domingo, 29 de janeiro de 2012

TRIBUTO A FREI LEÃO (10)

Frei Leão, nosso patrono!

Encerramos por aqui essa série especial sobre o frade que dá nome à fraternidade de JUFRA de Franca-SP. Não tenho duvidas que, pelo menos da minha parte, esse estudo mostrou que Frei Leão é muito mais do que um simples frade e que o famigerado episodio da 'Perfeita Alegria' é um entre muitos momentos da vida desse frade dignos de destaque.
Como disse ao iniciar esse trabalho, não tinha a intenção de alcançar algum nível cientifico de pesquisa, tampouco de perfeição. Prova disso são alguns pontos deixados de lado, como por exemplo a carta de São Francisco a Frei Leão, que possivelmente retomarei no momento oportuno, após me aprofundar um pouco mais nos estudos de franciscanismo.
Espero que esse empreendimento tenha servido de alguma forma ao leitor desse blog, tanto como instrumento de formação como despertar a curiosidade em torno deste e de outros personagens muitas vezes esquecidos pela 'historia oficial'.
Para mim, fica a alegria e orgulho de pertencer a uma fraternidade que toma como patrono um frade que teve experiencias tão singulares junto a Francisco de Assis.

Frei Leão, rogai por nós!

Epílogo 1

As fraternidades de OFS e JUFRA, no Brasil e no mundo, insistem por motivo mais do que justo, em invocar Francisco e Clara em grande escala como seus patronos. Eles já são nossa inspiração, intercessores e padroeiros naturais.
Por isso, e se isso valer de alguma forma, gostaria de incentivar com essas palavras, a sermos mais criativos e darmos voz a tantos homens e mulheres, que muitas das vezes nem foram canonizados oficialmente, mas deram um legitimo testemunho franciscano no mundo.
Assim como Leão, há frades como Ângelo, Rufino, Masseo, Bernardo, Junípero, Pedro, Egídio, Silvestre e tanto outros que merecem nosso carinho e atenção.
Pensemo nisso!

Epilogo 2

Essa iniciativa surgiu, como já foi dito, por uma sugestão do irmão Mateus (secretario fraterno local) ao qual eu acatei. Mas há uma outra informação que ocultei até aqui e que vale a pena revelar.
No inicio de setembro fui encarregado de falar brevemente sobre Frei Leão Na reunião de formação permanente da OFS local. Esse momento foi muito especial para mim, pois quando recebi essa incumbencia foi a ultima vez que tive contato com uma irmã muito especial para mim e que tem feito tanta falta para a fraternidade de Franca.
Lembro como ontem, ela entrando no meu antigo emprego e me entregando uma folha de papel com uma pequena descrição sobre Frei Leão. O papel já não tenho mais comigo, mas as palavras as trago no coração e imortalizadas nesse especial sobre Frei Leão.

Todas essas linhas são dedicadas a você, Raquel!
PAZ E BEM!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação

Nenhum comentário:

Postar um comentário