E o tempo foi passando e passando e passando, e Deus continuou a chamar novos irmãos e irmãs para viverem o carisma franciscano na JUFRA, como também chamando os jufristas para avançarem para águas mais profundas. Vários destes foram chamados a vida religiosa na Ordem dos Frades Menores, na Ordem de Santa Clara, na Congregação das Pequenas Missionárias Eucarísticas, e outros ainda a vida matrimonial, constituindo família; outros ainda que por um motivo ou outro não puderam continuar na caminhada.
Hoje são outros irmãos que estão aqui, e que também com o tempo serão chamados a navegar em outros mares, mas o que de fato importa não é se o período que passamos juntos foi curto ou longo, mas a fraternidade que experimentamos nesse período.
Nesta foto acima, estão alguns dos irmãos que já passaram pela JUFRA e todos os que hoje estão caminhando na JUFRA hoje, dos que passaram faltam muitos, os quais nem me atrevo a escrever nomes porque vou esquecer.
Esta é a JUFRA de Franca, irmãos que já passaram, outros que como o pequeno Rafael e a jovem Lenita ainda podem participar. São estes os que foram chamados, estes são os irmãos que o Senhor nos deu, estes são os que se dispuseram e se dispõem a recomeçar porque até agora pouco ou nada foi feito.
Ao celebrar estes 12 anos enquanto fraternidade oficializada, somos chamados a arregaçar as mangas e retomar o evangelho, como o fez Francisco. Somos chamados a encarar o nosso meio como lugar do anúncio da alegria do evangelho, da esperança da fé em Jesus Cristo.
Ser jufrista é mais que participar meramente de uma fraternidade, ou ir a algumas reuniões, é viver realmente em fraternidade, aceitar a cada um como um irmão, um presente que nos é concedido, e sobretudo nesse espaço onde as diferenças nos fazem crescer, encarnar novamente o evangelho, redescobrir a mística da vida cristã e dar testemunho de nossa fé. Ninguém pode ser jufrista sozinho, só em fraternidade, e se hoje a fraternidade faz aniversário, isto se deve ao fato de cada um ter aceitado sua vocação.
A todos os irmãos da JUFRA de Franca, neste dia de festa, parabéns por fazerem parte dessa grande família, parabéns por um dia terem dito sim a este chamado à vocação cristã-franciscana.
Que frei Leão, o qual pudemos conhecer durante esses dias, nas belíssimas reflexões preparadas por nosso irmão Wendell, nos levem a nos aproximar do santo de Assis, e segui-lo como fez frei Leão; e amparados pelos exemplos excelsos destes dois homens, de que maneira singular seguiram ao Cristo, possamos também construir o reino da Deus, e constituir também de fato a grande fraternidade Universal.
O Senhor te abençoe e te guarde,
Mostre a ti o seu rosto e tenha misericórdia de ti.
Volte para ti o seu olhar
e te dê a paz.
(Benção a frei Leão) e hoje a nós!
Fraternalmente
Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local
Nenhum comentário:
Postar um comentário