quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

JUFRA ENTREVISTA

O blog Frei Leão apresenta hoje a entrevista concedida pelo irmão Ricardo Meneses, jovem franciscano que segue os passos de São Francisco nas terras do Sergipe. Confira abaixo um pequeno perfil do entrevistado:

Ricardo Meneses é Subsecretário Nacional da JUFRA do Brasil para a área Nordeste "B" (Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) . Nosso irmão é membro da fraternidade Anunciadores da Paz da cidade de Aracaju/SE.

 
Blog Frei Leão - Como jufrista um dia você disse algo semelhante a: "Eu, Ricardo Meneses, desejo viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seguindo os passos de São Francisco de Assis." O que você tem feito para que essas palavras se convertam em algo palpável em sua vida? Qual o seu segredo para isso?

Ricardo - Não tenho segredo. Tento apenas viver de acordo com os preceitos desse ideal, tentando ser o mais correto possível em minhas obrigações, sem ferir o próximo sendo sempre ser o mais cordial possível. E colocando em pratica o amar primeiro, ou seja, não esperar que o outro me ame, me perdoe, venha ao meu encontro, tento ser o primeiro a pedir perdão e perdoa, a amar e buscar o outro.


Blog Frei Leão - Na sua opinião e/ou imaginação, qual é a 'cara' da Jufra da Área Nordeste B ? Quais são os desafios no desenvolvimento do seu trabalho em relação a essa área? Por que?

Ricardo - O maior desafio para mim é a constante renovação dos jufristas, tem sempre gente nova e as mais antigas não perseveram. A minha região tem cara de esperança, de fé e alegria.


Blog Frei Leão - Os franciscanos são conhecidos por seu amor e defesa da natureza em sua mais aberta e ampla definição. A região Nordeste do Brasil sempre esteve no centro de diversas questões desse gênero, como por exemplo, a transposição do rio São Francisco. Como a Jufra dessa área se coloca em relação a isso? Quais são as orientações para os jovens em relação a tais temáticas?

Ricardo - A orientação é simples lutar sempre pelos direitos a vida em todas as suas formas, queremos um mundo justo para todos, se transpor for uma solução para que se tenha uma vida melhor que assim seja, porem devemos lutar para que tal projeto não acabe com o rio e todos fiquem sem nada.

Blog Frei Leão - Há muitos franciscanos por ai, sem hábito ou profissão de vida. Dom Helder Camara foi uma dessas pessoas, sendo essencialmente franciscano.
Nesse sentido, ele nos ensina que "O segredo de ser jovem – mesmo quando os anos passam, deixando marcas no corpo – é ter uma causa a que dedicar a vida.” Qual a grande marca que a JUFRA, ou o franciscanismo, deixou em sua vida? Qual causa você pensa que ainda deve abraçar, de modo a fazer com que sua vida valha a pena?

Ricardo - O amor não é amado e que devemos buscar amar esse amor de todas as formas, nas mais simples criaturas ate as mais grandiosas. Amar eis a maior marca deixada em mim pela JUFRA. Aprendi na JUFRA que tudo depende do amor, de como amamos o mundo e tudo que nele existe e assim amar a Deus a cima de tudo. Que tudo que temos é para servir a Deus na ajuda do próximo. A causa já abracei quando disse quero ser Jufrista.

Blog Frei Leão - Recordando os sabios ensinamentos de Santa Clara em seu ano jubilar, encontramos uma certa passagem em que ela diz "Se olhares para Deus, o que tanto te preocupa vai parecer insignificante". Você já passou por algum momento como esse? (se possivel conte um pouco a respeito!)

Ricardo - Foram vários momentos, fica difícil relatar um. O que posso dizer é que Deus é tudo em minha vida, sem Ele nada sou, para nenhum lugar eu vou, nada faço. Ele é meu guia, meu tudo.

Blog Frei Leão - O hino dos 40 anos da JUFRA do Brasil diz: "Cremos que o Amor é total, universal, prático e alegre". Como é possível viver e dar um testemunho condizente em meio a uma sociedade cada vez mais egoísta, individualista e apenas virtualmente alegre?

Ricardo - Sendo cordial, vivendo a humildade. Não se deixando levar pelas atrações que o mundo oferecer. Devemos ser Jovens conscientes e não alienados, jovens que sabem o que querem e onde querem chegar.

Blog Frei Leão - Perguntas curtinhas
a) Sua cor favorita - Verde
b) Sua musica preferida – Não tenho uma musica preferida – Atualmente levo como hino para os meus dias a musica – Tudo posso de Celina Borges
c) Seu time do coração – Digo que torço pelo Corinthians
d) Seu maior sonho – São muitos
e) O que te dá medo – Não conseguir realizar meus sonhos
f)Um filme que você recomenda – 'Sempre ao seu Lado' – O filme conta a Historia de lealdade de um cachorro com o seu dono.
g) Indicação de um livro – 'O Francisco que esta em você' de Wilson João Sperandio (editora Paulus) que narra a vida de São Francisco por uma ótica diferente das tradicionais.

Blog Frei Leão - Perguntas curtinhas:
a)Alegria – A presença de Deus em minha vida
b)Tristeza – Quando um irmão se afasta do caminho de Deus
c)Emoção – Quando fiz minha profissão na OFS
d)Espanto – A falta de amor ao ideal de vida de algumas pessoas que se diziam Jufristas
e)Solidão – Na Jufra nunca me senti sozinho.
f)Esperança – Levar o mundo a salvação
g)Desilusão – Nada me recorda
h)Amor - Deus
i)Fraternidade – A Jufra do brasil

Blog Frei Leão - Por fim, qual sua mensagem à JUFRA e aos leitores deste blog?

Ricardo - Ser jufrista é viver no mundo os ensinamentos de São Francisco, que não nos deixemos levar pelo brilho do mundo, mas pelo brilho da luz de Cristo, não andemos no caminho largo que o mundo oferece, mas no estreito que leva a salvação, que não caiamos nas tentações oferecidas, mas sim nos braços acolhedor do redentor. Sejamos jufristas conscientes e não jovens alienados, que deixemos nosso comodismo de lado e busquemos entender e estudar tudo que a Igreja Católica Apostólica Roma (única fundada por Jesus Cristo, nascida no seio dos apóstolos sobre os alicerces chamados São Pedro e São Paulo) nos ensina. Por fim sejamos anunciadores da Boa nova, da Paz e do Bem de Nosso Senhor Jesus Cristo, não com palavras, mas com a vida, com os atos, pois estamos no mundo, mas dele não fazemos parte e cabe a nós salva-lo e não queiramos perder-nos no com ele.
Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário