrifícios humanos de milhares e milhares de pessoas, depois da aparição da Virgem Maria, há uma conversão em massa no México ao cristianismo, e com isso não se ofereciam mais sacrifícios a esse deus. Daí entender o nome que a Virgem havia pedido, Guadalupe significa "aquela que esmaga a cabeça da serpente".

Ao longo desta semana vamos estudar e conhecer a história da Virgem de Guadalupe, como é a fé a Virgem no México, e estudos científicos que giram em torno de sua aparição e aos quais a ciência não consegue explicar.
Como um manto feito para durar no máximo 5 anos completa quase 500 anos intacto?
O que são as imagens nos olhos da Virgem?
O que são tantos símbolos na estampa da Virgem de Guadalupe?
O que a ciência não explica? Qual tinta foi usada para 'pintar' a imagem da Virgem?

Acompanhe!

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário