quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE: Vários símbolos

E quanto mais olhamos para a aparição da Virgem Maria no México, mais coisas inexplicáveis aos olhos humanos, nós encontramos naquele simples manto.
A data da aparição da Virgem é 12 de dezembro de 1531, dia do solstício de inverno, e o céu estrelado daquela terça-feira fora preservado de forma espetacular. Com precisão impecável, o manto da Virgem de Guadalupe trás estampado em si, as estrelas mais brilhantes daquela noite.
Esta foto é uma imagem das estrelas mais visíveis na madrugada de 12 de dezembro de 1531, no local onde a Virgem apareceu.


E esta é uma imagem onde está sobreposto o céu daquela noite, sobre o manto da Virgem.

Algumas constelações não aparecem estampadas, mas quando alinhadas, as que aparecem se colocam em lugares específicos, como a Coroa Boreal que está na cabeça da Virgem e a constelação de Leão que está no ventre da Virgem.

Os índios usavam muito os símbolos e sinais para se comunicarem, e a aparição da Virgem de Guadalupe traz em si vários sinais, que pertenciam ao vasto campo dos símbolos indígenas. A resposta a esta aparição tão próxima a realidade dos índios, se traduz na conversão em massa ao cristianismo, por parte dos índios e do povo mexicano.


Logo abaixo das mãos da Virgem, é possível ver um laço amarrado a cintura. Era um símbolo que as mulheres grávidas usavam, demonstrando sua gravidez. Outro símbolo que aparece um pouco abaixo deste laço é uma flor com quatro pétalas, que na cultura dos índios significa "o lugar onde habita Deus". Todas as outras flores se repetem no manto da Virgem, exceto essa, colocada sobre seu ventre. Estes dois símbolos representam que aquela mulher estava grávida e em seu ventre estava Deus. Mas que Deus era esse que estava no ventre daquela mulher. A resposta também está no manto, no colarinho da Virgem aparece uma pequena cruz, símbolo do cristianismo.

A virgem também aparece pisando uma lua negra, e a lua negra representa o mal. Logo, Maria é aquela que pisa sobre o mal.

Ao redor da figura de Maria, podem ser visto raios luminosos, representando Maria como mãe da luz.

Mas algo que muito me impressiona é a simples mensagem das mãos da Virgem de Guadalupe, mas sobre a qual falarei amanhã. E deixo um desafio, e para o qual não vale procurar na internet para responder, vou acreditar em vocês, hein. Mas que mensagem pode ser vista nas mãos da Virgem de Guadalupe?
Comente sua opinião!

Amanhã teremos a resposta!

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário