quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

103 anos

Nesta quinta-feira completa mais um ano também a Fraternidade OFS Fonte Colombo de Franca, mas ao contrário de nós que completamos apenas 12 anos (porém maravilhosos 12 anos), a OFS completa 103 anos de presença franciscana nesta cidade. Muito antes da chegada de nossos frades franciscanos à Paróquia São Judas Tadeu, a Ordem Franciscana Secular já trabalhava em solo francano. Não com o nome e com a estrutura que se conhece hoje. Antigamente eram conhecidos como a "VOT - Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis", e mantinham no centro da cidade um asilo para idosos, onde hoje funciona o Velório São Vicente de Paulo. Quem passa por perto pode notar resquícios deste período, pois a capela do antigo asilo ainda continua de pé, dedicada a Deus e a São Francisco de Assis, ao lado do velório.

Nesta capela a Ordem se reuniu durante muito tempo para rezar e agradecer. Com o passar do tempo, os irmãos e irmãs foram envelhecendo e já não tinham mais condições de manter o asilo, que também sofrera um incêndio, então a Ordem por hora encerrou seus trabalhos em Franca, e doou todos os seus bens aos irmãos Vicentinos, para que pudessem usar e fazer o bem com eles. Dentre as doações podemos citar, todo aquele terreno que vai desde o salão Paulo VI até o atual asilo São Vicente de Paulo, e vários outros terrenos e edificações por toda a cidade. Algum tempo depois, por volta do ano de 1997, alguns irmãos e irmãs jovens da Paróquia São Judas Tadeu, por vários motivos, vão atrás destes irmãos últimos, que ainda vivos, guardavam os livros da Ordem, e ainda dentro de si o ardor que um dia também encheu Francisco e Clara de Assis e reabrem a fraternidade de Franca. No ano de 2009, quando então completaram 100 anos em Franca, para a festa comemorativa, foram feitas várias pesquisas, para se conhecer como havia sido a vida da então VOT, na cidade de Franca. Daí surgiram as várias surpresas, quando passamos por ruas e praças de vários irmãos e irmãs que foram ilustres na história da cidade, e hoje são homenageados, e que durante sua vida viveram o franciscanismo secular. Vale destacar aqui, esses falecidos, Antonio Bernardes Pinto, que fora prefeito de Franca, e também Ana Nicácio cujos trabalhos estavam muitas vezes voltado ao pacientes da Santa Casa de Misericórdia. Quem circula por Franca logo verá esta rua que leva a Zona Norte da Cidade e os moradores da Zona Oeste com certeza já passaram ou passam todos os dias pela praça Ana Nicácio, que fica no início da rua Francisco Marques, na Estação.


Outro nome que vale lembrar dos franciscanos seculares de Franca, este ainda vivo, é o nosso querido bispo emérito, dom Diógenes Silva Mattes. Este, é professo da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, cujo nome de profissão é irmão Gabriel. Bem este é um pouquinho da história da Ordem Franciscana Secular em Franca, que adormeceu VOT, e renasceu após a reforma e unificação, como OFS. Aos irmãos que hoje compõem esta linda fraternidade, nossos sinceros parabéns e desejo de felicidade e fraternidade. Juntos, OFS, OFM e JUFRA formam a grande família franciscana que habita Franca, e juntos somos convidados, sob a inspiração do Seráfico Pai São Francisco e de nossa mãe Santa Clara, sob a graça do Espírito Santo a redescobrir o evangelho e novamente recomeçar, porque como já disse o poverello de Assis, pouco ou nada fizemos.
À Fraternidade OFS Fonte Colombo, toda paz e todo bem!
Fraternalmente,

Mateus Agostini Garcia 
Secretário Fraterno Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário